A gestão de facilities no suporte ao desenvolvimento de novos produtos: um estudo exploratório em uma automobilística do estado de São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79090 |
Resumo: | Um dos fatores que asseguram a competitividade de uma empresa é a sua busca constante pela inovação de seus produtos e serviços. Para que o processo de inovação ocorra satisfatoriamente é preciso reduzir cada vez mais o seu ciclo de desenvolvimento, de modo a ampliar a vantagem econômica do produto, diluindo, mais rapidamente, os custos dos altos investimentos que cercam qualquer processo de desenvolvimento de novo produto. Neste sentido a integração entre as áreas funcionais core ou non core é imprescindível. O objetivo deste artigo é investigar como e em quais momentos a área de apoio e suporte – facilities atua no processo de inovação de produtos em uma empresa do setor automobilístico. Para isso utilizamos uma pesquisa exploratória do tipo estudo de caso, com base em documentos, arquivos e entrevistas em uma unidade localizada em São Paulo. Os resultados indicaram que a gestão de facilities auxilia o desenvolvimento de novos produtos - DNP, por meio de uma equipe dinâmica responsável por uma carteira ou portfolio de projetos múltiplos, compostos por atividades de sustentação e alavancagem. Esses projetos são moldados por diversas forças institucionais e conduzidos por mecanismos muito mais tácitos do que formais, não só para o apoio aos novos produtos como também para os já existentes. |
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A gestão de facilities no suporte ao desenvolvimento de novos produtos: um estudo exploratório em uma automobilística do estado de São PauloFACILITIES MANAGEMENT SUPPORTING OF NEW PRODUCTS DEVELOPMENT: THE EXPLORATION STUDY IN AN AUTOMOBILE COMPANY AT SÃO PAULOFacilitiesInovaçãoDesenvolvimento de novos produtosEstratégiasUm dos fatores que asseguram a competitividade de uma empresa é a sua busca constante pela inovação de seus produtos e serviços. Para que o processo de inovação ocorra satisfatoriamente é preciso reduzir cada vez mais o seu ciclo de desenvolvimento, de modo a ampliar a vantagem econômica do produto, diluindo, mais rapidamente, os custos dos altos investimentos que cercam qualquer processo de desenvolvimento de novo produto. Neste sentido a integração entre as áreas funcionais core ou non core é imprescindível. O objetivo deste artigo é investigar como e em quais momentos a área de apoio e suporte – facilities atua no processo de inovação de produtos em uma empresa do setor automobilístico. Para isso utilizamos uma pesquisa exploratória do tipo estudo de caso, com base em documentos, arquivos e entrevistas em uma unidade localizada em São Paulo. Os resultados indicaram que a gestão de facilities auxilia o desenvolvimento de novos produtos - DNP, por meio de uma equipe dinâmica responsável por uma carteira ou portfolio de projetos múltiplos, compostos por atividades de sustentação e alavancagem. Esses projetos são moldados por diversas forças institucionais e conduzidos por mecanismos muito mais tácitos do que formais, não só para o apoio aos novos produtos como também para os já existentes.For the innovation process to occur satisfactorily it is necessary to develop cycle reducing, in order to extend a product economic advantage and diluting high investments faster in any new product development process - NPD. In this direction, the integration between the functional areas, core and non core is essential. The objective of this article is to investigate how and where a support area - facilities acts in the NPD in an automobile company, discovering the importance this department (services centered) occupies in a company guided to products innovation. For this reason, we use a descriptive research - case study, based on documents, archives, and interviews in a plant located at São Paulo. The results show that projects are molding many institutional forces, lead for mechanisms more tacit than formal.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2008-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79090INMR - Innovation & Management Review; v. 4 n. 3 (2007); 34-542515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79090/83162Quinello, RobsonPacheco, Ana Elisa Castro Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-21T13:19:48Zoai:revistas.usp.br:article/79090Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-21T13:19:48Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
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