Uma sociologia do business na capital mexicana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tempo Social (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12639 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é descrever, por meio do conceito sociológico do business, as racionalidades e as relações sociais de um grupo de comerciantes mexicanos, cujo principal recurso social é o descumprimento da lei. Tal recurso se insere em um contexto mais amplo da economia e da política abordadas nas etnografias realizadas no Centro Histórico e no Bairro de Tepito, na Cidade do México, entre os anos de 2005 e 2008. São dois os eixos principais: 1) uma sociologia econômica do business, por meio da etnografia e da análise de entrevistas realizadas em Tepito, com comerciantes contrabandistas que vivem as novas configurações dos mercados inscritos na globalização capitalista; 2) uma sociologia política do business, por meio da descrição de uma organização comercial nesses bairros. |
id |
USP-41_106e6eded66ff251314413b98aaa015c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/12639 |
network_acronym_str |
USP-41 |
network_name_str |
Tempo Social (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma sociologia do business na capital mexicana A sociology of "business" in the Mexican capital MexicoInformalityBusinessIllegalityGlobalizationPolitical SociologyEconomic SociologyMéxicoInformalidadeBusinessIlegalidadeGlobalizaçãoSociologia políticaSociologia econômicaO objetivo deste artigo é descrever, por meio do conceito sociológico do business, as racionalidades e as relações sociais de um grupo de comerciantes mexicanos, cujo principal recurso social é o descumprimento da lei. Tal recurso se insere em um contexto mais amplo da economia e da política abordadas nas etnografias realizadas no Centro Histórico e no Bairro de Tepito, na Cidade do México, entre os anos de 2005 e 2008. São dois os eixos principais: 1) uma sociologia econômica do business, por meio da etnografia e da análise de entrevistas realizadas em Tepito, com comerciantes contrabandistas que vivem as novas configurações dos mercados inscritos na globalização capitalista; 2) uma sociologia política do business, por meio da descrição de uma organização comercial nesses bairros. The objective of this article is to describe, through the sociological concept of business, the rationalities and social relations of a group of Mexican traders whose main social resource is non-compliance with the law. This resource forms part of a wider economic and political context explored in the ethnographic research conducted in the historical centre and the district of Tepito in Mexico City between 2005 and 2008. Two main lines of inquiry are involved: 1) an economic sociology of business through an ethnography and analysis of interviews carried out in Tepito with contraband traders immersed in the new market configurations generated by capitalist globalization; 2) a political sociology of business through a description of the ways in which commerce is organized in these urban districts. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/1263910.1590/S0103-20702010000200004Tempo Social; Vol. 22 No. 2 (2010); 61-78Tempo Social; v. 22 n. 2 (2010); 61-78Tempo Social; Vol. 22 Núm. 2 (2010); 61-781809-45540103-2070reponame:Tempo Social (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12639/14416Copyright (c) 2015 Tempo Socialhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessParra, JohanaNasser, Ana Cristina2023-05-24T13:09:04Zoai:revistas.usp.br:article/12639Revistahttps://www.revistas.usp.br/ts/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptemposoc@edu.usp.br1809-45540103-2070opendoar:2023-05-24T13:09:04Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma sociologia do business na capital mexicana A sociology of "business" in the Mexican capital |
title |
Uma sociologia do business na capital mexicana |
spellingShingle |
Uma sociologia do business na capital mexicana Parra, Johana Mexico Informality Business Illegality Globalization Political Sociology Economic Sociology México Informalidade Business Ilegalidade Globalização Sociologia política Sociologia econômica |
title_short |
Uma sociologia do business na capital mexicana |
title_full |
Uma sociologia do business na capital mexicana |
title_fullStr |
Uma sociologia do business na capital mexicana |
title_full_unstemmed |
Uma sociologia do business na capital mexicana |
title_sort |
Uma sociologia do business na capital mexicana |
author |
Parra, Johana |
author_facet |
Parra, Johana Nasser, Ana Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Nasser, Ana Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Parra, Johana Nasser, Ana Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mexico Informality Business Illegality Globalization Political Sociology Economic Sociology México Informalidade Business Ilegalidade Globalização Sociologia política Sociologia econômica |
topic |
Mexico Informality Business Illegality Globalization Political Sociology Economic Sociology México Informalidade Business Ilegalidade Globalização Sociologia política Sociologia econômica |
description |
O objetivo deste artigo é descrever, por meio do conceito sociológico do business, as racionalidades e as relações sociais de um grupo de comerciantes mexicanos, cujo principal recurso social é o descumprimento da lei. Tal recurso se insere em um contexto mais amplo da economia e da política abordadas nas etnografias realizadas no Centro Histórico e no Bairro de Tepito, na Cidade do México, entre os anos de 2005 e 2008. São dois os eixos principais: 1) uma sociologia econômica do business, por meio da etnografia e da análise de entrevistas realizadas em Tepito, com comerciantes contrabandistas que vivem as novas configurações dos mercados inscritos na globalização capitalista; 2) uma sociologia política do business, por meio da descrição de uma organização comercial nesses bairros. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12639 10.1590/S0103-20702010000200004 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12639 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0103-20702010000200004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12639/14416 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Tempo Social http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Tempo Social http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Tempo Social; Vol. 22 No. 2 (2010); 61-78 Tempo Social; v. 22 n. 2 (2010); 61-78 Tempo Social; Vol. 22 Núm. 2 (2010); 61-78 1809-4554 0103-2070 reponame:Tempo Social (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Tempo Social (Online) |
collection |
Tempo Social (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
temposoc@edu.usp.br |
_version_ |
1800221914422050816 |