Experiência individual e objetividade em Minima moralia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tempo Social (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12656 |
Resumo: | Escritos no período entre a redação e a publicação definitiva de Dialética do esclarecimento, os 153 aforismos de Minima moralia também podem ser descritos como uma investigação das causas que levaram a humanidade a se afundar "em uma nova espécie de barbárie". Essa questão, no entanto, em Minima moralia, é examinada a partir de uma metodologia e de uma perspectiva bastante peculiares. Adorno se propõe a nada menos que traduzir a experiência individual e subjetiva em uma forma de conhecimento objetiva e universal. |
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Experiência individual e objetividade em Minima moralia Individual experience and objectivity in Minima moralia Theodor AdornoMinima moraliaDialectic of EnlightenmentCritical theoryTheodor AdornoMinima moraliaDialética do esclarecimentoTeoria críticaEscritos no período entre a redação e a publicação definitiva de Dialética do esclarecimento, os 153 aforismos de Minima moralia também podem ser descritos como uma investigação das causas que levaram a humanidade a se afundar "em uma nova espécie de barbárie". Essa questão, no entanto, em Minima moralia, é examinada a partir de uma metodologia e de uma perspectiva bastante peculiares. Adorno se propõe a nada menos que traduzir a experiência individual e subjetiva em uma forma de conhecimento objetiva e universal. Written in the period between the drafting and final publication of Dialectic of Enlightenment, the 153 aphorisms of Adorno's Minima moralia can be described, like the work co-authored with Horkheimer, as an investigation into the causes that led humanity to sink "into a new kind of barbarism." However, in Minima moralia this question is examined from a highly singular perspective and methodology. Adorno proposes nothing less then the translation of individual and subjective experience into a universal and objective form of knowledge. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/1265610.1590/S0103-20702011000100008Tempo Social; Vol. 23 No. 1 (2011); 169-177Tempo Social; v. 23 n. 1 (2011); 169-177Tempo Social; Vol. 23 Núm. 1 (2011); 169-1771809-45540103-2070reponame:Tempo Social (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12656/14433Copyright (c) 2015 Tempo Socialhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMusse, Ricardo2023-05-23T14:10:13Zoai:revistas.usp.br:article/12656Revistahttps://www.revistas.usp.br/ts/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptemposoc@edu.usp.br1809-45540103-2070opendoar:2023-05-23T14:10:13Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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