Financiamento orientado à construção naval no brasil: discutindo o sistema a partir da percepção de empresas e entidades classistas
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79085 |
Resumo: | A construção naval é uma indústria global que produz bem de capital de alto valor, fabricado sob encomenda. A necessidade de aporte de elevado volume de recursos, longos prazos de maturação e riscos associados às inversões, em meio aos ciclos verificados no mercado de frete, são alguns dos fatores que condicionam as decisões de investimento. A análise de crédito abrange a avaliação do projeto, as condições econômico-financeiras das empresas envolvidas no empreendimento e projeções de mercado. A partir disso, são estabelecidos os parâmetros da contratação do financiamento: nível de taxa de juros e spread de risco, prazo de amortização, período de carência, garantias, entre outros. Em razão da presença de falhas de mercado (bens públicos, externalidades, etc.) os governos interferem por meio da provisão de subsídios diretos à produção e aporte de fundos para financiamento. Este trabalho discute os microfundamentos do financiamento de projetos orientado à construção naval. A experiência brasileira é tratada metodologicamente por meio de um “estudo de caso”. Este procedimento se justifica em razão da natureza do problema da pesquisa, importância do contexto na tomada de decisão, escassez de informações estatísticas e de estudos direcionados ao tema. O intuito é discutir os obstáculos ao financiamento local. |
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Financiamento orientado à construção naval no brasil: discutindo o sistema a partir da percepção de empresas e entidades classistasFINANCING GUIDED TO THE SHIPBUILDING IN BRAZIL: ARGUING THE CLASS REPRESENTATIVE SYSTEM FROM THE PERCEPTION OF ORGANIZATIONSIndústria de construção navalShipping financeRiscosGestão de projetos.A construção naval é uma indústria global que produz bem de capital de alto valor, fabricado sob encomenda. A necessidade de aporte de elevado volume de recursos, longos prazos de maturação e riscos associados às inversões, em meio aos ciclos verificados no mercado de frete, são alguns dos fatores que condicionam as decisões de investimento. A análise de crédito abrange a avaliação do projeto, as condições econômico-financeiras das empresas envolvidas no empreendimento e projeções de mercado. A partir disso, são estabelecidos os parâmetros da contratação do financiamento: nível de taxa de juros e spread de risco, prazo de amortização, período de carência, garantias, entre outros. Em razão da presença de falhas de mercado (bens públicos, externalidades, etc.) os governos interferem por meio da provisão de subsídios diretos à produção e aporte de fundos para financiamento. Este trabalho discute os microfundamentos do financiamento de projetos orientado à construção naval. A experiência brasileira é tratada metodologicamente por meio de um “estudo de caso”. Este procedimento se justifica em razão da natureza do problema da pesquisa, importância do contexto na tomada de decisão, escassez de informações estatísticas e de estudos direcionados ao tema. O intuito é discutir os obstáculos ao financiamento local.The naval construction is a global industry that produces a tailor made capital good of high value. The need of a high volume of resource allocated, long maturation time and risks associated, alongside with the fluctuations of the freight market, are some of the factors that condition investments decisions. The credit analysis involves the evaluation of the project, economic and financial conditions of the firm and the market projections. The parameters of the financial contract that must be undertaken are: interest rate, risk spread, rules and time of amortization, guaranties, among others. Due to market failures, governments intervene, including the provision of direct subsidies to production and allocation of fund investments. The Brazilian experience is treated methodologically as a “study case”. This procedure is justified due not only to the exploratory nature of the research question on a quite complex subject but also to the relevance of the decision making process of major actors involved. The information is then submitted to an analysis of financial executives of naval construction firms and leaders of entrepreneur’s organizations, by means of structured interviews. The objective is to discuss the perception of these important actors on the structural constraints of the Brazilian financial system.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2007-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79085INMR - Innovation & Management Review; v. 4 n. 2 (2007); 133-1492515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79085/83157Silva, Marcello Muniz daMartins, Marcelo Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-21T14:26:52Zoai:revistas.usp.br:article/79085Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-21T14:26:52Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
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