Sistema de informação estratégico para pequenas e médias empresas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79047 |
Resumo: | Empresas de micro e médio porte são mais flexíveis e supostamente devem possuir estratégias de mercado mais consolidadas. Contudo, esse não parece ser o caso das micro e pequenas confecções da Região Metropolitana do Médio Vale do Itajaí. Tais empresas têm mostrado baixa capacidade de competir e falta de um posicionamento que de fato responda às nuanças do negócio de confecções. Essa constatação sustentou a pesquisa, objeto deste artigo, visando a propor um sistema de informação para gestão estratégica, direcionado às micro e pequenas empresas de confecções da Região Metropolitana do Médio Vale do Itajaí, com base nas características de uso e necessidade de informações levantadas na realidade do setor. Os resultados da realidade informacional do setor indicam que a maioria absoluta dos respondentes conhece Sistemas de Informação - SI, mas mostraram desconhecer as funções de um SI estratégico. Direcionam seus esforços de informação para melhoria do produto e não para o mercado. Informações sobre o entorno competitivo são obtidas de seus fornecedores, não diretamente do mercado ou inteligência da concorrência. A maioria das 43 empresas pesquisadas respondeu ter consciência dos benefícios dos sistemas de informação usados como recurso estratégico, porém, não os utilizam em seu cotidiano. As empresas pesquisadas apresentam, porém, um forte monitoramento de novos entrantes. Nesse contexto, propõe-se um SI Estratégico que contemple: a) o comportamento do cliente; b) o comportamento do mercado; e c) a inteligência em marketing. O sistema proposto integra informações internas e externas por meio do um Módulo Estratégico de Avaliação do Ambiente. |
id |
USP-40_d7ac199fc69edfe0cecaf2474cca5781 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/79047 |
network_acronym_str |
USP-40 |
network_name_str |
Revista de Administração e Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
Sistema de informação estratégico para pequenas e médias empresasMICRO AND MIDDLE SIZE ENTERPRISE STRATEGIC INFORMATION SYSTEMSEmpresas de micro e médio porte são mais flexíveis e supostamente devem possuir estratégias de mercado mais consolidadas. Contudo, esse não parece ser o caso das micro e pequenas confecções da Região Metropolitana do Médio Vale do Itajaí. Tais empresas têm mostrado baixa capacidade de competir e falta de um posicionamento que de fato responda às nuanças do negócio de confecções. Essa constatação sustentou a pesquisa, objeto deste artigo, visando a propor um sistema de informação para gestão estratégica, direcionado às micro e pequenas empresas de confecções da Região Metropolitana do Médio Vale do Itajaí, com base nas características de uso e necessidade de informações levantadas na realidade do setor. Os resultados da realidade informacional do setor indicam que a maioria absoluta dos respondentes conhece Sistemas de Informação - SI, mas mostraram desconhecer as funções de um SI estratégico. Direcionam seus esforços de informação para melhoria do produto e não para o mercado. Informações sobre o entorno competitivo são obtidas de seus fornecedores, não diretamente do mercado ou inteligência da concorrência. A maioria das 43 empresas pesquisadas respondeu ter consciência dos benefícios dos sistemas de informação usados como recurso estratégico, porém, não os utilizam em seu cotidiano. As empresas pesquisadas apresentam, porém, um forte monitoramento de novos entrantes. Nesse contexto, propõe-se um SI Estratégico que contemple: a) o comportamento do cliente; b) o comportamento do mercado; e c) a inteligência em marketing. O sistema proposto integra informações internas e externas por meio do um Módulo Estratégico de Avaliação do Ambiente.Micro and middle size enterprises are more flexible and should hold more consolidated strategies. This not seem to be the case of micro and middle size sewing enterprises located in the Middle Itajai River Valley Metropolitan Area. Systematically this enterprise’s cluster showed lower competition level and lack of competitive positioning to help them be effective, considering their business characteristics. In this context, a major competition factor, is the information systems used by enterprises to direct their strategies. These facts supported this research, whose main purpose was to propose an information system to support strategic management in these enterprises. Results showed that respondents know SI, but seem to know the functions of a strategic information system. They do not use it to scan competitive environment, but to improve product performance and to cut business cost. The majority of the 43 respondents seems to be aware of the benefits of a strategic information system, however, do not drive efforts in this direction. Competitive environment is monitored through information delivered by suppliers, not by a competitive intelligence system. Enterprises researched use to deeply scrutinize the presence of new incomers in their industry. Given this context, we propose a strategic information system considering: (a) consumer behavior; (b) market characteristics; and (c) marketing intelligence. The system integrates internal and external information by means of a Strategic Module of Environment Evaluation.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2006-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79047INMR - Innovation & Management Review; v. 2 n. 2 (2005); 49-612515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79047/83119Azambuja, Ricardo Alencar deDalfovo, OscarRodrigues, Leonel Cezarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-21T19:24:27Zoai:revistas.usp.br:article/79047Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-21T19:24:27Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sistema de informação estratégico para pequenas e médias empresas MICRO AND MIDDLE SIZE ENTERPRISE STRATEGIC INFORMATION SYSTEMS |
title |
Sistema de informação estratégico para pequenas e médias empresas |
spellingShingle |
Sistema de informação estratégico para pequenas e médias empresas Azambuja, Ricardo Alencar de |
title_short |
Sistema de informação estratégico para pequenas e médias empresas |
title_full |
Sistema de informação estratégico para pequenas e médias empresas |
title_fullStr |
Sistema de informação estratégico para pequenas e médias empresas |
title_full_unstemmed |
Sistema de informação estratégico para pequenas e médias empresas |
title_sort |
Sistema de informação estratégico para pequenas e médias empresas |
author |
Azambuja, Ricardo Alencar de |
author_facet |
Azambuja, Ricardo Alencar de Dalfovo, Oscar Rodrigues, Leonel Cezar |
author_role |
author |
author2 |
Dalfovo, Oscar Rodrigues, Leonel Cezar |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azambuja, Ricardo Alencar de Dalfovo, Oscar Rodrigues, Leonel Cezar |
description |
Empresas de micro e médio porte são mais flexíveis e supostamente devem possuir estratégias de mercado mais consolidadas. Contudo, esse não parece ser o caso das micro e pequenas confecções da Região Metropolitana do Médio Vale do Itajaí. Tais empresas têm mostrado baixa capacidade de competir e falta de um posicionamento que de fato responda às nuanças do negócio de confecções. Essa constatação sustentou a pesquisa, objeto deste artigo, visando a propor um sistema de informação para gestão estratégica, direcionado às micro e pequenas empresas de confecções da Região Metropolitana do Médio Vale do Itajaí, com base nas características de uso e necessidade de informações levantadas na realidade do setor. Os resultados da realidade informacional do setor indicam que a maioria absoluta dos respondentes conhece Sistemas de Informação - SI, mas mostraram desconhecer as funções de um SI estratégico. Direcionam seus esforços de informação para melhoria do produto e não para o mercado. Informações sobre o entorno competitivo são obtidas de seus fornecedores, não diretamente do mercado ou inteligência da concorrência. A maioria das 43 empresas pesquisadas respondeu ter consciência dos benefícios dos sistemas de informação usados como recurso estratégico, porém, não os utilizam em seu cotidiano. As empresas pesquisadas apresentam, porém, um forte monitoramento de novos entrantes. Nesse contexto, propõe-se um SI Estratégico que contemple: a) o comportamento do cliente; b) o comportamento do mercado; e c) a inteligência em marketing. O sistema proposto integra informações internas e externas por meio do um Módulo Estratégico de Avaliação do Ambiente. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-09-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79047 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79047/83119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
INMR - Innovation & Management Review; v. 2 n. 2 (2005); 49-61 2515-8961 reponame:Revista de Administração e Inovação instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Administração e Inovação |
collection |
Revista de Administração e Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org |
_version_ |
1800221934203437056 |