Prolegômeno às revoluções religiosas na América Latina
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tempo Social (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/84933 |
Resumo: | Nos últimos anos tornou-se cada vez mais clara a decepção daqueles que gostariam de ter visto o catolicismo "progressista" e as idéias associadas à Teologia da Libertação tornarem-se uma poderosa força de mudança na Igreja e na sociedade. Em contraste, o crescimento da variante pentecostal do protestantismo, comumente idenficado com a moderna cultura americana, surpreendeu e chocou muitos observadores. Com base em trabalho de campo realizado em Salvador (Bahia), este artigo compara esses dois movimentos e mostra o que os divide e também o que eles têm em comum, à luz do que os aproxima da cultura popular, dos modelos de desenvolvimento que encerram e de sua inserção no fenômeno da globalização. |
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Prolegômeno às revoluções religiosas na América LatinaProlegomenon to religious revolutions in Latin AmericaReligiosidade popularCatolicismoTeologia da libertaçãoPentecostalismoRacionalizaçãoModernizaçãoPopular religiosityCatholicismLiberation TehologyPentecostalismRationalization modernizationNos últimos anos tornou-se cada vez mais clara a decepção daqueles que gostariam de ter visto o catolicismo "progressista" e as idéias associadas à Teologia da Libertação tornarem-se uma poderosa força de mudança na Igreja e na sociedade. Em contraste, o crescimento da variante pentecostal do protestantismo, comumente idenficado com a moderna cultura americana, surpreendeu e chocou muitos observadores. Com base em trabalho de campo realizado em Salvador (Bahia), este artigo compara esses dois movimentos e mostra o que os divide e também o que eles têm em comum, à luz do que os aproxima da cultura popular, dos modelos de desenvolvimento que encerram e de sua inserção no fenômeno da globalização.It has become incresingly apparent in recent years that those who would have like to see "progressive" Catholicism and the ideas associated with Liberation Theology become powerful force for change in the Church and in society have been disappointed. In contrast the headlong growth of the Pentecostal variety of Protestantism which is commonly identified with modern North American culture has surprised and even shocked many observers. Based on field work in Salvador (Bahia), this article compares these two movements and shows what divides them and also what they have in common, in the light of their approaches to popular culture, the models of development they embody, and their insertion in the phenomenon of globalization.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas1992-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/8493310.1590/ts.v4i1/2.84933Tempo Social; Vol. 4 No. 1/2 (1992); 155-167Tempo Social; v. 4 n. 1/2 (1992); 155-167Tempo Social; Vol. 4 Núm. 1/2 (1992); 155-1671809-45540103-2070reponame:Tempo Social (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/84933/87664Copyright (c) 1992 Tempo Socialhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLehmann, David2023-07-06T18:11:40Zoai:revistas.usp.br:article/84933Revistahttps://www.revistas.usp.br/ts/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptemposoc@edu.usp.br1809-45540103-2070opendoar:2023-07-06T18:11:40Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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