The good child comes back home: Gobineau taking refuge in family hierarchy
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tempo Social (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/69041 |
Resumo: | Extensa bibliografia confere a Arthur de Gobineau lugar central no desenvolvimento da filosofia racialista. Ele teria conquistado tal posição em função da repercussão do Essai sur l'inégalité des races humaines (1853-1855). Constatamos, porém, que se trata de obra muito comentada, mas pouco estudada. Uma investigação sobre suas bases revela-nos que ele não chega a elaborar um conceito de raça que se separe do de linhagem. Seu esforço para a construção de uma noção de "raça-espécie" esbarra em sua incapacidade de se libertar da "raça-linhagem". A hipótese ganha consistência quando analisamos o tratado sobre as raças em diálogo com suas obras posteriores. Em Les plêiades, publicada em 1872, ele problematiza sua perspectiva racial por meio da tentativa de construção de uma hierarquia individual. Contudo, tanto o viés racial quanto o individual soçobram no seu pessimismo fatalista. Em sua última obra, Histoire de Ottar Jarl, publicada em 1879, ele procura combinar essas hierarquias - racial e individual. O livro é uma fantasia genealógica na qual ele se põe em linha direta de descendência com o deus Odin. Entregando-se à resignação, ele sintetiza na ficção de sua suposta ascendência a derradeira tentativa de fundar uma distinção no mundo moderno: a hierarquia familiar. |
id |
USP-41_6fc4503e726690a5c50ae2f1239bfcc9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/69041 |
network_acronym_str |
USP-41 |
network_name_str |
Tempo Social (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The good child comes back home: Gobineau taking refuge in family hierarchy O bom filho a casa torna: Gobineau refugiado na hierarquia familiar HierarquiaIgualdadeHonraSéculo XIXHierarchyEqualityHonourNineteenth Century Extensa bibliografia confere a Arthur de Gobineau lugar central no desenvolvimento da filosofia racialista. Ele teria conquistado tal posição em função da repercussão do Essai sur l'inégalité des races humaines (1853-1855). Constatamos, porém, que se trata de obra muito comentada, mas pouco estudada. Uma investigação sobre suas bases revela-nos que ele não chega a elaborar um conceito de raça que se separe do de linhagem. Seu esforço para a construção de uma noção de "raça-espécie" esbarra em sua incapacidade de se libertar da "raça-linhagem". A hipótese ganha consistência quando analisamos o tratado sobre as raças em diálogo com suas obras posteriores. Em Les plêiades, publicada em 1872, ele problematiza sua perspectiva racial por meio da tentativa de construção de uma hierarquia individual. Contudo, tanto o viés racial quanto o individual soçobram no seu pessimismo fatalista. Em sua última obra, Histoire de Ottar Jarl, publicada em 1879, ele procura combinar essas hierarquias - racial e individual. O livro é uma fantasia genealógica na qual ele se põe em linha direta de descendência com o deus Odin. Entregando-se à resignação, ele sintetiza na ficção de sua suposta ascendência a derradeira tentativa de fundar uma distinção no mundo moderno: a hierarquia familiar. An extensive bibliography assigns Arthur de Gobineau with a central role in the development of racialist philosophy. This position arose largely from the repercussion of his Essai sur l'inégalité des races humaines (1853-1855). It is notable, though, that the work is much commented on, but little studied. An investigation of its background reveals that he does not elaborate a concept of race that different from that of lineage. His effort to construct a notion of 'race-species' collides with his apparent inability to escape from the 'race-lineage' model. This hypothesis is further substantiated when we compare his treatise on races with later works. In Les plêiades, published in 1872, he problematizes his racial perspective through the attempt to construct an individual hierarchy. However both the racial and individual approaches become dissipated in his fatalist pessimism. In his last work, Histoire de Ottar Jarl, published in 1879, he looks to combine these hierarchies - racial and individual. The book is a genealogical fantasy in which he places himself in a direct line of descent from the god Odin. With a tone of resignation, the fiction of his supposed origin summarizes his final attempt to found a distinction within the modern world: family hierarchy. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/6904110.1590/S0103-20702013000100012Tempo Social; v. 25 n. 1 (2013); 235-256Tempo Social; Vol. 25 No. 1 (2013); 235-256Tempo Social; Vol. 25 Núm. 1 (2013); 235-2561809-45540103-2070reponame:Tempo Social (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/69041/71490Copyright (c) 2015 Tempo Socialinfo:eu-repo/semantics/openAccessGahyva, Helga2014-10-31T18:24:04Zoai:revistas.usp.br:article/69041Revistahttps://www.revistas.usp.br/ts/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptemposoc@edu.usp.br1809-45540103-2070opendoar:2014-10-31T18:24:04Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The good child comes back home: Gobineau taking refuge in family hierarchy O bom filho a casa torna: Gobineau refugiado na hierarquia familiar |
title |
The good child comes back home: Gobineau taking refuge in family hierarchy |
spellingShingle |
The good child comes back home: Gobineau taking refuge in family hierarchy Gahyva, Helga Hierarquia Igualdade Honra Século XIX Hierarchy Equality Honour Nineteenth Century |
title_short |
The good child comes back home: Gobineau taking refuge in family hierarchy |
title_full |
The good child comes back home: Gobineau taking refuge in family hierarchy |
title_fullStr |
The good child comes back home: Gobineau taking refuge in family hierarchy |
title_full_unstemmed |
The good child comes back home: Gobineau taking refuge in family hierarchy |
title_sort |
The good child comes back home: Gobineau taking refuge in family hierarchy |
author |
Gahyva, Helga |
author_facet |
Gahyva, Helga |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gahyva, Helga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hierarquia Igualdade Honra Século XIX Hierarchy Equality Honour Nineteenth Century |
topic |
Hierarquia Igualdade Honra Século XIX Hierarchy Equality Honour Nineteenth Century |
description |
Extensa bibliografia confere a Arthur de Gobineau lugar central no desenvolvimento da filosofia racialista. Ele teria conquistado tal posição em função da repercussão do Essai sur l'inégalité des races humaines (1853-1855). Constatamos, porém, que se trata de obra muito comentada, mas pouco estudada. Uma investigação sobre suas bases revela-nos que ele não chega a elaborar um conceito de raça que se separe do de linhagem. Seu esforço para a construção de uma noção de "raça-espécie" esbarra em sua incapacidade de se libertar da "raça-linhagem". A hipótese ganha consistência quando analisamos o tratado sobre as raças em diálogo com suas obras posteriores. Em Les plêiades, publicada em 1872, ele problematiza sua perspectiva racial por meio da tentativa de construção de uma hierarquia individual. Contudo, tanto o viés racial quanto o individual soçobram no seu pessimismo fatalista. Em sua última obra, Histoire de Ottar Jarl, publicada em 1879, ele procura combinar essas hierarquias - racial e individual. O livro é uma fantasia genealógica na qual ele se põe em linha direta de descendência com o deus Odin. Entregando-se à resignação, ele sintetiza na ficção de sua suposta ascendência a derradeira tentativa de fundar uma distinção no mundo moderno: a hierarquia familiar. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/69041 10.1590/S0103-20702013000100012 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/69041 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0103-20702013000100012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/69041/71490 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Tempo Social info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Tempo Social |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Tempo Social; v. 25 n. 1 (2013); 235-256 Tempo Social; Vol. 25 No. 1 (2013); 235-256 Tempo Social; Vol. 25 Núm. 1 (2013); 235-256 1809-4554 0103-2070 reponame:Tempo Social (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Tempo Social (Online) |
collection |
Tempo Social (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
temposoc@edu.usp.br |
_version_ |
1748937770248699904 |