Mudanças tecnológicas e organizacionais: as estratégias da Brasil Telecom
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79067 |
Resumo: | A partir da abordagem de Recursos Internos e da Teoria Evolucionária, entende-se que a estratégia das firmas dá-se em função das suas capacidades organizacionais e em função da variabilidade das mudanças institucionais e tecnológicas, sendo isso determinante para o seu crescimento. Sendo assim, pretende-se analisar as estratégias da Brasil Telecom, que, ao longo do período analisado, foram influenciadas por esses fatores. A seleção da Brasil Telecom como unidade de estudo de caso foi devido a sua representatividade no setor de telecomunicações. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo, com dados primários coletados por meio de entrevista semi-estruturada com dois representantes do setor de serviços corporativos da organização estudada. Destacou-se três cenários importantes na determinação das estratégias da empresa: a) um momento de perda da segurança e estabilidade como empresa estatal devido às mudanças no quadro institucional (privatizações), juntamente com mudanças tecnológicas devido ao grande avanço do setor; b) um momento de mudança na sua gestão também em decorrência da percepção dessas mudanças institucionais; c) um momento caracterizado por uma busca pela convergência entre as tecnologias do setor, com o intuito de alcançar uma sinergia nos seus serviços. |
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Mudanças tecnológicas e organizacionais: as estratégias da Brasil TelecomTECHNOLOGICAL AND ORGANIZATIONAL CHANGES: THE BRASIL TELECOM STRATEGIESA partir da abordagem de Recursos Internos e da Teoria Evolucionária, entende-se que a estratégia das firmas dá-se em função das suas capacidades organizacionais e em função da variabilidade das mudanças institucionais e tecnológicas, sendo isso determinante para o seu crescimento. Sendo assim, pretende-se analisar as estratégias da Brasil Telecom, que, ao longo do período analisado, foram influenciadas por esses fatores. A seleção da Brasil Telecom como unidade de estudo de caso foi devido a sua representatividade no setor de telecomunicações. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo, com dados primários coletados por meio de entrevista semi-estruturada com dois representantes do setor de serviços corporativos da organização estudada. Destacou-se três cenários importantes na determinação das estratégias da empresa: a) um momento de perda da segurança e estabilidade como empresa estatal devido às mudanças no quadro institucional (privatizações), juntamente com mudanças tecnológicas devido ao grande avanço do setor; b) um momento de mudança na sua gestão também em decorrência da percepção dessas mudanças institucionais; c) um momento caracterizado por uma busca pela convergência entre as tecnologias do setor, com o intuito de alcançar uma sinergia nos seus serviços.Considering the Resource Based-View and the Evolutionary Theory, it is understood that the firm’s strategy is given in function of its organizationals capacities and in function of the variability of the institutional and technological changes, being this determinative for its growth. This way, it is intended to analyze the strategies of Brazil Telecom, which, though all the analyzed period, have been influenced by these factors. The choice of Brazil Telecom as unit of this case study, it’s because of its representation in the sector of telecommunications. This is a qualitative study of descriptive character, with collected primary data by means of interview half-structuralized with two representatives of the corporative services sector of the studied organization. It was distinguished three important scenarios in the determination of the company’s strategies: ) a moment of loss of the security and stability as state-owned company (had to the changes in the institucional picture- privatizations), together with technological changes (had to the great advance of the sector); b) a moment of change in its management, also in result of the perception of these institucional changes; c) a moment characterized for a search for the convergence between the technologies of the sector, with intention to reach a sinergy in its services.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2007-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79067INMR - Innovation & Management Review; v. 3 n. 2 (2006); 119-1332515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79067/83139Delgado, Natalia AguilarSevero, Lessandra SchererBaez, Maria Sol Gimenezinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-21T19:05:04Zoai:revistas.usp.br:article/79067Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-21T19:05:04Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
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