Difusão de inovação administrativa e localização estrutural em rede de empresas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79117 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa foi descrever a relação entre a adoção de uma inovação administrativa, denominada Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços de Obras da Construção Civil (SiAC), por parte de empresas que atuam no setor de obras públicas no Distrito Federal e a localização estrutural dessas empresas na rede de relacionamentos estabelecida entre elas. O estudo é importante por examinar fatores estruturais no comportamento estratégico de organizações imersas em redes de relacionamentos. O quadro teórico de referência teve como base a teoria institucional e a análise de redes sociais. Dados primários, coletados por meio de questionários e entrevistas, indicaram os relacionamentos estabelecidos entre as empresas do setor e a percepção de dirigentes dessas empresas sobre a inovação. Dados secundários, obtidos na Secretaria de Obras do Governo do Distrito Federal, identificaram os registros históricos sobre a adesão ao novo modelo gerencial no setor. Os resultados apontam para duas conclusões principais: (1) as empresas mais centrais na rede foram as primeiras a adotarem a inovação e (2) os dirigentes das empresas pioneiras na adoção consideram a inovação mais legítima e eficiente. |
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Difusão de inovação administrativa e localização estrutural em rede de empresasDIFUSION OF ADMINISTRATIVE INNOVATION AND STRUCTURAL LOCATION IN INTERPRISE NETWORKDifusão de inovaçãoindústria da construçãoinovação administrativalocalização estruturalredes de empresas.O objetivo da pesquisa foi descrever a relação entre a adoção de uma inovação administrativa, denominada Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços de Obras da Construção Civil (SiAC), por parte de empresas que atuam no setor de obras públicas no Distrito Federal e a localização estrutural dessas empresas na rede de relacionamentos estabelecida entre elas. O estudo é importante por examinar fatores estruturais no comportamento estratégico de organizações imersas em redes de relacionamentos. O quadro teórico de referência teve como base a teoria institucional e a análise de redes sociais. Dados primários, coletados por meio de questionários e entrevistas, indicaram os relacionamentos estabelecidos entre as empresas do setor e a percepção de dirigentes dessas empresas sobre a inovação. Dados secundários, obtidos na Secretaria de Obras do Governo do Distrito Federal, identificaram os registros históricos sobre a adesão ao novo modelo gerencial no setor. Os resultados apontam para duas conclusões principais: (1) as empresas mais centrais na rede foram as primeiras a adotarem a inovação e (2) os dirigentes das empresas pioneiras na adoção consideram a inovação mais legítima e eficiente.The purpose of this study was to describe the relationship between the adoption of an administrative innovation, called System to Conformity Assessment of Business Services and Works of Construction (SiAC), by enterprises operating in the sector of public works in the Federal District and structural location of these companies in the network of relationships between them. The study is important for examining structural factors in the strategic behavior of organizations embedded in networks. The theoretical framework was based on the institutional theory and analysis of social networks. Primary data, collected through questionnaires and interviews, indicated relationships established among the companies researched and the perception of leaders of these companies upon the innovation. Secondary data, obtained from the Secretary of Works of the Government of the Federal District, allowed identifying the historical records on the accession to the new management model on the sector. The results indicate two main conclusions: (1) more central enterprises in the network were the first ones to adopt the innovation and (2) the leaders of the pioneering companies in the adoption of the innovation perceive it more legitimate and efficient.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2009-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79117INMR - Innovation & Management Review; v. 5 n. 3 (2008); 5-192515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79117/83189Gomes, Adalmir de OliveiraGuimarães, Tomas de Aquinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T17:15:14Zoai:revistas.usp.br:article/79117Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-20T17:15:14Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
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