O crítico de arte em obra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leenhardt, Jacques
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tempo Social (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12364
Resumo: Este ensaio examina a relação entre palavra e imagem e suas conseqüências tanto para a evolução da arte como para as relações entre crítica e arte. Aponta-se para uma mistura cada vez mais acentuada entre os registros pictórico (imagem) e poético (palavra) que está na base de uma retórica da imagem cultivada e aprofundada pela publicidade. A invasão da imagem pelo registro conceitual da palavra aprofunda a dicotomia clássica entre sensível e inteligível, conduzindo à limitação da faculdade da imaginação.
id USP-41_7ac5b83a7b7cd26ece66675a1317f14c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/12364
network_acronym_str USP-41
network_name_str Tempo Social (Online)
repository_id_str
spelling O crítico de arte em obra The art critic at work artimagewordcriticismadvertisingarteimagempalavracríticapublicidadeEste ensaio examina a relação entre palavra e imagem e suas conseqüências tanto para a evolução da arte como para as relações entre crítica e arte. Aponta-se para uma mistura cada vez mais acentuada entre os registros pictórico (imagem) e poético (palavra) que está na base de uma retórica da imagem cultivada e aprofundada pela publicidade. A invasão da imagem pelo registro conceitual da palavra aprofunda a dicotomia clássica entre sensível e inteligível, conduzindo à limitação da faculdade da imaginação. This paper examines the relationship between word and image and the consequences both for the development of art and for the relationship between criticism and art. It shows how an ever-growing mixture of pictorial (image) and poetic (word) registers at the basis of image rhetoric is cultivated and deepened by advertising. The invasion of the image by the conceptual register of the word strengthens the classical dichotomy between sensitive and intelligible, leading to a limitation of the imagination. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2001-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/1236410.1590/S0103-20702001000200006Tempo Social; Vol. 13 No. 2 (2001); 115-120 Tempo Social; v. 13 n. 2 (2001); 115-120 Tempo Social; Vol. 13 Núm. 2 (2001); 115-120 1809-45540103-2070reponame:Tempo Social (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12364/14141Copyright (c) 2015 Tempo Socialhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeenhardt, Jacques2023-06-22T14:33:05Zoai:revistas.usp.br:article/12364Revistahttps://www.revistas.usp.br/ts/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptemposoc@edu.usp.br1809-45540103-2070opendoar:2023-06-22T14:33:05Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O crítico de arte em obra
The art critic at work
title O crítico de arte em obra
spellingShingle O crítico de arte em obra
Leenhardt, Jacques
art
image
word
criticism
advertising
arte
imagem
palavra
crítica
publicidade
title_short O crítico de arte em obra
title_full O crítico de arte em obra
title_fullStr O crítico de arte em obra
title_full_unstemmed O crítico de arte em obra
title_sort O crítico de arte em obra
author Leenhardt, Jacques
author_facet Leenhardt, Jacques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leenhardt, Jacques
dc.subject.por.fl_str_mv art
image
word
criticism
advertising
arte
imagem
palavra
crítica
publicidade
topic art
image
word
criticism
advertising
arte
imagem
palavra
crítica
publicidade
description Este ensaio examina a relação entre palavra e imagem e suas conseqüências tanto para a evolução da arte como para as relações entre crítica e arte. Aponta-se para uma mistura cada vez mais acentuada entre os registros pictórico (imagem) e poético (palavra) que está na base de uma retórica da imagem cultivada e aprofundada pela publicidade. A invasão da imagem pelo registro conceitual da palavra aprofunda a dicotomia clássica entre sensível e inteligível, conduzindo à limitação da faculdade da imaginação.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12364
10.1590/S0103-20702001000200006
url https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12364
identifier_str_mv 10.1590/S0103-20702001000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12364/14141
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Tempo Social
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Tempo Social
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Tempo Social; Vol. 13 No. 2 (2001); 115-120
Tempo Social; v. 13 n. 2 (2001); 115-120
Tempo Social; Vol. 13 Núm. 2 (2001); 115-120
1809-4554
0103-2070
reponame:Tempo Social (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Tempo Social (Online)
collection Tempo Social (Online)
repository.name.fl_str_mv Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv temposoc@edu.usp.br
_version_ 1800221913031639040