Diversificação do sistema de educação terciária: um desafio para o Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tempo Social (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12392 |
Resumo: | Este texto examina as tendências de diversificação do sistema de educação terciária no âmbito internacional. O termo educação terciária sinaliza uma mudança de orientação no atendimento da demanda. No lugar de uma hierarquia rígida de cursos, currículos e instituições, buscam-se processos de aprendizagem mais flexíveis e interconectados. Tendo por referência essa experiência internacional, analisam-se as mudanças ocorridas no sistema de educação superior no Brasil após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) de 1996. É possível verificar um processo de diversificação do sistema de educação terciária no Brasil? Observa-se, por um lado, que a idéia da diversificação, nos seus vários planos, enfrenta diferentes tipos de resistências e parece chocar a cultura institucional estabelecida. Por outro lado, as alterações legais e as novas alternativas abertas, destituídas de programas de fomento pertinentemente implementados, arriscam frustrarem-se pela resistência do sistema ou pela sua deturpação. |
id |
USP-41_3f583223d4d9fc99365875f857c6fcad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/12392 |
network_acronym_str |
USP-41 |
network_name_str |
Tempo Social (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Diversificação do sistema de educação terciária: um desafio para o Brasil DiversificaçãoSistema de educação terciáriaEstruturas interconectadasFlexibilidade do sistemaDiversificationTertiary educational systemInterconnected structuresSystem flexibilityEste texto examina as tendências de diversificação do sistema de educação terciária no âmbito internacional. O termo educação terciária sinaliza uma mudança de orientação no atendimento da demanda. No lugar de uma hierarquia rígida de cursos, currículos e instituições, buscam-se processos de aprendizagem mais flexíveis e interconectados. Tendo por referência essa experiência internacional, analisam-se as mudanças ocorridas no sistema de educação superior no Brasil após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) de 1996. É possível verificar um processo de diversificação do sistema de educação terciária no Brasil? Observa-se, por um lado, que a idéia da diversificação, nos seus vários planos, enfrenta diferentes tipos de resistências e parece chocar a cultura institucional estabelecida. Por outro lado, as alterações legais e as novas alternativas abertas, destituídas de programas de fomento pertinentemente implementados, arriscam frustrarem-se pela resistência do sistema ou pela sua deturpação. The diversification tendency of the tertiary educational system examined at an international level. The term tertiary education points to a change in the orientation on the meeting of demands. Instead of a rigid hierarchy of courses, curricula and institutions, there is a search for more flexible and interconnected learning processes. Taking international experience for reference, the main focus are changes that occurred in the university educational system after the Regulatory Law on National Education (LDBN) was passed in 1996. Is it possible to find a diversification process of the tertiary educational system in Brazil? On the one hand, the idea of diversification at its various levels encounters many different kinds of resistances and it seems to shock the established institutional culture. On the other, the legal alterations and the new open alternatives, stripped of the pertinently implemented funding programs, run the risk of becoming frustrated by the resistance of the system, or by its corruption. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2003-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/1239210.1590/S0103-20702003000100002Tempo Social; Vol. 15 No. 1 (2003); 21-44 Tempo Social; v. 15 n. 1 (2003); 21-44 Tempo Social; Vol. 15 Núm. 1 (2003); 21-44 1809-45540103-2070reponame:Tempo Social (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12392/14169Copyright (c) 2015 Tempo Socialhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNeves, Clarissa Eckert Baeta2023-06-20T13:05:17Zoai:revistas.usp.br:article/12392Revistahttps://www.revistas.usp.br/ts/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptemposoc@edu.usp.br1809-45540103-2070opendoar:2023-06-20T13:05:17Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diversificação do sistema de educação terciária: um desafio para o Brasil |
title |
Diversificação do sistema de educação terciária: um desafio para o Brasil |
spellingShingle |
Diversificação do sistema de educação terciária: um desafio para o Brasil Neves, Clarissa Eckert Baeta Diversificação Sistema de educação terciária Estruturas interconectadas Flexibilidade do sistema Diversification Tertiary educational system Interconnected structures System flexibility |
title_short |
Diversificação do sistema de educação terciária: um desafio para o Brasil |
title_full |
Diversificação do sistema de educação terciária: um desafio para o Brasil |
title_fullStr |
Diversificação do sistema de educação terciária: um desafio para o Brasil |
title_full_unstemmed |
Diversificação do sistema de educação terciária: um desafio para o Brasil |
title_sort |
Diversificação do sistema de educação terciária: um desafio para o Brasil |
author |
Neves, Clarissa Eckert Baeta |
author_facet |
Neves, Clarissa Eckert Baeta |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Clarissa Eckert Baeta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diversificação Sistema de educação terciária Estruturas interconectadas Flexibilidade do sistema Diversification Tertiary educational system Interconnected structures System flexibility |
topic |
Diversificação Sistema de educação terciária Estruturas interconectadas Flexibilidade do sistema Diversification Tertiary educational system Interconnected structures System flexibility |
description |
Este texto examina as tendências de diversificação do sistema de educação terciária no âmbito internacional. O termo educação terciária sinaliza uma mudança de orientação no atendimento da demanda. No lugar de uma hierarquia rígida de cursos, currículos e instituições, buscam-se processos de aprendizagem mais flexíveis e interconectados. Tendo por referência essa experiência internacional, analisam-se as mudanças ocorridas no sistema de educação superior no Brasil após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) de 1996. É possível verificar um processo de diversificação do sistema de educação terciária no Brasil? Observa-se, por um lado, que a idéia da diversificação, nos seus vários planos, enfrenta diferentes tipos de resistências e parece chocar a cultura institucional estabelecida. Por outro lado, as alterações legais e as novas alternativas abertas, destituídas de programas de fomento pertinentemente implementados, arriscam frustrarem-se pela resistência do sistema ou pela sua deturpação. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12392 10.1590/S0103-20702003000100002 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12392 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0103-20702003000100002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12392/14169 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Tempo Social http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Tempo Social http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Tempo Social; Vol. 15 No. 1 (2003); 21-44 Tempo Social; v. 15 n. 1 (2003); 21-44 Tempo Social; Vol. 15 Núm. 1 (2003); 21-44 1809-4554 0103-2070 reponame:Tempo Social (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Tempo Social (Online) |
collection |
Tempo Social (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
temposoc@edu.usp.br |
_version_ |
1800221913371377664 |