Inovação e investimentos no setor elétrico brasileiro sob a ótica de gestores de R & D
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79274 |
Resumo: | Este artigo objetiva desvelar, com o emprego do método fenomenográfico, a percepção de gestores de P&D sobre a influência da busca por inovação no gerenciamento dos investimentos de pesquisa e desenvolvimento no Setor Elétrico Brasileiro. Empreendeu-se uma pesquisa de campo, em profundidade e constatou-se que, apesar da inovação permear todo o processo de gestão de P&D no Setor Elétrico - desde a prospecção de temas, o relacionamento com os atores do Sistema e a busca por resultados -, os responsáveis pelas áreas de P&D das empresas percebem que a busca da inovação influencia a gestão de P&D de maneiras distintas, categorizadas em quatro temas. As quatro temáticas emergentes encontradas foram: estranho no ninho, descompasso entre recursos e oportunidades, abrigo dos pares e obrigação por resultados. Esses temas permitiram a formulação das seguintes proposições: a) a efetividade dos gestores de P&D na perseguição por resultados encontra-se comprometida em função da falta de alinhamento entre as expectativas da ANEEL e das empresas; b) a despeito de ser considerado o intermediário entre as necessidades da empresas e as ofertas externas, o gestor de P&D tem o seu desempenho prejudicado em função de descompasso entre as necessidades da empresa e a oferta tecnológica do meio acadêmico; c) os fóruns de discussão se configuram como ambientes onde os gestores de P&D encontram cooperação e auxílio na resolução de problemas comuns; d) a dinâmica das mudanças no ambiente de negócios provoca o isolamento da área de P&D nas instituições do setor elétrico brasileiro. |
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Inovação e investimentos no setor elétrico brasileiro sob a ótica de gestores de R & DINNOVATION AND INVESTMENT IN THE BRAZILIAN ELECTRICAL SECTOR AS VIEWED BY THE P & D MANAGERS DOI: 10.5773/rai.v9i3.533Brazilian Electric Power SectorPhenomenographical methodInnovation managementResearch and development.Setor elétrico brasileiroMétodo fenomenográficoGestão da inovaçãoPesquisa e desenvolvimento.Este artigo objetiva desvelar, com o emprego do método fenomenográfico, a percepção de gestores de P&D sobre a influência da busca por inovação no gerenciamento dos investimentos de pesquisa e desenvolvimento no Setor Elétrico Brasileiro. Empreendeu-se uma pesquisa de campo, em profundidade e constatou-se que, apesar da inovação permear todo o processo de gestão de P&D no Setor Elétrico - desde a prospecção de temas, o relacionamento com os atores do Sistema e a busca por resultados -, os responsáveis pelas áreas de P&D das empresas percebem que a busca da inovação influencia a gestão de P&D de maneiras distintas, categorizadas em quatro temas. As quatro temáticas emergentes encontradas foram: estranho no ninho, descompasso entre recursos e oportunidades, abrigo dos pares e obrigação por resultados. Esses temas permitiram a formulação das seguintes proposições: a) a efetividade dos gestores de P&D na perseguição por resultados encontra-se comprometida em função da falta de alinhamento entre as expectativas da ANEEL e das empresas; b) a despeito de ser considerado o intermediário entre as necessidades da empresas e as ofertas externas, o gestor de P&D tem o seu desempenho prejudicado em função de descompasso entre as necessidades da empresa e a oferta tecnológica do meio acadêmico; c) os fóruns de discussão se configuram como ambientes onde os gestores de P&D encontram cooperação e auxílio na resolução de problemas comuns; d) a dinâmica das mudanças no ambiente de negócios provoca o isolamento da área de P&D nas instituições do setor elétrico brasileiro.The purpose of this paper is to uncover, with the employment of the phenomenographical method, the perception of R&D managers on the influence of the quest for innovation in the management of research and development investments in the Brazilian Electric Power Sector. A field survey was carried out, and its conclusion was that innovation pervades the entire R&D process in the Electric Sector, the relationship with actors of the System, and the quest for results. The executives responsible for R&D departments realize that the quest for innovation influences R&D management in different manners and can by categorized in four subjects. The four emerging subjects found were: stranger in the nest, discrepancies between resources and opportunities, protection from peers and obligation for results. These subjects and their responses led to the formulation of the following statements: a) the effectiveness of R&D managers in the pursuit of results is compromised by the lack of alignment between ANEEL‟s and the companies‟ expectations; b) in spite of being considered the intermediate between the companies needs and the external offerings, the performance of R&D managers are impaired by the discrepancies between the company‟s needs and the technological offerings from the academic environment; c) the discussion panels are in an environment where R&D managers find cooperation and assistance in the solution of common problems; d) the dynamics of the changes in the business environment causes the isolation of the R&D department within the institutions of the Electric Power Sector.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2012-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79274INMR - Innovation & Management Review; v. 9 n. 3 (2012); 04-272515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79274/83345Pinto, Sandra Regina da RochaMaisonnave, Paulo Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-16T14:27:20Zoai:revistas.usp.br:article/79274Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-16T14:27:20Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Este artigo objetiva desvelar, com o emprego do método fenomenográfico, a percepção de gestores de P&D sobre a influência da busca por inovação no gerenciamento dos investimentos de pesquisa e desenvolvimento no Setor Elétrico Brasileiro. Empreendeu-se uma pesquisa de campo, em profundidade e constatou-se que, apesar da inovação permear todo o processo de gestão de P&D no Setor Elétrico - desde a prospecção de temas, o relacionamento com os atores do Sistema e a busca por resultados -, os responsáveis pelas áreas de P&D das empresas percebem que a busca da inovação influencia a gestão de P&D de maneiras distintas, categorizadas em quatro temas. As quatro temáticas emergentes encontradas foram: estranho no ninho, descompasso entre recursos e oportunidades, abrigo dos pares e obrigação por resultados. Esses temas permitiram a formulação das seguintes proposições: a) a efetividade dos gestores de P&D na perseguição por resultados encontra-se comprometida em função da falta de alinhamento entre as expectativas da ANEEL e das empresas; b) a despeito de ser considerado o intermediário entre as necessidades da empresas e as ofertas externas, o gestor de P&D tem o seu desempenho prejudicado em função de descompasso entre as necessidades da empresa e a oferta tecnológica do meio acadêmico; c) os fóruns de discussão se configuram como ambientes onde os gestores de P&D encontram cooperação e auxílio na resolução de problemas comuns; d) a dinâmica das mudanças no ambiente de negócios provoca o isolamento da área de P&D nas instituições do setor elétrico brasileiro. |
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