Quais comportamentos estratégicos favorecem a inovação na organização?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79154 |
Resumo: | Este trabalho se propõe a analisar os vínculos entre a inovação e a estratégia, a partir do conceito de que a inovação é conseqüência de um pensamento estratégico, trasladado a toda a organização através da missão. Utilizando-se uma revisão bibliográfica e análise de estudos empíricos publicados recentemente, buscou-se a resposta para as seguintes questões de pesquisa: Que comportamentos estratégicos favorecem a inovação? Que fatores são determinantes e levam uma empresa à busca da inovação? Que relações se estabelecem entre o pensamento estratégico, a criatividade e a inovação? Encontrou-se que existem comportamentos estratégicos que conduzem a um entorno que favorece a inovação e fatores relacionados com atitudes flexíveis, de aceitação de novas idéias, que favorecem a criatividade, a abertura às mudanças do entorno. Estes comportamentos estratégicos caracterizam a relação existente entre o pensamento estratégico, a estratégia, a criatividade e a inovação como conseqüência. |
id |
USP-40_f731177399252945105d0933fd267e09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/79154 |
network_acronym_str |
USP-40 |
network_name_str |
Revista de Administração e Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
Quais comportamentos estratégicos favorecem a inovação na organização?WHICH STRATEGIC BEHAVIOURS MAKE EASY THE INNOVATIONS INSIDE THE ORGANIZATION¿Qué comportamientos estratégicos favorecen la innovación en la organización?Innovaciónpensamiento estratégicoestrategiacreatividadEste trabalho se propõe a analisar os vínculos entre a inovação e a estratégia, a partir do conceito de que a inovação é conseqüência de um pensamento estratégico, trasladado a toda a organização através da missão. Utilizando-se uma revisão bibliográfica e análise de estudos empíricos publicados recentemente, buscou-se a resposta para as seguintes questões de pesquisa: Que comportamentos estratégicos favorecem a inovação? Que fatores são determinantes e levam uma empresa à busca da inovação? Que relações se estabelecem entre o pensamento estratégico, a criatividade e a inovação? Encontrou-se que existem comportamentos estratégicos que conduzem a um entorno que favorece a inovação e fatores relacionados com atitudes flexíveis, de aceitação de novas idéias, que favorecem a criatividade, a abertura às mudanças do entorno. Estes comportamentos estratégicos caracterizam a relação existente entre o pensamento estratégico, a estratégia, a criatividade e a inovação como conseqüência.Este trabajo se propone a analizar los vínculos entre innovación y estrategia, a partir de la idea de que la innovación es consecuencia de un pensamiento estratégico, trasladado a toda la organización a través de la misión. A través de una revisión bibliográfica y análisis de estudios empíricos publicados recientemente, se buscó la respuesta a las cuestiones: ¿Qué comportamientos estratégicos favorecen la innovación? ¿Qué factores son determinantes y llevan a una empresa a la búsqueda de la innovación? ¿Qué relaciones se establecen entre el pensamiento estratégico, la creatividad y la innovación? Se encontró que hay comportamientos estratégicos que conducen hacia un entorno que favorece la innovación y factores relacionados con actitudes flexibles, de aceptación de nuevas ideas, que favorecen la creatividad, la apertura hacia los cambios del entorno. Estos comportamientos estratégicos caracterizan la relación existente entre el pensamiento estratégico, la estrategia, la creatividad y la innovación como consecuencia.The aim of this paper is to undertake the innovation and strategy, emphasizing this correlation, therefore it is believed that innovation is consequence of a strategic thought developed initially by the upper management of the firm, translated and diffused to all organization levels through the mission. It is intended to develop a bibliographical revision and analysis of empirical studies published more recently in scientific magazines, correlating these with the challenge of seeking in their contributions the answer to three questions: ¿What strategic behaviors favor the innovation in the organization? What factors are determinant and drive the organization to looking for innovation? What kind of relations exists among the strategic thought, creativity and innovation? It can be anticipated that there are desirable strategic behaviors and that conduct toward an environment that favors the innovation, as well as factors related to flexible attitudes, of acceptance of new ideas, that favor the creativity, the opening toward the new thing, to the changes of the environment. These strategic behaviors characterize the existing relation among the strategic thinking the strategy (through the mission), the creativity and the innovation as consequence.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2009-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79154INMR - Innovation & Management Review; v. 6 n. 3 (2009); 145-1622515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79154/83226Lavarda, Rosalia Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T14:33:34Zoai:revistas.usp.br:article/79154Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-20T14:33:34Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quais comportamentos estratégicos favorecem a inovação na organização? WHICH STRATEGIC BEHAVIOURS MAKE EASY THE INNOVATIONS INSIDE THE ORGANIZATION ¿Qué comportamientos estratégicos favorecen la innovación en la organización? |
title |
Quais comportamentos estratégicos favorecem a inovação na organização? |
spellingShingle |
Quais comportamentos estratégicos favorecem a inovação na organização? Lavarda, Rosalia Barbosa Innovación pensamiento estratégico estrategia creatividad |
title_short |
Quais comportamentos estratégicos favorecem a inovação na organização? |
title_full |
Quais comportamentos estratégicos favorecem a inovação na organização? |
title_fullStr |
Quais comportamentos estratégicos favorecem a inovação na organização? |
title_full_unstemmed |
Quais comportamentos estratégicos favorecem a inovação na organização? |
title_sort |
Quais comportamentos estratégicos favorecem a inovação na organização? |
author |
Lavarda, Rosalia Barbosa |
author_facet |
Lavarda, Rosalia Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lavarda, Rosalia Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Innovación pensamiento estratégico estrategia creatividad |
topic |
Innovación pensamiento estratégico estrategia creatividad |
description |
Este trabalho se propõe a analisar os vínculos entre a inovação e a estratégia, a partir do conceito de que a inovação é conseqüência de um pensamento estratégico, trasladado a toda a organização através da missão. Utilizando-se uma revisão bibliográfica e análise de estudos empíricos publicados recentemente, buscou-se a resposta para as seguintes questões de pesquisa: Que comportamentos estratégicos favorecem a inovação? Que fatores são determinantes e levam uma empresa à busca da inovação? Que relações se estabelecem entre o pensamento estratégico, a criatividade e a inovação? Encontrou-se que existem comportamentos estratégicos que conduzem a um entorno que favorece a inovação e fatores relacionados com atitudes flexíveis, de aceitação de novas idéias, que favorecem a criatividade, a abertura às mudanças do entorno. Estes comportamentos estratégicos caracterizam a relação existente entre o pensamento estratégico, a estratégia, a criatividade e a inovação como conseqüência. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79154 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79154/83226 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
INMR - Innovation & Management Review; v. 6 n. 3 (2009); 145-162 2515-8961 reponame:Revista de Administração e Inovação instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Administração e Inovação |
collection |
Revista de Administração e Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org |
_version_ |
1800221934905982976 |