A influência do drawback nas atividades logisticas em empresas de bens de capital mecânico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moori, Roberto Giro
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Konda, Sussumo Tatenauti, Farias, Odair Oliva de, Moori, Tatiana Mayumi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79290
Resumo: Esta pesquisa, de natureza descritiva, teve por objetivo entender como os gestores administravam o regime aduaneiro do drawback. Para tanto, comparou-se o desempenho das atividades logísticas entre Micros e Pequenas Empresas (MPEs) e Médias e Grandes Empresas (MGEs) do setor de bens de capital mecânico. Fundamentada na gestão da logística integrada, utilizou-se de questionários semi-estruturados para coletar dados junto a uma amostra composta de 73 empresas. Tratadas pela estatística descritiva e técnicas não paramétricas de Mann-Whitney, Kolmogorov-Smirnov e Qui-Quadrado (?2) revelaram que de um total de 20 variáveis analisadas, 45% delas apresentaram desempenhos logísticos diferentes sendo 15% favoráveis às (MPEs) e 30%, às (MGEs). A partir destes resultados pode-se concluir que a influência do regime aduaneiro do drawback: a) nas MPEs, ocorreu na etapa de suprimentos, nas importações de componentes ou de matéria prima com vistas à qualidade e custos; b) nas MGEs, ocorreram nas etapas de apoio à manufatura e exportação focadas na eficiência produtiva, desenvolvimentos de novos mercado externo e clientes e margem de contribuição compensadores. Além disso, não houve evidência de que as competências adquiridas pela utilização do drawback, fossem canalizadas para a modernização das instalações fabris, melhoria dos coeficientes técnicos de agregação de matérias primas ao produto ou capacitação administrativa com a finalidade de melhorar o posicionamento competitivo no mercado interno.
id USP-40_a455094334e1d85aebfcbc6200e25ba2
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79290
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação
repository_id_str
spelling A influência do drawback nas atividades logisticas em empresas de bens de capital mecânicoTHE INFLUENCE OF SPECIAL DRAWBACK SYSTEM ON LOGISTIC ACTIVITIES IN MECHANICAL CAPITAL GOODS COMPANIESIntegrated LogisticMicro and Small Sized EnterprisesMedium and Large Sized EnterprisesLogistic PerformanceSpecial Drawback System.Logística integradaMicros e Pequenas EmpresasMédias e Grandes EmpresasDesempenho logísticoRegime aduaneiro do drawbackEsta pesquisa, de natureza descritiva, teve por objetivo entender como os gestores administravam o regime aduaneiro do drawback. Para tanto, comparou-se o desempenho das atividades logísticas entre Micros e Pequenas Empresas (MPEs) e Médias e Grandes Empresas (MGEs) do setor de bens de capital mecânico. Fundamentada na gestão da logística integrada, utilizou-se de questionários semi-estruturados para coletar dados junto a uma amostra composta de 73 empresas. Tratadas pela estatística descritiva e técnicas não paramétricas de Mann-Whitney, Kolmogorov-Smirnov e Qui-Quadrado (?2) revelaram que de um total de 20 variáveis analisadas, 45% delas apresentaram desempenhos logísticos diferentes sendo 15% favoráveis às (MPEs) e 30%, às (MGEs). A partir destes resultados pode-se concluir que a influência do regime aduaneiro do drawback: a) nas MPEs, ocorreu na etapa de suprimentos, nas importações de componentes ou de matéria prima com vistas à qualidade e custos; b) nas MGEs, ocorreram nas etapas de apoio à manufatura e exportação focadas na eficiência produtiva, desenvolvimentos de novos mercado externo e clientes e margem de contribuição compensadores. Além disso, não houve evidência de que as competências adquiridas pela utilização do drawback, fossem canalizadas para a modernização das instalações fabris, melhoria dos coeficientes técnicos de agregação de matérias primas ao produto ou capacitação administrativa com a finalidade de melhorar o posicionamento competitivo no mercado interno.This research, of descriptive nature, aimed to know how the drawback system was managed. For this, the performance of logistics activities between Micro and Small Sized Enterprises (MSEs) and Medium and Large Sized Enterprises (MLEs) of the mechanic capital goods sector was compared. Based on integrated logistics management, it utilized of semi-structured questionnaires to collect data in a sample of 73 companies. The data, treated by the descriptive statistical and nonparametric techniques of Mann-Whitney, Kolmogorov-Smirnov and Chi-Square (2), showed that of the total of 20 variables, 45% had different logistics performance, being 15% favorable to (MSEs) and 30% favorable to (MLES). From these results, it can be concluded that the influence of the drawback system: a) in the MSEs, it occurred in the stage of supply of imported components or raw materials in the scope of quality and costs, b) in the MLEs it occurred in the stage of support and exportation manufacturing focusing in production efficiency, the development of new foreign markets and clients, finally, the compensating contribution margin. Moreover, there were no evidences that the competences and skills acquired by the usage of drawback system were diffused to the modernization of manufacturing facilities, improvement of technical coefficients of raw materials aggregation to the product or administrative capacity in order to improve the competitive positioning in the internal market.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2012-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79290INMR - Innovation & Management Review; v. 9 n. 4 (2012); 68-952515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79290/83361Moori, Roberto GiroKonda, Sussumo TatenautiFarias, Odair Oliva deMoori, Tatiana Mayumiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-16T13:31:10Zoai:revistas.usp.br:article/79290Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-16T13:31:10Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência do drawback nas atividades logisticas em empresas de bens de capital mecânico
THE INFLUENCE OF SPECIAL DRAWBACK SYSTEM ON LOGISTIC ACTIVITIES IN MECHANICAL CAPITAL GOODS COMPANIES
title A influência do drawback nas atividades logisticas em empresas de bens de capital mecânico
spellingShingle A influência do drawback nas atividades logisticas em empresas de bens de capital mecânico
Moori, Roberto Giro
Integrated Logistic
Micro and Small Sized Enterprises
Medium and Large Sized Enterprises
Logistic Performance
Special Drawback System.
Logística integrada
Micros e Pequenas Empresas
Médias e Grandes Empresas
Desempenho logístico
Regime aduaneiro do drawback
title_short A influência do drawback nas atividades logisticas em empresas de bens de capital mecânico
title_full A influência do drawback nas atividades logisticas em empresas de bens de capital mecânico
title_fullStr A influência do drawback nas atividades logisticas em empresas de bens de capital mecânico
title_full_unstemmed A influência do drawback nas atividades logisticas em empresas de bens de capital mecânico
title_sort A influência do drawback nas atividades logisticas em empresas de bens de capital mecânico
author Moori, Roberto Giro
author_facet Moori, Roberto Giro
Konda, Sussumo Tatenauti
Farias, Odair Oliva de
Moori, Tatiana Mayumi
author_role author
author2 Konda, Sussumo Tatenauti
Farias, Odair Oliva de
Moori, Tatiana Mayumi
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moori, Roberto Giro
Konda, Sussumo Tatenauti
Farias, Odair Oliva de
Moori, Tatiana Mayumi
dc.subject.por.fl_str_mv Integrated Logistic
Micro and Small Sized Enterprises
Medium and Large Sized Enterprises
Logistic Performance
Special Drawback System.
Logística integrada
Micros e Pequenas Empresas
Médias e Grandes Empresas
Desempenho logístico
Regime aduaneiro do drawback
topic Integrated Logistic
Micro and Small Sized Enterprises
Medium and Large Sized Enterprises
Logistic Performance
Special Drawback System.
Logística integrada
Micros e Pequenas Empresas
Médias e Grandes Empresas
Desempenho logístico
Regime aduaneiro do drawback
description Esta pesquisa, de natureza descritiva, teve por objetivo entender como os gestores administravam o regime aduaneiro do drawback. Para tanto, comparou-se o desempenho das atividades logísticas entre Micros e Pequenas Empresas (MPEs) e Médias e Grandes Empresas (MGEs) do setor de bens de capital mecânico. Fundamentada na gestão da logística integrada, utilizou-se de questionários semi-estruturados para coletar dados junto a uma amostra composta de 73 empresas. Tratadas pela estatística descritiva e técnicas não paramétricas de Mann-Whitney, Kolmogorov-Smirnov e Qui-Quadrado (?2) revelaram que de um total de 20 variáveis analisadas, 45% delas apresentaram desempenhos logísticos diferentes sendo 15% favoráveis às (MPEs) e 30%, às (MGEs). A partir destes resultados pode-se concluir que a influência do regime aduaneiro do drawback: a) nas MPEs, ocorreu na etapa de suprimentos, nas importações de componentes ou de matéria prima com vistas à qualidade e custos; b) nas MGEs, ocorreram nas etapas de apoio à manufatura e exportação focadas na eficiência produtiva, desenvolvimentos de novos mercado externo e clientes e margem de contribuição compensadores. Além disso, não houve evidência de que as competências adquiridas pela utilização do drawback, fossem canalizadas para a modernização das instalações fabris, melhoria dos coeficientes técnicos de agregação de matérias primas ao produto ou capacitação administrativa com a finalidade de melhorar o posicionamento competitivo no mercado interno.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79290
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79290/83361
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 9 n. 4 (2012); 68-95
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1800221935621111808