A influência do drawback nas atividades logisticas em empresas de bens de capital mecânico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79290 |
Resumo: | Esta pesquisa, de natureza descritiva, teve por objetivo entender como os gestores administravam o regime aduaneiro do drawback. Para tanto, comparou-se o desempenho das atividades logísticas entre Micros e Pequenas Empresas (MPEs) e Médias e Grandes Empresas (MGEs) do setor de bens de capital mecânico. Fundamentada na gestão da logística integrada, utilizou-se de questionários semi-estruturados para coletar dados junto a uma amostra composta de 73 empresas. Tratadas pela estatística descritiva e técnicas não paramétricas de Mann-Whitney, Kolmogorov-Smirnov e Qui-Quadrado (?2) revelaram que de um total de 20 variáveis analisadas, 45% delas apresentaram desempenhos logísticos diferentes sendo 15% favoráveis às (MPEs) e 30%, às (MGEs). A partir destes resultados pode-se concluir que a influência do regime aduaneiro do drawback: a) nas MPEs, ocorreu na etapa de suprimentos, nas importações de componentes ou de matéria prima com vistas à qualidade e custos; b) nas MGEs, ocorreram nas etapas de apoio à manufatura e exportação focadas na eficiência produtiva, desenvolvimentos de novos mercado externo e clientes e margem de contribuição compensadores. Além disso, não houve evidência de que as competências adquiridas pela utilização do drawback, fossem canalizadas para a modernização das instalações fabris, melhoria dos coeficientes técnicos de agregação de matérias primas ao produto ou capacitação administrativa com a finalidade de melhorar o posicionamento competitivo no mercado interno. |
id |
USP-40_a455094334e1d85aebfcbc6200e25ba2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/79290 |
network_acronym_str |
USP-40 |
network_name_str |
Revista de Administração e Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
A influência do drawback nas atividades logisticas em empresas de bens de capital mecânicoTHE INFLUENCE OF SPECIAL DRAWBACK SYSTEM ON LOGISTIC ACTIVITIES IN MECHANICAL CAPITAL GOODS COMPANIESIntegrated LogisticMicro and Small Sized EnterprisesMedium and Large Sized EnterprisesLogistic PerformanceSpecial Drawback System.Logística integradaMicros e Pequenas EmpresasMédias e Grandes EmpresasDesempenho logísticoRegime aduaneiro do drawbackEsta pesquisa, de natureza descritiva, teve por objetivo entender como os gestores administravam o regime aduaneiro do drawback. Para tanto, comparou-se o desempenho das atividades logísticas entre Micros e Pequenas Empresas (MPEs) e Médias e Grandes Empresas (MGEs) do setor de bens de capital mecânico. Fundamentada na gestão da logística integrada, utilizou-se de questionários semi-estruturados para coletar dados junto a uma amostra composta de 73 empresas. Tratadas pela estatística descritiva e técnicas não paramétricas de Mann-Whitney, Kolmogorov-Smirnov e Qui-Quadrado (?2) revelaram que de um total de 20 variáveis analisadas, 45% delas apresentaram desempenhos logísticos diferentes sendo 15% favoráveis às (MPEs) e 30%, às (MGEs). A partir destes resultados pode-se concluir que a influência do regime aduaneiro do drawback: a) nas MPEs, ocorreu na etapa de suprimentos, nas importações de componentes ou de matéria prima com vistas à qualidade e custos; b) nas MGEs, ocorreram nas etapas de apoio à manufatura e exportação focadas na eficiência produtiva, desenvolvimentos de novos mercado externo e clientes e margem de contribuição compensadores. Além disso, não houve evidência de que as competências adquiridas pela utilização do drawback, fossem canalizadas para a modernização das instalações fabris, melhoria dos coeficientes técnicos de agregação de matérias primas ao produto ou capacitação administrativa com a finalidade de melhorar o posicionamento competitivo no mercado interno.This research, of descriptive nature, aimed to know how the drawback system was managed. For this, the performance of logistics activities between Micro and Small Sized Enterprises (MSEs) and Medium and Large Sized Enterprises (MLEs) of the mechanic capital goods sector was compared. Based on integrated logistics management, it utilized of semi-structured questionnaires to collect data in a sample of 73 companies. The data, treated by the descriptive statistical and nonparametric techniques of Mann-Whitney, Kolmogorov-Smirnov and Chi-Square (2), showed that of the total of 20 variables, 45% had different logistics performance, being 15% favorable to (MSEs) and 30% favorable to (MLES). From these results, it can be concluded that the influence of the drawback system: a) in the MSEs, it occurred in the stage of supply of imported components or raw materials in the scope of quality and costs, b) in the MLEs it occurred in the stage of support and exportation manufacturing focusing in production efficiency, the development of new foreign markets and clients, finally, the compensating contribution margin. Moreover, there were no evidences that the competences and skills acquired by the usage of drawback system were diffused to the modernization of manufacturing facilities, improvement of technical coefficients of raw materials aggregation to the product or administrative capacity in order to improve the competitive positioning in the internal market.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2012-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79290INMR - Innovation & Management Review; v. 9 n. 4 (2012); 68-952515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79290/83361Moori, Roberto GiroKonda, Sussumo TatenautiFarias, Odair Oliva deMoori, Tatiana Mayumiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-16T13:31:10Zoai:revistas.usp.br:article/79290Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-16T13:31:10Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência do drawback nas atividades logisticas em empresas de bens de capital mecânico THE INFLUENCE OF SPECIAL DRAWBACK SYSTEM ON LOGISTIC ACTIVITIES IN MECHANICAL CAPITAL GOODS COMPANIES |
title |
A influência do drawback nas atividades logisticas em empresas de bens de capital mecânico |
spellingShingle |
A influência do drawback nas atividades logisticas em empresas de bens de capital mecânico Moori, Roberto Giro Integrated Logistic Micro and Small Sized Enterprises Medium and Large Sized Enterprises Logistic Performance Special Drawback System. Logística integrada Micros e Pequenas Empresas Médias e Grandes Empresas Desempenho logístico Regime aduaneiro do drawback |
title_short |
A influência do drawback nas atividades logisticas em empresas de bens de capital mecânico |
title_full |
A influência do drawback nas atividades logisticas em empresas de bens de capital mecânico |
title_fullStr |
A influência do drawback nas atividades logisticas em empresas de bens de capital mecânico |
title_full_unstemmed |
A influência do drawback nas atividades logisticas em empresas de bens de capital mecânico |
title_sort |
A influência do drawback nas atividades logisticas em empresas de bens de capital mecânico |
author |
Moori, Roberto Giro |
author_facet |
Moori, Roberto Giro Konda, Sussumo Tatenauti Farias, Odair Oliva de Moori, Tatiana Mayumi |
author_role |
author |
author2 |
Konda, Sussumo Tatenauti Farias, Odair Oliva de Moori, Tatiana Mayumi |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moori, Roberto Giro Konda, Sussumo Tatenauti Farias, Odair Oliva de Moori, Tatiana Mayumi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Integrated Logistic Micro and Small Sized Enterprises Medium and Large Sized Enterprises Logistic Performance Special Drawback System. Logística integrada Micros e Pequenas Empresas Médias e Grandes Empresas Desempenho logístico Regime aduaneiro do drawback |
topic |
Integrated Logistic Micro and Small Sized Enterprises Medium and Large Sized Enterprises Logistic Performance Special Drawback System. Logística integrada Micros e Pequenas Empresas Médias e Grandes Empresas Desempenho logístico Regime aduaneiro do drawback |
description |
Esta pesquisa, de natureza descritiva, teve por objetivo entender como os gestores administravam o regime aduaneiro do drawback. Para tanto, comparou-se o desempenho das atividades logísticas entre Micros e Pequenas Empresas (MPEs) e Médias e Grandes Empresas (MGEs) do setor de bens de capital mecânico. Fundamentada na gestão da logística integrada, utilizou-se de questionários semi-estruturados para coletar dados junto a uma amostra composta de 73 empresas. Tratadas pela estatística descritiva e técnicas não paramétricas de Mann-Whitney, Kolmogorov-Smirnov e Qui-Quadrado (?2) revelaram que de um total de 20 variáveis analisadas, 45% delas apresentaram desempenhos logísticos diferentes sendo 15% favoráveis às (MPEs) e 30%, às (MGEs). A partir destes resultados pode-se concluir que a influência do regime aduaneiro do drawback: a) nas MPEs, ocorreu na etapa de suprimentos, nas importações de componentes ou de matéria prima com vistas à qualidade e custos; b) nas MGEs, ocorreram nas etapas de apoio à manufatura e exportação focadas na eficiência produtiva, desenvolvimentos de novos mercado externo e clientes e margem de contribuição compensadores. Além disso, não houve evidência de que as competências adquiridas pela utilização do drawback, fossem canalizadas para a modernização das instalações fabris, melhoria dos coeficientes técnicos de agregação de matérias primas ao produto ou capacitação administrativa com a finalidade de melhorar o posicionamento competitivo no mercado interno. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79290 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79290/83361 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
INMR - Innovation & Management Review; v. 9 n. 4 (2012); 68-95 2515-8961 reponame:Revista de Administração e Inovação instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Administração e Inovação |
collection |
Revista de Administração e Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org |
_version_ |
1800221935621111808 |