CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA E A INTEGRAÇÃO DE ATRIBUTOS VERDES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barboza, Marina Nascimento Lemos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Arruda Filho, Emílio José Montero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100219
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor em relação aos produtos integrados tecnológicos com a inserção de atributos verdes, como por exemplo, smartphones com carregador solar. Com isto, foi realizado um estudo baseado na literatura de comportamento do consumidor, produtos verdes, ideologia verde, convergência tecnológica e preferência de uso por produtos tecnológicos. Para o desenvolvimento da pesquisa foi proposta uma análise netnográfica como opção metodológica, a qual consiste da extração de informações de blogs/fóruns de discussões, realizando uma análise de conteúdo para as discussões coletadas, de forma a codificar e categorização os grupos participantes deste argumento. Desenvolvida esta categorização e distinção dos segmentos de consumidores para o objeto tecnológico com inserção de atributos verdes, foram apresentados os resultados através de manchetes (headlines) que designariam os grupos de usuários. Dado este ambiente de pesquisa, o estudo observa e interpreta o ponto de vista do consumidor tecnológico, avaliando se a difusão dos produtos verdes (consumo sustentável ou com valores/atributos ecológicos) inseriu-se no contexto da sociedade atual, e se a discussão das redes sociais, apresentou consigo a inovação da consciência ecológica (verde), além da percepção de inovação tecnológica com a inserção do verde.
id USP-40_a346e7aa2ba5fff0f4072b007403e332
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/100219
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação
repository_id_str
spelling CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA E A INTEGRAÇÃO DE ATRIBUTOS VERDESTECHNOLOGICAL CONVERGENCE AND INTEGRATION OF GREEN ATTRIBUTESKey WordsConsumer BehaviorTechnological InnovationGreen IdeologyConvergent Products.Comportamento do consumidorInovação TecnológicaIdeologia VerdeProdutos Convergentes.O presente artigo tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor em relação aos produtos integrados tecnológicos com a inserção de atributos verdes, como por exemplo, smartphones com carregador solar. Com isto, foi realizado um estudo baseado na literatura de comportamento do consumidor, produtos verdes, ideologia verde, convergência tecnológica e preferência de uso por produtos tecnológicos. Para o desenvolvimento da pesquisa foi proposta uma análise netnográfica como opção metodológica, a qual consiste da extração de informações de blogs/fóruns de discussões, realizando uma análise de conteúdo para as discussões coletadas, de forma a codificar e categorização os grupos participantes deste argumento. Desenvolvida esta categorização e distinção dos segmentos de consumidores para o objeto tecnológico com inserção de atributos verdes, foram apresentados os resultados através de manchetes (headlines) que designariam os grupos de usuários. Dado este ambiente de pesquisa, o estudo observa e interpreta o ponto de vista do consumidor tecnológico, avaliando se a difusão dos produtos verdes (consumo sustentável ou com valores/atributos ecológicos) inseriu-se no contexto da sociedade atual, e se a discussão das redes sociais, apresentou consigo a inovação da consciência ecológica (verde), além da percepção de inovação tecnológica com a inserção do verde.The following article has, as the main objective, the analysis of consumer behavior in relation to the technological bundle products, with the insertion of green integrations, as example, smartphones with solar charger. Thus, a study was conducted, based on the literature of consumer’s behavior, green products, green ideology, technology convergence and the use preference for technological products. In order to develop the research, a netnographic analysis was proposed as a methodological option, which consists in the extraction of information from blogs/forums, doing the analysis of the content from the collected discussions, in order to codify and categorize the participating groups of this argument.  Once this categorization and the distinction of consumer segments for the technological object, with the insertion of green attributes, are developed, the results were presented through that designated the users groups. Given this research environment, the study observes and interprets the point of view of the technological consumer, evaluating if the diffusion of green products (sustainable consumption or with ecological values/attributes) was inserted in the context of the consumer society, and if the discussion in social networks presented the innovation of ecologic consciousness (Green), in addition to the perception of technological innovation with the insertion of green.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2014-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100219INMR - Innovation & Management Review; v. 11 n. 3 (2014); 150-1752515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100219/98881Barboza, Marina Nascimento LemosArruda Filho, Emílio José Monteroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-10T19:45:50Zoai:revistas.usp.br:article/100219Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-10T19:45:50Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA E A INTEGRAÇÃO DE ATRIBUTOS VERDES
TECHNOLOGICAL CONVERGENCE AND INTEGRATION OF GREEN ATTRIBUTES
title CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA E A INTEGRAÇÃO DE ATRIBUTOS VERDES
spellingShingle CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA E A INTEGRAÇÃO DE ATRIBUTOS VERDES
Barboza, Marina Nascimento Lemos
Key Words
Consumer Behavior
Technological Innovation
Green Ideology
Convergent Products.
Comportamento do consumidor
Inovação Tecnológica
Ideologia Verde
Produtos Convergentes.
title_short CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA E A INTEGRAÇÃO DE ATRIBUTOS VERDES
title_full CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA E A INTEGRAÇÃO DE ATRIBUTOS VERDES
title_fullStr CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA E A INTEGRAÇÃO DE ATRIBUTOS VERDES
title_full_unstemmed CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA E A INTEGRAÇÃO DE ATRIBUTOS VERDES
title_sort CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA E A INTEGRAÇÃO DE ATRIBUTOS VERDES
author Barboza, Marina Nascimento Lemos
author_facet Barboza, Marina Nascimento Lemos
Arruda Filho, Emílio José Montero
author_role author
author2 Arruda Filho, Emílio José Montero
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barboza, Marina Nascimento Lemos
Arruda Filho, Emílio José Montero
dc.subject.por.fl_str_mv Key Words
Consumer Behavior
Technological Innovation
Green Ideology
Convergent Products.
Comportamento do consumidor
Inovação Tecnológica
Ideologia Verde
Produtos Convergentes.
topic Key Words
Consumer Behavior
Technological Innovation
Green Ideology
Convergent Products.
Comportamento do consumidor
Inovação Tecnológica
Ideologia Verde
Produtos Convergentes.
description O presente artigo tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor em relação aos produtos integrados tecnológicos com a inserção de atributos verdes, como por exemplo, smartphones com carregador solar. Com isto, foi realizado um estudo baseado na literatura de comportamento do consumidor, produtos verdes, ideologia verde, convergência tecnológica e preferência de uso por produtos tecnológicos. Para o desenvolvimento da pesquisa foi proposta uma análise netnográfica como opção metodológica, a qual consiste da extração de informações de blogs/fóruns de discussões, realizando uma análise de conteúdo para as discussões coletadas, de forma a codificar e categorização os grupos participantes deste argumento. Desenvolvida esta categorização e distinção dos segmentos de consumidores para o objeto tecnológico com inserção de atributos verdes, foram apresentados os resultados através de manchetes (headlines) que designariam os grupos de usuários. Dado este ambiente de pesquisa, o estudo observa e interpreta o ponto de vista do consumidor tecnológico, avaliando se a difusão dos produtos verdes (consumo sustentável ou com valores/atributos ecológicos) inseriu-se no contexto da sociedade atual, e se a discussão das redes sociais, apresentou consigo a inovação da consciência ecológica (verde), além da percepção de inovação tecnológica com a inserção do verde.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100219
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100219/98881
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 11 n. 3 (2014); 150-175
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1800221936135962624