Quais comportamentos estratégicos favorecem a inovação na organização?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lavarda, Rosalia Barbosa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79154
Resumo: Este trabalho se propõe a analisar os vínculos entre a inovação e a estratégia, a partir do conceito de que a inovação é conseqüência de um pensamento estratégico, trasladado a toda a organização através da missão. Utilizando-se uma revisão bibliográfica e análise de estudos empíricos publicados recentemente, buscou-se a resposta para as seguintes questões de pesquisa: Que comportamentos estratégicos favorecem a inovação? Que fatores são determinantes e levam uma empresa à busca da inovação? Que relações se estabelecem entre o pensamento estratégico, a criatividade e a inovação? Encontrou-se que existem comportamentos estratégicos que conduzem a um entorno que favorece a inovação e fatores relacionados com atitudes flexíveis, de aceitação de novas idéias, que favorecem a criatividade, a abertura às mudanças do entorno. Estes comportamentos estratégicos caracterizam a relação existente entre o pensamento estratégico, a estratégia, a criatividade e a inovação como conseqüência.
id USP-40_f731177399252945105d0933fd267e09
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79154
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação
repository_id_str
spelling Quais comportamentos estratégicos favorecem a inovação na organização?WHICH STRATEGIC BEHAVIOURS MAKE EASY THE INNOVATIONS INSIDE THE ORGANIZATION¿Qué comportamientos estratégicos favorecen la innovación en la organización?Innovaciónpensamiento estratégicoestrategiacreatividadEste trabalho se propõe a analisar os vínculos entre a inovação e a estratégia, a partir do conceito de que a inovação é conseqüência de um pensamento estratégico, trasladado a toda a organização através da missão. Utilizando-se uma revisão bibliográfica e análise de estudos empíricos publicados recentemente, buscou-se a resposta para as seguintes questões de pesquisa: Que comportamentos estratégicos favorecem a inovação? Que fatores são determinantes e levam uma empresa à busca da inovação? Que relações se estabelecem entre o pensamento estratégico, a criatividade e a inovação? Encontrou-se que existem comportamentos estratégicos que conduzem a um entorno que favorece a inovação e fatores relacionados com atitudes flexíveis, de aceitação de novas idéias, que favorecem a criatividade, a abertura às mudanças do entorno. Estes comportamentos estratégicos caracterizam a relação existente entre o pensamento estratégico, a estratégia, a criatividade e a inovação como conseqüência.Este trabajo se propone a analizar los vínculos entre innovación y estrategia, a partir de la idea de que la innovación es consecuencia de un pensamiento estratégico, trasladado a toda la organización a través de la misión. A través de una revisión bibliográfica y análisis de estudios empíricos publicados recientemente, se buscó la respuesta a las cuestiones: ¿Qué comportamientos estratégicos favorecen la innovación? ¿Qué factores son determinantes y llevan a una empresa a la búsqueda de la innovación? ¿Qué relaciones se establecen entre el pensamiento estratégico, la creatividad y la innovación? Se encontró que hay comportamientos estratégicos que conducen hacia un entorno que favorece la innovación y factores relacionados con actitudes flexibles, de aceptación de nuevas ideas, que favorecen la creatividad, la apertura hacia los cambios del entorno. Estos comportamientos estratégicos caracterizan la relación existente entre el pensamiento estratégico, la estrategia, la creatividad y la innovación como consecuencia.The aim of this paper is to undertake the innovation and strategy, emphasizing this correlation, therefore it is believed that innovation is consequence of a strategic thought developed initially by the upper management of the firm, translated and diffused to all organization levels through the mission. It is intended to develop a bibliographical revision and analysis of empirical studies published more recently in scientific magazines, correlating these with the challenge of seeking in their contributions the answer to three questions: ¿What strategic behaviors favor the innovation in the organization? What factors are determinant and drive the organization to looking for innovation? What kind of relations exists among the strategic thought, creativity and innovation? It can be anticipated that there are desirable strategic behaviors and that conduct toward an environment that favors the innovation, as well as factors related to flexible attitudes, of acceptance of new ideas, that favor the creativity, the opening toward the new thing, to the changes of the environment. These strategic behaviors characterize the existing relation among the strategic thinking the strategy (through the mission), the creativity and the innovation as consequence.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2009-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79154INMR - Innovation & Management Review; v. 6 n. 3 (2009); 145-1622515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79154/83226Lavarda, Rosalia Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T14:33:34Zoai:revistas.usp.br:article/79154Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-20T14:33:34Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Quais comportamentos estratégicos favorecem a inovação na organização?
WHICH STRATEGIC BEHAVIOURS MAKE EASY THE INNOVATIONS INSIDE THE ORGANIZATION
¿Qué comportamientos estratégicos favorecen la innovación en la organización?
title Quais comportamentos estratégicos favorecem a inovação na organização?
spellingShingle Quais comportamentos estratégicos favorecem a inovação na organização?
Lavarda, Rosalia Barbosa
Innovación
pensamiento estratégico
estrategia
creatividad
title_short Quais comportamentos estratégicos favorecem a inovação na organização?
title_full Quais comportamentos estratégicos favorecem a inovação na organização?
title_fullStr Quais comportamentos estratégicos favorecem a inovação na organização?
title_full_unstemmed Quais comportamentos estratégicos favorecem a inovação na organização?
title_sort Quais comportamentos estratégicos favorecem a inovação na organização?
author Lavarda, Rosalia Barbosa
author_facet Lavarda, Rosalia Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lavarda, Rosalia Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Innovación
pensamiento estratégico
estrategia
creatividad
topic Innovación
pensamiento estratégico
estrategia
creatividad
description Este trabalho se propõe a analisar os vínculos entre a inovação e a estratégia, a partir do conceito de que a inovação é conseqüência de um pensamento estratégico, trasladado a toda a organização através da missão. Utilizando-se uma revisão bibliográfica e análise de estudos empíricos publicados recentemente, buscou-se a resposta para as seguintes questões de pesquisa: Que comportamentos estratégicos favorecem a inovação? Que fatores são determinantes e levam uma empresa à busca da inovação? Que relações se estabelecem entre o pensamento estratégico, a criatividade e a inovação? Encontrou-se que existem comportamentos estratégicos que conduzem a um entorno que favorece a inovação e fatores relacionados com atitudes flexíveis, de aceitação de novas idéias, que favorecem a criatividade, a abertura às mudanças do entorno. Estes comportamentos estratégicos caracterizam a relação existente entre o pensamento estratégico, a estratégia, a criatividade e a inovação como conseqüência.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79154
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79154/83226
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 6 n. 3 (2009); 145-162
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1800221934905982976