Feminilidade e suas imagens em mídias digitais: questões para pensar gênero e visualidade no século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Túlio Cunha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tempo Social (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/103981
Resumo: Este artigo apresenta reflexões teórico-metodológicas sobre possíveis abordagens sociológicas de imagens de feminilidade recorrentes na publicidade e em mídias digitais que circulam em redes sociais na internet. Problematizam-se as abordagens mais corriqueiras de imagens publicitárias do gênero feminino e sua relação com a noção de “representação” geralmente contraposta à “realidade”. Propõe-se uma abordagem diferenciada, que supere essa dicotomia e leve em conta o contexto atual de circulação de imagens em mídias digitais e novas tecnologias de comunicação, bem como as potenciais contribuições destas para constituir performances e referências identitárias de gênero.
id USP-41_28a526d143f38b798f6f3a198b5991e5
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/103981
network_acronym_str USP-41
network_name_str Tempo Social (Online)
repository_id_str
spelling Feminilidade e suas imagens em mídias digitais: questões para pensar gênero e visualidade no século XXIFemininity and its imagens in digital media: questions to think gender and visuality in the XXI centuryGêneroFeminilidadeImagensConsumoMídias digitais.GenderFemininityImagesConsumerismDigital mediaEste artigo apresenta reflexões teórico-metodológicas sobre possíveis abordagens sociológicas de imagens de feminilidade recorrentes na publicidade e em mídias digitais que circulam em redes sociais na internet. Problematizam-se as abordagens mais corriqueiras de imagens publicitárias do gênero feminino e sua relação com a noção de “representação” geralmente contraposta à “realidade”. Propõe-se uma abordagem diferenciada, que supere essa dicotomia e leve em conta o contexto atual de circulação de imagens em mídias digitais e novas tecnologias de comunicação, bem como as potenciais contribuições destas para constituir performances e referências identitárias de gênero.This paper presents theoretical and methodological considerations to possible sociological approachs on recurring images of femininity in advertising and digital media streaming in social networking sites. One problematizes the most common approaches to advertising images of female gender and its relations to the notion of “representation” usually contrasted with “reality.” It is proposed a differentiated approach to overcome this dichotomy and take into account the present context of images flow through digital media and new communication technologies. At the same time, it takes in consideration the potential contributions of such media to constitute performances and identitary references of gender.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2017-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/10398110.11606/0103-2070.ts.2017.103981Tempo Social; Vol. 29 No. 1 (2017); 235-255Tempo Social; v. 29 n. 1 (2017); 235-255Tempo Social; Vol. 29 Núm. 1 (2017); 235-2551809-45540103-2070reponame:Tempo Social (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/103981/127496https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/103981/147777Copyright (c) 2017 Tempo Socialhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRossi, Túlio Cunha2023-05-09T15:25:39Zoai:revistas.usp.br:article/103981Revistahttps://www.revistas.usp.br/ts/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptemposoc@edu.usp.br1809-45540103-2070opendoar:2023-05-09T15:25:39Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Feminilidade e suas imagens em mídias digitais: questões para pensar gênero e visualidade no século XXI
Femininity and its imagens in digital media: questions to think gender and visuality in the XXI century
title Feminilidade e suas imagens em mídias digitais: questões para pensar gênero e visualidade no século XXI
spellingShingle Feminilidade e suas imagens em mídias digitais: questões para pensar gênero e visualidade no século XXI
Rossi, Túlio Cunha
Gênero
Feminilidade
Imagens
Consumo
Mídias digitais.
Gender
Femininity
Images
Consumerism
Digital media
title_short Feminilidade e suas imagens em mídias digitais: questões para pensar gênero e visualidade no século XXI
title_full Feminilidade e suas imagens em mídias digitais: questões para pensar gênero e visualidade no século XXI
title_fullStr Feminilidade e suas imagens em mídias digitais: questões para pensar gênero e visualidade no século XXI
title_full_unstemmed Feminilidade e suas imagens em mídias digitais: questões para pensar gênero e visualidade no século XXI
title_sort Feminilidade e suas imagens em mídias digitais: questões para pensar gênero e visualidade no século XXI
author Rossi, Túlio Cunha
author_facet Rossi, Túlio Cunha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Túlio Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Feminilidade
Imagens
Consumo
Mídias digitais.
Gender
Femininity
Images
Consumerism
Digital media
topic Gênero
Feminilidade
Imagens
Consumo
Mídias digitais.
Gender
Femininity
Images
Consumerism
Digital media
description Este artigo apresenta reflexões teórico-metodológicas sobre possíveis abordagens sociológicas de imagens de feminilidade recorrentes na publicidade e em mídias digitais que circulam em redes sociais na internet. Problematizam-se as abordagens mais corriqueiras de imagens publicitárias do gênero feminino e sua relação com a noção de “representação” geralmente contraposta à “realidade”. Propõe-se uma abordagem diferenciada, que supere essa dicotomia e leve em conta o contexto atual de circulação de imagens em mídias digitais e novas tecnologias de comunicação, bem como as potenciais contribuições destas para constituir performances e referências identitárias de gênero.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/103981
10.11606/0103-2070.ts.2017.103981
url https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/103981
identifier_str_mv 10.11606/0103-2070.ts.2017.103981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/103981/127496
https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/103981/147777
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Tempo Social
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Tempo Social
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Tempo Social; Vol. 29 No. 1 (2017); 235-255
Tempo Social; v. 29 n. 1 (2017); 235-255
Tempo Social; Vol. 29 Núm. 1 (2017); 235-255
1809-4554
0103-2070
reponame:Tempo Social (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Tempo Social (Online)
collection Tempo Social (Online)
repository.name.fl_str_mv Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv temposoc@edu.usp.br
_version_ 1800221915886911488