Aprendizagem tecnológica e a teoria da hélice tripla: estudo de caso num APL de louças
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79103 |
Resumo: | Os estímulos às aglomerações produtivas podem ser uma forma para criar espaços de aprendizagem. O desenvolvimento local por meio da interação entre universidades, empresas e governo tem sido o caminho mais curto para a aprendizagem tecnológica e inovação. Este artigo tem por objetivo identificar os mecanismos de aprendizagem tecnológica, proporcionados pela interação entre os agentes que formam o arranjo produtivo de louças de mesa de Campo Largo-PR. Este cluster é responsável por 90% da produção nacional, gerando aproximadamente 4.000 empregos diretos e indiretos no Estado. O referencial teórico que dá sustentação a este artigo é o da Hélice Tripla, desenvolvido por Etzkowitz e Leydesdorff (1997), que avalia a inovação tecnológica como resultado da interação entre os agentes: governo, empresas e universidades. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso e a coleta dos dados foi realizada em quinze empresas. Foram identificadas ações em conjunto que já estão apresentando resultados, como é o caso de um projeto para “colagem sob pressão” e a celebração do convênio internacional para a construção do centro tecnológico da cerâmica. O trabalho destaca também a necessidade de mecanismo de governança entre os agentes do arranjo produtivo local – APL. |
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Aprendizagem tecnológica e a teoria da hélice tripla: estudo de caso num APL de louçasTECHNOLOGICAL LEARNING AND THE THEORY OF THE TRIPLE HELIX: A CASE STUDY IN A PRODUCTIVE CLUSTER OF WARESTriple-heliceInovaçãoAprendizagem tecnológica.Os estímulos às aglomerações produtivas podem ser uma forma para criar espaços de aprendizagem. O desenvolvimento local por meio da interação entre universidades, empresas e governo tem sido o caminho mais curto para a aprendizagem tecnológica e inovação. Este artigo tem por objetivo identificar os mecanismos de aprendizagem tecnológica, proporcionados pela interação entre os agentes que formam o arranjo produtivo de louças de mesa de Campo Largo-PR. Este cluster é responsável por 90% da produção nacional, gerando aproximadamente 4.000 empregos diretos e indiretos no Estado. O referencial teórico que dá sustentação a este artigo é o da Hélice Tripla, desenvolvido por Etzkowitz e Leydesdorff (1997), que avalia a inovação tecnológica como resultado da interação entre os agentes: governo, empresas e universidades. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso e a coleta dos dados foi realizada em quinze empresas. Foram identificadas ações em conjunto que já estão apresentando resultados, como é o caso de um projeto para “colagem sob pressão” e a celebração do convênio internacional para a construção do centro tecnológico da cerâmica. O trabalho destaca também a necessidade de mecanismo de governança entre os agentes do arranjo produtivo local – APL.The promotion of productive agglomerations can be a form to create learning spaces. The local development through f the interaction among universities, companies and government has been the shortest way for technological learning and innovation. This article has the objective to identify the mechanisms of technological learning, driven by the interaction between the agents who form the productive cluster of dinnerware in Campo Largo - Paraná. This cluster is responsible for 90% of the national production, generating approximately 4,000 direct and indirect jobs in the State. The theoretical framework is given by the Triple Helix model, developed by Etzkowitz and Leydesdorff (1997). It evaluates the technological innovation as resulted of the interaction between the agents: government, companies and university. The research was carried by means of a case study evolving a collection of the data in fifteen companies. It is identified some actions that already are presenting results, as it is the case of a project of “glue under pressure” and the celebration of the international agreement to the construction of a technological center of ceramics. The research also detaches the necessity of governance mechanisms between the stakeholders the cluster.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2008-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79103INMR - Innovation & Management Review; v. 5 n. 1 (2008); 97-1112515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79103/83175da Cunha, Sieglinde KindlNeves, Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-21T12:48:32Zoai:revistas.usp.br:article/79103Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-21T12:48:32Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
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