MEASUREMENT OF THE DEGREE OF INNOVATION IN MICRO AND SMALL ENTERPRISES: A STUDY IN TEXTILE BUSINESS CHAIN-MAKING IN SERGIPE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Néto, Ana Teresa da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Teixeira, Rivanda Meira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79233
Resumo: Para tentar mitigar a taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas e elevar o nível de competitividade dessas empresas, faz-se necessária a adoção de estratégias que estimulem a inovação nessas empresas. O objetivo deste trabalho é mensurar o grau de inovação em MPE da cadeia têxtil-confecção, que participam do Projeto Agentes Locais de Inovação- ALI. A escolha desse setor se justifica porque o Estado de Sergipe tem tradição e vocação nas atividades têxteis e de confecção, pois, nos últimos anos, esse segmento apresentou uma expansão no número de estabelecimentos superior à média brasileira. Foi realizada uma survey, e a amostra foi constituída de 82 micro e pequenas empresas participantes dos APLs localizados em Tobias Barreto, Itabaianinha e Aracaju. A ferramenta utilizada para medir o grau de inovação foi baseada no instrumento Radar da Inovação, desenvolvido por Sawhney, Wolcott e Arroniz (2006) e utiliza dimensões pelas quais uma empresa pode procurar caminhos para inovar. O valor 5 é a pontuação máxima que cada empresa pode obter em cada uma das treze dimensões do instrumento. O grau de inovação médio das empresas avaliadas na amostra foi de 2,1, indicando que a inovação ainda é incipiente nesse grupo de empresas. Os melhores resultados foram obtidos nas dimensões plataforma e marca, enquanto as dimensões processos, agregação de valor, cadeia de fornecimento e organização obtiveram as menores pontuações.
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