O processo de spin-off acadêmico: estudo de casos múltiplos de empresas incubadas da ufs
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79249 |
Resumo: | Ao processo de criação de empresas a partir do conhecimento gerado em universidades com a participação de pessoas envolvidas em pesquisas desenvolvidas em seus interiores é dado o nome de spin-off acadêmico (PIRNAY, 2003). O objetivo geral do presente estudo é descrever o processo de spin-off acadêmico na Universidade Federal de Sergipe (UFS) com base em adaptação do modelo Ndonzuau, Pirnay e Surlemont (2000). A estratégia de pesquisa escolhida foi de casos múltiplos realizada com três spin-offs incubados no Centro de Incubadoras de Sergipe (Cise) que são consideradas spin-offs da UFS. Observou-se que a criação de spin-offs da UFS segue as etapas e enfrenta dificuldades semelhantes às descritas por Ndonzuau, Pirnay e Surlemont (2000), Costa e Torkomian (2008) e Gans e Stern (2003), como a gestão do empreendimento em consonância com o ambiente externo e com as mudanças que nele ocorrem; a falta de confiança dos futuros clientes na pouca experiência dos empreendedores; o desconhecimento dos produtos ofertados pelo mercado consumidor; a escassez de recursos para investimento nos spin-offs. Foi observado que, apesar do domínio técnico, os empreendedores necessitam desenvolver competências relacionadas à gestão do negócio em prol de seu desenvolvimento e consolidação |
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O processo de spin-off acadêmico: estudo de casos múltiplos de empresas incubadas da ufsTHE PROCESS OF ACADEMIC SPIN-OFF: STUDY OF MULTIPLE CASES OF INCUBATED COMPANIES OF UFS DOI:10.5773/rai.v1i1.955Spin-off AcadêmicoCriação de NegóciosIncubadorasUniversidadeAcademic Spin-offBusiness CreationIncubatorsUniversity.Ao processo de criação de empresas a partir do conhecimento gerado em universidades com a participação de pessoas envolvidas em pesquisas desenvolvidas em seus interiores é dado o nome de spin-off acadêmico (PIRNAY, 2003). O objetivo geral do presente estudo é descrever o processo de spin-off acadêmico na Universidade Federal de Sergipe (UFS) com base em adaptação do modelo Ndonzuau, Pirnay e Surlemont (2000). A estratégia de pesquisa escolhida foi de casos múltiplos realizada com três spin-offs incubados no Centro de Incubadoras de Sergipe (Cise) que são consideradas spin-offs da UFS. Observou-se que a criação de spin-offs da UFS segue as etapas e enfrenta dificuldades semelhantes às descritas por Ndonzuau, Pirnay e Surlemont (2000), Costa e Torkomian (2008) e Gans e Stern (2003), como a gestão do empreendimento em consonância com o ambiente externo e com as mudanças que nele ocorrem; a falta de confiança dos futuros clientes na pouca experiência dos empreendedores; o desconhecimento dos produtos ofertados pelo mercado consumidor; a escassez de recursos para investimento nos spin-offs. Foi observado que, apesar do domínio técnico, os empreendedores necessitam desenvolver competências relacionadas à gestão do negócio em prol de seu desenvolvimento e consolidaçãoAcademic spin-off is the process of creation of companies from knowledge generated through research in universities developed in its interiors is (PIRNAY, 2003). The objective of the study is to describe the process of academic spin-off in Federal University of Sergipe (UFS) based on the model adaptated from Ndonzuau, Pirnay and Surlemont (2000). The research strategy chosen was of multiple cases carried out with three spin-offs incubated in the Incubator Center of Sergipe (Cise) that are considered spin-offs from UFS. It was observed that the creation of spin-offs in UFS follows the stages and face similar difficulties to the described by Ndonzuau, Pirnay and Surlemont (2000), Costa and Torkomian (2008) and Gans and Stern (2003) such as the management of the business related to external environment and changes, the lack of confidence of the future costumers in entrepreneurs with little experience; the lack of knowledge of products offered by the market; the lack of financial resources for investments in spin-offs. It can be reported that despite the technical domain, entrepreneurs need to develop management abilities to allow the development and consolidation of their business.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2012-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79249INMR - Innovation & Management Review; v. 9 n. 1 (2012); 31-502515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79249/83320Santos, Danielle Andrade dosTeixeira, Rivanda Meirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-16T17:39:05Zoai:revistas.usp.br:article/79249Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-16T17:39:05Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
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