Gosto musical e pertencimento social: O caso do samba e do choro no Rio de Janeiro e em São Paulo
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Tempo Social (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/109800 |
Resumo: | Com base em dados levantados em questionários aplicados entre 2006 e 2009 junto ao público de oito casas de espetáculo de São Paulo e do Rio de Janeiro dedicadas à difusão do choro e do samba (e seus subgêneros), este artigo argumenta que a hierarquia culturalmente reconhecida desses gêneros e subgêneros corresponde à hierarquia social de seus consumidores. Apesar da atual popularidade acadêmica do postulado do ecletismo cultural e dos consumidores “omnívoros”, a desigual probabilidade de acesso a esses diferentes bens musicais faz com que ainda se possa afirmar que o espaço de produção e propagação do samba e do choro nessas duas capitais brasileiras mantém uma relação de homologia com o espaço social em que são recrutados os ouvintes desse tipo de música. |
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Gosto musical e pertencimento social: O caso do samba e do choro no Rio de Janeiro e em São PauloMusical and social belonging taste: The case of samba and choro in Rio de Janeiro and Sao Paulomusical tastesocial belongingnessChoroSambaBrazilian Popular Musicgosto musicalpertencimento socialchorosambamúsica popular brasileira.Com base em dados levantados em questionários aplicados entre 2006 e 2009 junto ao público de oito casas de espetáculo de São Paulo e do Rio de Janeiro dedicadas à difusão do choro e do samba (e seus subgêneros), este artigo argumenta que a hierarquia culturalmente reconhecida desses gêneros e subgêneros corresponde à hierarquia social de seus consumidores. Apesar da atual popularidade acadêmica do postulado do ecletismo cultural e dos consumidores “omnívoros”, a desigual probabilidade de acesso a esses diferentes bens musicais faz com que ainda se possa afirmar que o espaço de produção e propagação do samba e do choro nessas duas capitais brasileiras mantém uma relação de homologia com o espaço social em que são recrutados os ouvintes desse tipo de música.Based on data collected through questionnaires applied between 2006 and 2009 to the audience of eight concert houses dedicated to Choro and Samba (and its subgenres) in São Paulo and Rio de Janeiro, this paper argues that the culturally recognized hierarchy of these genres and subgenres corresponds to the social hierarchy of their consumers. Despite the prevailing assumption of cultural eclecticism and "cultural omnivores", unequal probability of access to these different musical goods means we can still postulate that the space of production and propagation of Samba and Choro in these two Brazilian capitals maintains a relationship of homology with the social space in which are recruited the listeners of this type of music.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2016-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/10980010.11606/0103-2070.ts.2016.109800Tempo Social; Vol. 28 No. 2 (2016); 131-160Tempo Social; v. 28 n. 2 (2016); 131-160Tempo Social; Vol. 28 Núm. 2 (2016); 131-1601809-45540103-2070reponame:Tempo Social (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/109800/117474Copyright (c) 2016 Tempo Socialhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Dmitri CerbonciniPulici, Carolina Martins2023-05-11T12:29:11Zoai:revistas.usp.br:article/109800Revistahttps://www.revistas.usp.br/ts/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptemposoc@edu.usp.br1809-45540103-2070opendoar:2023-05-11T12:29:11Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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