Estratégias comerciais e operacionais das grandes companhias de saneamento: a experiência do Estado de São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tempo Social (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/157857 |
Resumo: | O final do século XX testemunhou a ascensão de modelos de política pública baseados em soluções de mercado, o que estimulou a privatização e o surgimento de parcerias público-privadas no setor de saneamento básico. O objetivo deste trabalho é avaliar as estratégias comerciais e operacionais adotadas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), tendo em vista as transformações em curso no mercado internacional, a fim de juntar elementos que contribuam para o debate das políticas de saneamento no Brasil. A metodologia do trabalho buscou identificar convergências e divergências entre os interesses dos investidores e dos usuários, a partir da análise das informações econômicas e operacionais disponíveis nos relatórios dos acionistas, com destaque para os seguintes aspectos: recursos humanos, investimentos, tarifas, eficiência operacional e lucratividade. A investigação concluiu que a Sabesp vem seguindo estratégias semelhantes às observadas nas companhias que atuam no mercado internacional, embora tenha divergido em alguns aspectos, possivelmente em razão das características da infraestrutura de saneamento presentes em São Paulo. Finalmente, em oposição à harmonia preconizada nos textos que defendem as soluções de mercado, esta pesquisa apontou nas estratégias da Sabesp os conflitos entre os interesses de investidores e usuários. |
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Estratégias comerciais e operacionais das grandes companhias de saneamento: a experiência do Estado de São PauloCommercial and operational strategies by large sanitation companies: the experience of the State of São PauloBasic sanitationEnvironmental managementUrban infrastructureCitizen participationUrban servicesSaneamento básicoGestão ambientalInfraestrutura urbanaParticipação cidadãServiços urbanosO final do século XX testemunhou a ascensão de modelos de política pública baseados em soluções de mercado, o que estimulou a privatização e o surgimento de parcerias público-privadas no setor de saneamento básico. O objetivo deste trabalho é avaliar as estratégias comerciais e operacionais adotadas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), tendo em vista as transformações em curso no mercado internacional, a fim de juntar elementos que contribuam para o debate das políticas de saneamento no Brasil. A metodologia do trabalho buscou identificar convergências e divergências entre os interesses dos investidores e dos usuários, a partir da análise das informações econômicas e operacionais disponíveis nos relatórios dos acionistas, com destaque para os seguintes aspectos: recursos humanos, investimentos, tarifas, eficiência operacional e lucratividade. A investigação concluiu que a Sabesp vem seguindo estratégias semelhantes às observadas nas companhias que atuam no mercado internacional, embora tenha divergido em alguns aspectos, possivelmente em razão das características da infraestrutura de saneamento presentes em São Paulo. Finalmente, em oposição à harmonia preconizada nos textos que defendem as soluções de mercado, esta pesquisa apontou nas estratégias da Sabesp os conflitos entre os interesses de investidores e usuários.The late 20th century witnessed the rise of public policy models based on market solutions which stimulated privatization process and public-private partnerships in basic sanitation services. The aim of this work is to evaluate the commercial and operational strategies adopted by the Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp ( the sanitation company of São Paulo State) in view of the current changes of global sanitation industry. The methodology sought to identify convergences and divergences between the interests of investors and users, based on the analysis of the economic and operational information available in the shareholders’ reports, highlighting the following aspects: human resources, investments, tariffs, operational efficiency and profitability. The investigation concluded that Sabesp has followed strategies similar to those observed in companies operating in the international market, although it has diverged in some aspects, possibly due to the characteristics of the sanitation infrastructure in São Paulo. Finally, in opposition to the harmony advocated in the texts that defend the market solutions, this research pointed out in the design of the strategies adopted by Sabesp the conflicts of interest between investors and users.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2020-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/15785710.11606/0103-2070.ts.2020.157857Tempo Social; Vol. 32 No. 2 (2020); 229-256Tempo Social; v. 32 n. 2 (2020); 229-256Tempo Social; Vol. 32 Núm. 2 (2020); 229-2561809-45540103-2070reponame:Tempo Social (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/157857/162356Copyright (c) 2020 Tempo Socialhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDe Oliveira, Alberto2023-04-27T11:42:28Zoai:revistas.usp.br:article/157857Revistahttps://www.revistas.usp.br/ts/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptemposoc@edu.usp.br1809-45540103-2070opendoar:2023-04-27T11:42:28Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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