Feminilidade e suas imagens em mídias digitais: questões para pensar gênero e visualidade no século XXI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tempo Social (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/103981 |
Resumo: | Este artigo apresenta reflexões teórico-metodológicas sobre possíveis abordagens sociológicas de imagens de feminilidade recorrentes na publicidade e em mídias digitais que circulam em redes sociais na internet. Problematizam-se as abordagens mais corriqueiras de imagens publicitárias do gênero feminino e sua relação com a noção de “representação” geralmente contraposta à “realidade”. Propõe-se uma abordagem diferenciada, que supere essa dicotomia e leve em conta o contexto atual de circulação de imagens em mídias digitais e novas tecnologias de comunicação, bem como as potenciais contribuições destas para constituir performances e referências identitárias de gênero. |
id |
USP-41_28a526d143f38b798f6f3a198b5991e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/103981 |
network_acronym_str |
USP-41 |
network_name_str |
Tempo Social (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Feminilidade e suas imagens em mídias digitais: questões para pensar gênero e visualidade no século XXIFemininity and its imagens in digital media: questions to think gender and visuality in the XXI centuryGêneroFeminilidadeImagensConsumoMídias digitais.GenderFemininityImagesConsumerismDigital mediaEste artigo apresenta reflexões teórico-metodológicas sobre possíveis abordagens sociológicas de imagens de feminilidade recorrentes na publicidade e em mídias digitais que circulam em redes sociais na internet. Problematizam-se as abordagens mais corriqueiras de imagens publicitárias do gênero feminino e sua relação com a noção de “representação” geralmente contraposta à “realidade”. Propõe-se uma abordagem diferenciada, que supere essa dicotomia e leve em conta o contexto atual de circulação de imagens em mídias digitais e novas tecnologias de comunicação, bem como as potenciais contribuições destas para constituir performances e referências identitárias de gênero.This paper presents theoretical and methodological considerations to possible sociological approachs on recurring images of femininity in advertising and digital media streaming in social networking sites. One problematizes the most common approaches to advertising images of female gender and its relations to the notion of “representation” usually contrasted with “reality.” It is proposed a differentiated approach to overcome this dichotomy and take into account the present context of images flow through digital media and new communication technologies. At the same time, it takes in consideration the potential contributions of such media to constitute performances and identitary references of gender.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2017-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/10398110.11606/0103-2070.ts.2017.103981Tempo Social; Vol. 29 No. 1 (2017); 235-255Tempo Social; v. 29 n. 1 (2017); 235-255Tempo Social; Vol. 29 Núm. 1 (2017); 235-2551809-45540103-2070reponame:Tempo Social (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/103981/127496https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/103981/147777Copyright (c) 2017 Tempo Socialhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRossi, Túlio Cunha2023-05-09T15:25:39Zoai:revistas.usp.br:article/103981Revistahttps://www.revistas.usp.br/ts/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptemposoc@edu.usp.br1809-45540103-2070opendoar:2023-05-09T15:25:39Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Feminilidade e suas imagens em mídias digitais: questões para pensar gênero e visualidade no século XXI Femininity and its imagens in digital media: questions to think gender and visuality in the XXI century |
title |
Feminilidade e suas imagens em mídias digitais: questões para pensar gênero e visualidade no século XXI |
spellingShingle |
Feminilidade e suas imagens em mídias digitais: questões para pensar gênero e visualidade no século XXI Rossi, Túlio Cunha Gênero Feminilidade Imagens Consumo Mídias digitais. Gender Femininity Images Consumerism Digital media |
title_short |
Feminilidade e suas imagens em mídias digitais: questões para pensar gênero e visualidade no século XXI |
title_full |
Feminilidade e suas imagens em mídias digitais: questões para pensar gênero e visualidade no século XXI |
title_fullStr |
Feminilidade e suas imagens em mídias digitais: questões para pensar gênero e visualidade no século XXI |
title_full_unstemmed |
Feminilidade e suas imagens em mídias digitais: questões para pensar gênero e visualidade no século XXI |
title_sort |
Feminilidade e suas imagens em mídias digitais: questões para pensar gênero e visualidade no século XXI |
author |
Rossi, Túlio Cunha |
author_facet |
Rossi, Túlio Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossi, Túlio Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Feminilidade Imagens Consumo Mídias digitais. Gender Femininity Images Consumerism Digital media |
topic |
Gênero Feminilidade Imagens Consumo Mídias digitais. Gender Femininity Images Consumerism Digital media |
description |
Este artigo apresenta reflexões teórico-metodológicas sobre possíveis abordagens sociológicas de imagens de feminilidade recorrentes na publicidade e em mídias digitais que circulam em redes sociais na internet. Problematizam-se as abordagens mais corriqueiras de imagens publicitárias do gênero feminino e sua relação com a noção de “representação” geralmente contraposta à “realidade”. Propõe-se uma abordagem diferenciada, que supere essa dicotomia e leve em conta o contexto atual de circulação de imagens em mídias digitais e novas tecnologias de comunicação, bem como as potenciais contribuições destas para constituir performances e referências identitárias de gênero. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/103981 10.11606/0103-2070.ts.2017.103981 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/103981 |
identifier_str_mv |
10.11606/0103-2070.ts.2017.103981 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/103981/127496 https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/103981/147777 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Tempo Social http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Tempo Social http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Tempo Social; Vol. 29 No. 1 (2017); 235-255 Tempo Social; v. 29 n. 1 (2017); 235-255 Tempo Social; Vol. 29 Núm. 1 (2017); 235-255 1809-4554 0103-2070 reponame:Tempo Social (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Tempo Social (Online) |
collection |
Tempo Social (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
temposoc@edu.usp.br |
_version_ |
1800221915886911488 |