O papel da área de ti na implantação de comércio eletrônico: o caso da Ford do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79063 |
Resumo: | Dadas as inovações tecnológicas propiciadas pela Internet, que estão transformando o modo como os negócios são conduzidos, a questão a ser estudada neste trabalho refere-se ao papel da área de TI na implantação das atividades referentes a comércio eletrônico em montadoras. Para isso, foi realizado um estudo de caso na FORD Brasil, analisando-se diversas iniciativas, sob a ótica das mudanças na estrutura organizacional ocorridas para viabilizar essas atividades de comércio eletrônico, principalmente no que se refere à área de TI da empresa, além da identificação de qual foi o ganho para a área de TI com a adoção de atividades de comércio eletrônico pela FORD Brasil. Os resultados mostraram que essa empresa criou uma estrutura na área de TI totalmente dedicada à implantação de atividades de comércio eletrônico, e depois essa estrutura foi sendo absorvida pelas áreas de negócios, que contavam com o apoio da área de TI para manutenção dessas atividades. Como caso de sucesso, mostrou-se o lançamento das vendas pela Internet do carro Fiesta e o papel da área de TI para essa implantação. |
id |
USP-40_e06f6df3122100f173caf0ba327354c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/79063 |
network_acronym_str |
USP-40 |
network_name_str |
Revista de Administração e Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel da área de ti na implantação de comércio eletrônico: o caso da Ford do BrasilTHE ROLE OF IT IN THE IMPLANTATION OF E-COMMERCE: THE CASE OF FORD OF BRASILDadas as inovações tecnológicas propiciadas pela Internet, que estão transformando o modo como os negócios são conduzidos, a questão a ser estudada neste trabalho refere-se ao papel da área de TI na implantação das atividades referentes a comércio eletrônico em montadoras. Para isso, foi realizado um estudo de caso na FORD Brasil, analisando-se diversas iniciativas, sob a ótica das mudanças na estrutura organizacional ocorridas para viabilizar essas atividades de comércio eletrônico, principalmente no que se refere à área de TI da empresa, além da identificação de qual foi o ganho para a área de TI com a adoção de atividades de comércio eletrônico pela FORD Brasil. Os resultados mostraram que essa empresa criou uma estrutura na área de TI totalmente dedicada à implantação de atividades de comércio eletrônico, e depois essa estrutura foi sendo absorvida pelas áreas de negócios, que contavam com o apoio da área de TI para manutenção dessas atividades. Como caso de sucesso, mostrou-se o lançamento das vendas pela Internet do carro Fiesta e o papel da área de TI para essa implantação.Given the technological innovations that the Internet has brought about, which are transforming the way in which business is carried out, the question to be studied in this paper is that of the role of IT in the implantation of e-commerce in car assembly plants. A case study in Ford of Brasil was carried out, in which a number of initiatives were analyzed, from the perspective of changes in the organizational structure which took place in order to make e-commerce feasible, especially in terms of the IT area in the company, in addition to identifying the gains for the IT area with the introduction of e-commerce. The results show that Ford set up a structure in the IT area which was totally directed to the implantation of e-commerce, and then this structure was absorbed by business areas, which had the support of the support of the IT area for the continuation of these activities. An example of the success of these policies has been the launch of Internet sales of the Fiesta and the role of the IT area in this success.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2007-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79063INMR - Innovation & Management Review; v. 3 n. 2 (2006); 47-612515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79063/83135Zilber, Silvia Novaesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-21T18:47:24Zoai:revistas.usp.br:article/79063Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-21T18:47:24Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da área de ti na implantação de comércio eletrônico: o caso da Ford do Brasil THE ROLE OF IT IN THE IMPLANTATION OF E-COMMERCE: THE CASE OF FORD OF BRASIL |
title |
O papel da área de ti na implantação de comércio eletrônico: o caso da Ford do Brasil |
spellingShingle |
O papel da área de ti na implantação de comércio eletrônico: o caso da Ford do Brasil Zilber, Silvia Novaes |
title_short |
O papel da área de ti na implantação de comércio eletrônico: o caso da Ford do Brasil |
title_full |
O papel da área de ti na implantação de comércio eletrônico: o caso da Ford do Brasil |
title_fullStr |
O papel da área de ti na implantação de comércio eletrônico: o caso da Ford do Brasil |
title_full_unstemmed |
O papel da área de ti na implantação de comércio eletrônico: o caso da Ford do Brasil |
title_sort |
O papel da área de ti na implantação de comércio eletrônico: o caso da Ford do Brasil |
author |
Zilber, Silvia Novaes |
author_facet |
Zilber, Silvia Novaes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zilber, Silvia Novaes |
description |
Dadas as inovações tecnológicas propiciadas pela Internet, que estão transformando o modo como os negócios são conduzidos, a questão a ser estudada neste trabalho refere-se ao papel da área de TI na implantação das atividades referentes a comércio eletrônico em montadoras. Para isso, foi realizado um estudo de caso na FORD Brasil, analisando-se diversas iniciativas, sob a ótica das mudanças na estrutura organizacional ocorridas para viabilizar essas atividades de comércio eletrônico, principalmente no que se refere à área de TI da empresa, além da identificação de qual foi o ganho para a área de TI com a adoção de atividades de comércio eletrônico pela FORD Brasil. Os resultados mostraram que essa empresa criou uma estrutura na área de TI totalmente dedicada à implantação de atividades de comércio eletrônico, e depois essa estrutura foi sendo absorvida pelas áreas de negócios, que contavam com o apoio da área de TI para manutenção dessas atividades. Como caso de sucesso, mostrou-se o lançamento das vendas pela Internet do carro Fiesta e o papel da área de TI para essa implantação. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-02-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79063 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79063 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79063/83135 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
INMR - Innovation & Management Review; v. 3 n. 2 (2006); 47-61 2515-8961 reponame:Revista de Administração e Inovação instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Administração e Inovação |
collection |
Revista de Administração e Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org |
_version_ |
1800221934236991488 |