De Francisca a Chiquinha: o pioneirismo insuspeito de Chiquinha Gonzaga
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tempo Social (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/114894 |
Resumo: | Este artigo toma a trajetória da compositora brasileira Chiquinha Gonzaga (1847-1935) com o objetivo de analisar o processo de construção social de seu renome a partir das inflexões de gênero presentes no campo da produção cultural carioca nas primeiras décadas do século XX. A tentativa de circunscrever a rede de relações sociais na qual ela se inseria – dando especial atenção à constituição de seu arquivo pessoal e à confecção de sua primeira biografia pela folclorista Mariza Lira (1899-1971) – é amparada por uma perspectiva socioantropológica que vê na história de vida da compositora o resultado de um projeto coletivo no qual interesses diversos são negociados e materializados em uma narrativa específica. Nesse sentido, tanto o nome Chiquinha Gonzaga quanto seu adjetivo “pioneira” podem ser repensados à luz dessa complexa dinâmica. |
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De Francisca a Chiquinha: o pioneirismo insuspeito de Chiquinha GonzagaFrom Francisca to Chiquinha: The unsuspected pioneering of Chiquinha GonzagaChiquinha GonzagaBiografiaSociologia da culturaGêneroChiquinha GonzagaBiographyCultural productionGenderEste artigo toma a trajetória da compositora brasileira Chiquinha Gonzaga (1847-1935) com o objetivo de analisar o processo de construção social de seu renome a partir das inflexões de gênero presentes no campo da produção cultural carioca nas primeiras décadas do século XX. A tentativa de circunscrever a rede de relações sociais na qual ela se inseria – dando especial atenção à constituição de seu arquivo pessoal e à confecção de sua primeira biografia pela folclorista Mariza Lira (1899-1971) – é amparada por uma perspectiva socioantropológica que vê na história de vida da compositora o resultado de um projeto coletivo no qual interesses diversos são negociados e materializados em uma narrativa específica. Nesse sentido, tanto o nome Chiquinha Gonzaga quanto seu adjetivo “pioneira” podem ser repensados à luz dessa complexa dinâmica.This article takes the trajectory of Brazilian composer Chiquinha Gonzaga (1847-1935) with the purpose of analyzing the social construction of her repute having in mind the gender inflexions present in 20th century Brazilian field of cultural production. The attempt of circumscribing her social network – focusing on the constitution of her archive and on her first biography by the folklorist Mariza Lira (1899-1971) – is supported by a socio-anthropological perspective that sees in the compositor’s life history the result of a collective project in which multiple interests are negotiated and materialized in a specific narrative. In this sense, either the name Chiquinha Gonzaga or the adjective “pioneer” can be thought through this complex dynamics.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2018-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/11489410.11606/0103-2070.ts.2018.114894Tempo Social; Vol. 30 No. 1 (2018); 305-324Tempo Social; v. 30 n. 1 (2018); 305-324Tempo Social; Vol. 30 Núm. 1 (2018); 305-3241809-45540103-2070reponame:Tempo Social (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/114894/138703Copyright (c) 2018 Tempo Socialhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCesar, Rafael do Nascimento2023-05-04T11:50:42Zoai:revistas.usp.br:article/114894Revistahttps://www.revistas.usp.br/ts/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptemposoc@edu.usp.br1809-45540103-2070opendoar:2023-05-04T11:50:42Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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