Qualidade docente e eficácia escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tempo Social (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12563 |
Resumo: | Este texto visa a explorar uma faceta do funcionamento do sistema escolar que permite associar a implementação de políticas públicas, no caso, a distribuição dos professores pelas escolas e salas de aula, e à avaliação dos impactos dessa distribuição do ponto de vista da busca por maior igualdade de oportunidades. Para discutir essa questão, usaremos os dados de pesquisa realizada no Brasil, na Argentina, no Chile e no México, com informações de 96 escolas e professores, assim como de 2048 alunos de 4ª série que estudavam em escolas situadas em bairros pobres de Belo Horizonte, Buenos Aires, Santiago e Guanajuato. Inicialmente, discutimos alguns dos elementos das políticas educacionais latino-americanas e o lugar dado por elas aos professores, salientando as relações estabelecidas entre eficiência, justiça e eqüidade pelas políticas públicas modernas. A pesquisa econômica e sociológica sobre os docentes tem evidenciado que certas características dos professores podem ter impactos sobre o desempenho de estudantes provenientes de grupos sociais distintos, particularmente sua experiência. Os dados mencionados permitiram verificar que a distribuição dos professores pelas turmas da amostra tenderia a reduzir a igualdade de oportunidades educacionais, desfavorecendo alunos mais pobres nos sistemas públicos de ensino ao negar-lhes os professores mais experientes. |
id |
USP-41_da754858ceab4ba5baaec0a65fbd9f77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/12563 |
network_acronym_str |
USP-41 |
network_name_str |
Tempo Social (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Qualidade docente e eficácia escolar The quality of teachers as a factor in school efficiency TeachersTeaching practicesEducational policiesEquality of opportunitiesSchool qualityProfessoresPráticas docentesPolíticas educacionaisIgualdade de oportunidadesQualidade da escolaEste texto visa a explorar uma faceta do funcionamento do sistema escolar que permite associar a implementação de políticas públicas, no caso, a distribuição dos professores pelas escolas e salas de aula, e à avaliação dos impactos dessa distribuição do ponto de vista da busca por maior igualdade de oportunidades. Para discutir essa questão, usaremos os dados de pesquisa realizada no Brasil, na Argentina, no Chile e no México, com informações de 96 escolas e professores, assim como de 2048 alunos de 4ª série que estudavam em escolas situadas em bairros pobres de Belo Horizonte, Buenos Aires, Santiago e Guanajuato. Inicialmente, discutimos alguns dos elementos das políticas educacionais latino-americanas e o lugar dado por elas aos professores, salientando as relações estabelecidas entre eficiência, justiça e eqüidade pelas políticas públicas modernas. A pesquisa econômica e sociológica sobre os docentes tem evidenciado que certas características dos professores podem ter impactos sobre o desempenho de estudantes provenientes de grupos sociais distintos, particularmente sua experiência. Os dados mencionados permitiram verificar que a distribuição dos professores pelas turmas da amostra tenderia a reduzir a igualdade de oportunidades educacionais, desfavorecendo alunos mais pobres nos sistemas públicos de ensino ao negar-lhes os professores mais experientes. This paper examines the spatial distribution of teachers across the primary school system as a trait of educational policies in Latin America. These policies are generally justified in terms of their impact on the development of equality of opportunities and their emphasis on justice, efficiency and equity. We discuss this question using data from a survey undertaken in Brazil, Argentina, Chile and Mexico: in 96 schools located in poor districts of Belo Horizonte, Buenos Aires, Santiago and Guanajuato, we interviewed 96 teachers and principals, tested 2,048 fourth grade students and surveyed their parents. Recent economic and sociological studies have shown that some of the professional characteristics of teachers, especially their experience, can improve the achievements of poor students. But our data suggest that the distribution of teachers across the school system tends to reduce the equality of educational opportunities for these students by denying them the more experienced teachers. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2008-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/1256310.1590/S0103-20702008000100006Tempo Social; Vol. 20 No. 1 (2008); 119-133Tempo Social; v. 20 n. 1 (2008); 119-133Tempo Social; Vol. 20 Núm. 1 (2008); 119-1331809-45540103-2070reponame:Tempo Social (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12563/14340Copyright (c) 2015 Tempo Socialhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPaul, Jean-JacquesBarbosa, Maria Ligia de Oliveira2023-05-31T12:52:50Zoai:revistas.usp.br:article/12563Revistahttps://www.revistas.usp.br/ts/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptemposoc@edu.usp.br1809-45540103-2070opendoar:2023-05-31T12:52:50Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade docente e eficácia escolar The quality of teachers as a factor in school efficiency |
title |
Qualidade docente e eficácia escolar |
spellingShingle |
Qualidade docente e eficácia escolar Paul, Jean-Jacques Teachers Teaching practices Educational policies Equality of opportunities School quality Professores Práticas docentes Políticas educacionais Igualdade de oportunidades Qualidade da escola |
title_short |
Qualidade docente e eficácia escolar |
title_full |
Qualidade docente e eficácia escolar |
title_fullStr |
Qualidade docente e eficácia escolar |
title_full_unstemmed |
Qualidade docente e eficácia escolar |
title_sort |
Qualidade docente e eficácia escolar |
author |
Paul, Jean-Jacques |
author_facet |
Paul, Jean-Jacques Barbosa, Maria Ligia de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Maria Ligia de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paul, Jean-Jacques Barbosa, Maria Ligia de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teachers Teaching practices Educational policies Equality of opportunities School quality Professores Práticas docentes Políticas educacionais Igualdade de oportunidades Qualidade da escola |
topic |
Teachers Teaching practices Educational policies Equality of opportunities School quality Professores Práticas docentes Políticas educacionais Igualdade de oportunidades Qualidade da escola |
description |
Este texto visa a explorar uma faceta do funcionamento do sistema escolar que permite associar a implementação de políticas públicas, no caso, a distribuição dos professores pelas escolas e salas de aula, e à avaliação dos impactos dessa distribuição do ponto de vista da busca por maior igualdade de oportunidades. Para discutir essa questão, usaremos os dados de pesquisa realizada no Brasil, na Argentina, no Chile e no México, com informações de 96 escolas e professores, assim como de 2048 alunos de 4ª série que estudavam em escolas situadas em bairros pobres de Belo Horizonte, Buenos Aires, Santiago e Guanajuato. Inicialmente, discutimos alguns dos elementos das políticas educacionais latino-americanas e o lugar dado por elas aos professores, salientando as relações estabelecidas entre eficiência, justiça e eqüidade pelas políticas públicas modernas. A pesquisa econômica e sociológica sobre os docentes tem evidenciado que certas características dos professores podem ter impactos sobre o desempenho de estudantes provenientes de grupos sociais distintos, particularmente sua experiência. Os dados mencionados permitiram verificar que a distribuição dos professores pelas turmas da amostra tenderia a reduzir a igualdade de oportunidades educacionais, desfavorecendo alunos mais pobres nos sistemas públicos de ensino ao negar-lhes os professores mais experientes. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12563 10.1590/S0103-20702008000100006 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12563 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0103-20702008000100006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12563/14340 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Tempo Social http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Tempo Social http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Tempo Social; Vol. 20 No. 1 (2008); 119-133 Tempo Social; v. 20 n. 1 (2008); 119-133 Tempo Social; Vol. 20 Núm. 1 (2008); 119-133 1809-4554 0103-2070 reponame:Tempo Social (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Tempo Social (Online) |
collection |
Tempo Social (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
temposoc@edu.usp.br |
_version_ |
1800221914019397632 |