O papel da área de ti na implantação de comércio eletrônico: o caso da Ford do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zilber, Silvia Novaes
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79063
Resumo: Dadas as inovações tecnológicas propiciadas pela Internet, que estão transformando o modo como os negócios são conduzidos, a questão a ser estudada neste trabalho refere-se ao papel da área de TI na implantação das atividades referentes a comércio eletrônico em montadoras. Para isso, foi realizado um estudo de caso na FORD Brasil, analisando-se diversas iniciativas, sob a ótica das mudanças na estrutura organizacional ocorridas para viabilizar essas atividades de comércio eletrônico, principalmente no que se refere à área de TI da empresa, além da identificação de qual foi o ganho para a área de TI com a adoção de atividades de comércio eletrônico pela FORD Brasil. Os resultados mostraram que essa empresa criou uma estrutura na área de TI totalmente dedicada à implantação de atividades de comércio eletrônico, e depois essa estrutura foi sendo absorvida pelas áreas de negócios, que contavam com o apoio da área de TI para manutenção dessas atividades. Como caso de sucesso, mostrou-se o lançamento das vendas pela Internet do carro Fiesta e o papel da área de TI para essa implantação.
id USP-40_e06f6df3122100f173caf0ba327354c1
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79063
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação
repository_id_str
spelling O papel da área de ti na implantação de comércio eletrônico: o caso da Ford do BrasilTHE ROLE OF IT IN THE IMPLANTATION OF E-COMMERCE: THE CASE OF FORD OF BRASILDadas as inovações tecnológicas propiciadas pela Internet, que estão transformando o modo como os negócios são conduzidos, a questão a ser estudada neste trabalho refere-se ao papel da área de TI na implantação das atividades referentes a comércio eletrônico em montadoras. Para isso, foi realizado um estudo de caso na FORD Brasil, analisando-se diversas iniciativas, sob a ótica das mudanças na estrutura organizacional ocorridas para viabilizar essas atividades de comércio eletrônico, principalmente no que se refere à área de TI da empresa, além da identificação de qual foi o ganho para a área de TI com a adoção de atividades de comércio eletrônico pela FORD Brasil. Os resultados mostraram que essa empresa criou uma estrutura na área de TI totalmente dedicada à implantação de atividades de comércio eletrônico, e depois essa estrutura foi sendo absorvida pelas áreas de negócios, que contavam com o apoio da área de TI para manutenção dessas atividades. Como caso de sucesso, mostrou-se o lançamento das vendas pela Internet do carro Fiesta e o papel da área de TI para essa implantação.Given the technological innovations that the Internet has brought about, which are transforming the way in which business is carried out, the question to be studied in this paper is that of the role of IT in the implantation of e-commerce in car assembly plants. A case study in Ford of Brasil was carried out, in which a number of initiatives were analyzed, from the perspective of changes in the organizational structure which took place in order to make e-commerce feasible, especially in terms of the IT area in the company, in addition to identifying the gains for the IT area with the introduction of e-commerce. The results show that Ford set up a structure in the IT area which was totally directed to the implantation of e-commerce, and then this structure was absorbed by business areas, which had the support of the support of the IT area for the continuation of these activities. An example of the success of these policies has been the launch of Internet sales of the Fiesta and the role of the IT area in this success.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2007-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79063INMR - Innovation & Management Review; v. 3 n. 2 (2006); 47-612515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79063/83135Zilber, Silvia Novaesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-21T18:47:24Zoai:revistas.usp.br:article/79063Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-21T18:47:24Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da área de ti na implantação de comércio eletrônico: o caso da Ford do Brasil
THE ROLE OF IT IN THE IMPLANTATION OF E-COMMERCE: THE CASE OF FORD OF BRASIL
title O papel da área de ti na implantação de comércio eletrônico: o caso da Ford do Brasil
spellingShingle O papel da área de ti na implantação de comércio eletrônico: o caso da Ford do Brasil
Zilber, Silvia Novaes
title_short O papel da área de ti na implantação de comércio eletrônico: o caso da Ford do Brasil
title_full O papel da área de ti na implantação de comércio eletrônico: o caso da Ford do Brasil
title_fullStr O papel da área de ti na implantação de comércio eletrônico: o caso da Ford do Brasil
title_full_unstemmed O papel da área de ti na implantação de comércio eletrônico: o caso da Ford do Brasil
title_sort O papel da área de ti na implantação de comércio eletrônico: o caso da Ford do Brasil
author Zilber, Silvia Novaes
author_facet Zilber, Silvia Novaes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zilber, Silvia Novaes
description Dadas as inovações tecnológicas propiciadas pela Internet, que estão transformando o modo como os negócios são conduzidos, a questão a ser estudada neste trabalho refere-se ao papel da área de TI na implantação das atividades referentes a comércio eletrônico em montadoras. Para isso, foi realizado um estudo de caso na FORD Brasil, analisando-se diversas iniciativas, sob a ótica das mudanças na estrutura organizacional ocorridas para viabilizar essas atividades de comércio eletrônico, principalmente no que se refere à área de TI da empresa, além da identificação de qual foi o ganho para a área de TI com a adoção de atividades de comércio eletrônico pela FORD Brasil. Os resultados mostraram que essa empresa criou uma estrutura na área de TI totalmente dedicada à implantação de atividades de comércio eletrônico, e depois essa estrutura foi sendo absorvida pelas áreas de negócios, que contavam com o apoio da área de TI para manutenção dessas atividades. Como caso de sucesso, mostrou-se o lançamento das vendas pela Internet do carro Fiesta e o papel da área de TI para essa implantação.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79063
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79063/83135
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 3 n. 2 (2006); 47-61
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1800221934236991488