A cadeia de valor global de carros usados e sucatas: um relato etnográfico de práticas locais, trabalho e regulamentações em Gana
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Tempo Social (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/204354 |
Resumo: | O artigo se baseia em observações etnográficas de comerciantes de carros usados e peças de reposição em Gana para analisar como essas mercadorias são comercializadas nos continentes e como o valor de um carro é moldado por práticas e categorias que descrevo. A posição de Gana nesta cadeia de valor depende das regulamentações forjadas pela aliança entre políticos, comerciantes e mecânicos do setor informal, agora desafiados pelos fabricantes que prometem contribuir para a industrialização do país; e a disponibilidade de mão de obra qualificada e barata. Isso torna viáveis operações impossíveis em outros lugares. Eu suponho que, à medida que estes carros são reavaliados na África Ocidental, eles sustentam o ciclo de produção e a indústria automotiva nos países ricos. |
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A cadeia de valor global de carros usados e sucatas: um relato etnográfico de práticas locais, trabalho e regulamentações em GanaThe global value chain of second-hand cars and scraps: an ethnographic account of on-the-ground practices, labour and regulations in GhanaValue chainCarEmbeddednessRegulationGhanaCadeia de valorCarroIncorporaçãoRegulamentaçãoGanaO artigo se baseia em observações etnográficas de comerciantes de carros usados e peças de reposição em Gana para analisar como essas mercadorias são comercializadas nos continentes e como o valor de um carro é moldado por práticas e categorias que descrevo. A posição de Gana nesta cadeia de valor depende das regulamentações forjadas pela aliança entre políticos, comerciantes e mecânicos do setor informal, agora desafiados pelos fabricantes que prometem contribuir para a industrialização do país; e a disponibilidade de mão de obra qualificada e barata. Isso torna viáveis operações impossíveis em outros lugares. Eu suponho que, à medida que estes carros são reavaliados na África Ocidental, eles sustentam o ciclo de produção e a indústria automotiva nos países ricos.The article draws on ethnographic observations of second-hand car and spare-parts traders in Ghana to analyse how these goods are traded over continents and how the value of a car is shaped by grounded practices and categories that I describe. The position of Ghana in this global valuechain relies on regulations forged by the alliance between politicians, traders and mechanics of the informal sector, now challenged by manufacturers who promise to contribute to the country’s industrialisation; and the availability of skilled and cheap labour. This renders viable operations impossible elsewhere. I hypothesise that as these wastes are revalued in West Africa, they sustain the production cycle and automotive industry in rich countries.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2023-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/20435410.11606/0103-2070.ts.2023.204354Tempo Social; Vol. 35 No. 1 (2023); 67-86Tempo Social; v. 35 n. 1 (2023); 67-86Tempo Social; Vol. 35 Núm. 1 (2023); 67-861809-45540103-2070reponame:Tempo Social (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/204354/193467Copyright (c) 2023 Corentin Cohenhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCohen, Corentin2023-05-04T12:56:01Zoai:revistas.usp.br:article/204354Revistahttps://www.revistas.usp.br/ts/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptemposoc@edu.usp.br1809-45540103-2070opendoar:2023-05-04T12:56:01Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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