A Sociologia da Educação de Bourdieu na revista Actes de la Recherche en Sciences Sociales
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tempo Social (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/122400 |
Resumo: | O texto apresenta uma incursão pelos artigos sobre educação do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) publicados na revista Actes de la Recherche en Sciences Sociales (ARSS). Fundada por Bourdieu em 1975 e dirigida por ele até a sua morte, a ARSS acolheu onze de seus artigos na temática educacional (sendo quatro em co-autoria) entre 1975 e 2000. Ressalta-se que nas páginas do periódico o autor “rascunhou” vários trabalhos que viriam a se constituir em seus livros. Nos textos ali apresentados Bourdieu reafirma a relevância da sociologia da educação como um capítulo importante da sociologia do conhecimento e da sociologia do poder, fornecendo um verdadeiro programa de investigação para enxergar os mecanismos instituídos de produção da dominação e das estratégias de reprodução nas sociedades de classes contemporâneas. |
id |
USP-41_961f07ca5448b07ecacd8d43e1b8677e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/122400 |
network_acronym_str |
USP-41 |
network_name_str |
Tempo Social (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Sociologia da Educação de Bourdieu na revista Actes de la Recherche en Sciences SocialesThe sociology of education by Bourdieu in the Actes de la Recherche en Sciences SocialesPierre BourdieuActes de la Recherche en Sciences SocialesSociologia da educaçãoEducaçãocultura e dominaçãoEducação e reprodução socialPierre BourdieuActes de la Recherche en Sciences SocialesSociology of educationEducationculture and dominationEducation and social reproductionO texto apresenta uma incursão pelos artigos sobre educação do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) publicados na revista Actes de la Recherche en Sciences Sociales (ARSS). Fundada por Bourdieu em 1975 e dirigida por ele até a sua morte, a ARSS acolheu onze de seus artigos na temática educacional (sendo quatro em co-autoria) entre 1975 e 2000. Ressalta-se que nas páginas do periódico o autor “rascunhou” vários trabalhos que viriam a se constituir em seus livros. Nos textos ali apresentados Bourdieu reafirma a relevância da sociologia da educação como um capítulo importante da sociologia do conhecimento e da sociologia do poder, fornecendo um verdadeiro programa de investigação para enxergar os mecanismos instituídos de produção da dominação e das estratégias de reprodução nas sociedades de classes contemporâneas.The sociology of education by Bourdieu in the journal Actes de la Recherche en Sciences Sociales The text presents an incursion in the articles by the french sociologist Pierre Bourdieu (1930-2002), published in the scientific journal Actes de la Recherche en Science Sociales (ARSS) having education as its subject. Created by Bourdieu in 1975 and directed by him until his death, ARSS received eleven of his articles (being four as co-writer) between the years of 1975 and 2000. Emphasising that in the pages of the periodical the author “drafted” several papers that would become his books. In these presented texts Bourdieu reafirms the relevance of the sociology of education as an important chapter of the sociology of knowledge and the sociology of power, granting a real programme of investigation to unfold the instituted mechanisms in the production of the domination and the strategies of reproduction in the contemporary society class.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2018-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12240010.11606/0103-2070.ts.2018.122400Tempo Social; Vol. 30 No. 2 (2018); 171-195Tempo Social; v. 30 n. 2 (2018); 171-195Tempo Social; Vol. 30 Núm. 2 (2018); 171-1951809-45540103-2070reponame:Tempo Social (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/122400/142057Copyright (c) 2018 Tempo Socialhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHey, Ana PaulaCatani, Afrânio MendesMedeiros, Cristina Carta Cardoso de2023-05-02T14:42:52Zoai:revistas.usp.br:article/122400Revistahttps://www.revistas.usp.br/ts/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptemposoc@edu.usp.br1809-45540103-2070opendoar:2023-05-02T14:42:52Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Sociologia da Educação de Bourdieu na revista Actes de la Recherche en Sciences Sociales The sociology of education by Bourdieu in the Actes de la Recherche en Sciences Sociales |
title |
A Sociologia da Educação de Bourdieu na revista Actes de la Recherche en Sciences Sociales |
spellingShingle |
A Sociologia da Educação de Bourdieu na revista Actes de la Recherche en Sciences Sociales Hey, Ana Paula Pierre Bourdieu Actes de la Recherche en Sciences Sociales Sociologia da educação Educação cultura e dominação Educação e reprodução social Pierre Bourdieu Actes de la Recherche en Sciences Sociales Sociology of education Education culture and domination Education and social reproduction |
title_short |
A Sociologia da Educação de Bourdieu na revista Actes de la Recherche en Sciences Sociales |
title_full |
A Sociologia da Educação de Bourdieu na revista Actes de la Recherche en Sciences Sociales |
title_fullStr |
A Sociologia da Educação de Bourdieu na revista Actes de la Recherche en Sciences Sociales |
title_full_unstemmed |
A Sociologia da Educação de Bourdieu na revista Actes de la Recherche en Sciences Sociales |
title_sort |
A Sociologia da Educação de Bourdieu na revista Actes de la Recherche en Sciences Sociales |
author |
Hey, Ana Paula |
author_facet |
Hey, Ana Paula Catani, Afrânio Mendes Medeiros, Cristina Carta Cardoso de |
author_role |
author |
author2 |
Catani, Afrânio Mendes Medeiros, Cristina Carta Cardoso de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hey, Ana Paula Catani, Afrânio Mendes Medeiros, Cristina Carta Cardoso de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pierre Bourdieu Actes de la Recherche en Sciences Sociales Sociologia da educação Educação cultura e dominação Educação e reprodução social Pierre Bourdieu Actes de la Recherche en Sciences Sociales Sociology of education Education culture and domination Education and social reproduction |
topic |
Pierre Bourdieu Actes de la Recherche en Sciences Sociales Sociologia da educação Educação cultura e dominação Educação e reprodução social Pierre Bourdieu Actes de la Recherche en Sciences Sociales Sociology of education Education culture and domination Education and social reproduction |
description |
O texto apresenta uma incursão pelos artigos sobre educação do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) publicados na revista Actes de la Recherche en Sciences Sociales (ARSS). Fundada por Bourdieu em 1975 e dirigida por ele até a sua morte, a ARSS acolheu onze de seus artigos na temática educacional (sendo quatro em co-autoria) entre 1975 e 2000. Ressalta-se que nas páginas do periódico o autor “rascunhou” vários trabalhos que viriam a se constituir em seus livros. Nos textos ali apresentados Bourdieu reafirma a relevância da sociologia da educação como um capítulo importante da sociologia do conhecimento e da sociologia do poder, fornecendo um verdadeiro programa de investigação para enxergar os mecanismos instituídos de produção da dominação e das estratégias de reprodução nas sociedades de classes contemporâneas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/122400 10.11606/0103-2070.ts.2018.122400 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/122400 |
identifier_str_mv |
10.11606/0103-2070.ts.2018.122400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/122400/142057 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Tempo Social http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Tempo Social http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Tempo Social; Vol. 30 No. 2 (2018); 171-195 Tempo Social; v. 30 n. 2 (2018); 171-195 Tempo Social; Vol. 30 Núm. 2 (2018); 171-195 1809-4554 0103-2070 reponame:Tempo Social (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Tempo Social (Online) |
collection |
Tempo Social (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
temposoc@edu.usp.br |
_version_ |
1800221916362964992 |