Desenvolvimento de capacidades não-tecnológicas e o papel dos processos subjacentes de aprendizagem: experiência da Petrobras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Adslea
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Figueiredo, Paulo César Negreiros de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79316
Resumo: Este artigo examina o desenvolvimento de capacidades não-tecnológicas e os processos subjacentes de aprendizagem. Este relacionamento é examinado na Petrobras (1957-2007) à base de evidências empíricas de longo prazo e de primeira mão colhidas a partir de extensivo trabalho de campo. O estudo revelou que a acumulação de capacidades não-tecnológicas jogou um papel significativo na performance inovadora da empresa em estudo. Este estudo contribui de um lado para expandir nosso entendimento sobre a natureza das capacidades não tecnológica. De outro lado, o estudo chama a atenção dos gestores para a importância dessas capacidades que, embora não sejam de natureza técnica, não deveriam ser negligenciadas nos esforços gerenciais para o aprimoramento de performance inovadora em nível empresarial.
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