UMA ANÁLISE INTRASSETORIAL E INTERSETORIAL DO GRAU DE INOVAÇÃO DE EMPRESAS DE PEQUENO PORTE DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Burgos Paredes, Breno José
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Santana, Guilherme Alves de, Neves Cunha, Thiago, de Aquino, Joás Tomaz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/101888
Resumo: O desenvolvimento da inovação nas empresas tem como alicerce o esforço da continuidade na geração de indicadores de desempenho. Entretanto, medidas e avaliações realizadas em empresas frequentemente são pautadas em objetivos e efeitos imediatistas, impossibilitando o esforço de continuidade na geração de parâmetros. Para o processo de melhoria gradual do desempenho da organização, as avaliações do grau de inovação devem ser contínuas. Diante disto, este estudo avalia o grau de inovação (GI), o grau de inovação setorial (GIS) e o característico de inovação setorial (CIS) de empresas de pequeno porte (EPPs) pertencentes aos setores de indústria, comércio e serviços do estado de Pernambuco, sob uma perspectiva de análise intrassetorial contínua e intersetorial. Para atingir este objetivo, houve aplicação do diagnóstico Radar da Inovação em 90 EPPs, em três momentos distintos. Os resultados apontaram que o setor de serviços demonstrou maior evolução do grau de inovação se comparado aos de comércio e indústria. Uma vez que o setor comércio apresentou evolução do GI em todas as dimensões, enquanto o setor industrial obteve acréscimos em apenas seis dimensões do radar. Por meio do GIS foi possível identificar que as dimensões Relacionamento, Clientes e Marca destacaram-se como indutoras de peso nos três setores analisados.
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