Mudanças tecnológicas e organizacionais: as estratégias da Brasil Telecom

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delgado, Natalia Aguilar
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Severo, Lessandra Scherer, Baez, Maria Sol Gimenez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79067
Resumo: A partir da abordagem de Recursos Internos e da Teoria Evolucionária, entende-se que a estratégia das firmas dá-se em função das suas capacidades organizacionais e em função da variabilidade das mudanças institucionais e tecnológicas, sendo isso determinante para o seu crescimento. Sendo assim, pretende-se analisar as estratégias da Brasil Telecom, que, ao longo do período analisado, foram influenciadas por esses fatores. A seleção da Brasil Telecom como unidade de estudo de caso foi devido a sua representatividade no setor de telecomunicações. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo, com dados primários coletados por meio de entrevista semi-estruturada com dois representantes do setor de serviços corporativos da organização estudada. Destacou-se três cenários importantes na determinação das estratégias da empresa: a) um momento de perda da segurança e estabilidade como empresa estatal devido às mudanças no quadro institucional (privatizações), juntamente com mudanças tecnológicas devido ao grande avanço do setor; b) um momento de mudança na sua gestão também em decorrência da percepção dessas mudanças institucionais; c) um momento caracterizado por uma busca pela convergência entre as tecnologias do setor, com o intuito de alcançar uma sinergia nos seus serviços.
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