Uso de modelo de negócio para a implantação de e-business na indústria automobilística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zilber, Silvia Novaes
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Vasconcellos, Eduardo Pinheiro Gondim de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79048
Resumo: O surgimento da Internet e o contexto da globalização encontram na Internet uma possibilidade de ampliação do alcance de mercado das empresas e da conexão com o consumidor, fazendo com que muitas dessas empresas que só atuavam no meio “físico” passassem utilizar a Internet para realizar negócios. Nesse sentido, a presente pesquisa teve por objetivo esclarecer se essas empresas utilizaram algum tipo de modelo de negócio para conduzir a implantação das atividades de comércio eletrônico. Para tal, foi empreendida uma pesquisa exploratória que se utilizou de três estudos de caso na indústria automobilística: a Ford Motor Company do Brasil, a Daimler-Chrysler do Brasil e a General Motors do Brasil. Os resultados obtidos mostram que a Daimler-Chrysler utilizou o mesmo modelo de negócio de sua matriz, que entende o e-business como um conector da cadeia de valor da empresa, a montadora Ford do Brasil não utilizou nenhum modelo de negócio, sendo que as atividades de e-business foram geradas a partir do aporte maciço de capital nessa filial pela matriz e, finalmente, a General Motors do Brasil utilizou um modelo de negócio voltado para atividades B2C (direto ao consumidor), incorporando o uso de métricas bem definidas para a avaliação dos resultados alcançados e incorporando o uso de uma infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) da empresa como fator fundamental para o sucesso das atividades de e-business realizadas.
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