Arte como conceito e como imagem: a redefinição da "arte pela arte"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, João Valente
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Bastos, Nádia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tempo Social (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/78771
Resumo: A arte contemporânea tem incorporado mudanças relevantes nas suas propriedades internas. Entre algumas dessas propriedades, este artigo irá abordar as asserções da arte como conceito e da arte como imagem. Nesse sentido, a análise de conteúdo de algumas das principais teses da arte conceitual e a análise do trabalho de Cindy Sherman fornecerão o terreno empírico para as asserções supramencionadas. Com efeito, este duplo processo de tornar vários aspectos da arte contemporânea em conceitos e/ou em imagens representa uma grande transformação no campo artístico. Ao mesmo tempo, a transformação interna referida no campo artístico também tem efeitos na relação entre esse mesmo campo artístico e a estrutura social global. No caso deste artigo, a relação entre o campo artístico e o capitalismo operada pela redefinição do princípio da "arte pela arte".
id USP-41_dce4bf22a54d91255851c6da6dffd32c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/78771
network_acronym_str USP-41
network_name_str Tempo Social (Online)
repository_id_str
spelling Arte como conceito e como imagem: a redefinição da "arte pela arte" Art as concept and image: the redefinition of "art for art's sake" A arte contemporânea tem incorporado mudanças relevantes nas suas propriedades internas. Entre algumas dessas propriedades, este artigo irá abordar as asserções da arte como conceito e da arte como imagem. Nesse sentido, a análise de conteúdo de algumas das principais teses da arte conceitual e a análise do trabalho de Cindy Sherman fornecerão o terreno empírico para as asserções supramencionadas. Com efeito, este duplo processo de tornar vários aspectos da arte contemporânea em conceitos e/ou em imagens representa uma grande transformação no campo artístico. Ao mesmo tempo, a transformação interna referida no campo artístico também tem efeitos na relação entre esse mesmo campo artístico e a estrutura social global. No caso deste artigo, a relação entre o campo artístico e o capitalismo operada pela redefinição do princípio da "arte pela arte". Contemporary art has absorbed fundamental changes into its internal conditions, including frameworks that approach art as a concept and as an image. This article examines the content of some of the principal theses of conceptual art, taking the work of Cindy Sherman as the empirical grounds for analyzing these frameworks. In fact this double of processing of turning various aspects of contemporary art into concepts and/or images represents a significant transformation in the artistic field. At the same time, the internal transformation seen in the artistic field also affects the relation between this same artistic field and the global social structure - in the case of this article, the relation between the artistic field and capitalism mobilized by the redefinition of the principle of "art for art's sake". Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2013-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/7877110.1590/S0103-20702013000200010Tempo Social; Vol. 25 No. 2 (2013); 181-203Tempo Social; v. 25 n. 2 (2013); 181-203Tempo Social; Vol. 25 Núm. 2 (2013); 181-2031809-45540103-2070reponame:Tempo Social (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/78771/82823Copyright (c) 2015 Tempo Socialhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAguiar, João ValenteBastos, Nádia2023-05-18T13:06:51Zoai:revistas.usp.br:article/78771Revistahttps://www.revistas.usp.br/ts/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptemposoc@edu.usp.br1809-45540103-2070opendoar:2023-05-18T13:06:51Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Arte como conceito e como imagem: a redefinição da "arte pela arte"
Art as concept and image: the redefinition of "art for art's sake"
title Arte como conceito e como imagem: a redefinição da "arte pela arte"
spellingShingle Arte como conceito e como imagem: a redefinição da "arte pela arte"
Aguiar, João Valente
title_short Arte como conceito e como imagem: a redefinição da "arte pela arte"
title_full Arte como conceito e como imagem: a redefinição da "arte pela arte"
title_fullStr Arte como conceito e como imagem: a redefinição da "arte pela arte"
title_full_unstemmed Arte como conceito e como imagem: a redefinição da "arte pela arte"
title_sort Arte como conceito e como imagem: a redefinição da "arte pela arte"
author Aguiar, João Valente
author_facet Aguiar, João Valente
Bastos, Nádia
author_role author
author2 Bastos, Nádia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, João Valente
Bastos, Nádia
description A arte contemporânea tem incorporado mudanças relevantes nas suas propriedades internas. Entre algumas dessas propriedades, este artigo irá abordar as asserções da arte como conceito e da arte como imagem. Nesse sentido, a análise de conteúdo de algumas das principais teses da arte conceitual e a análise do trabalho de Cindy Sherman fornecerão o terreno empírico para as asserções supramencionadas. Com efeito, este duplo processo de tornar vários aspectos da arte contemporânea em conceitos e/ou em imagens representa uma grande transformação no campo artístico. Ao mesmo tempo, a transformação interna referida no campo artístico também tem efeitos na relação entre esse mesmo campo artístico e a estrutura social global. No caso deste artigo, a relação entre o campo artístico e o capitalismo operada pela redefinição do princípio da "arte pela arte".
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/78771
10.1590/S0103-20702013000200010
url https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/78771
identifier_str_mv 10.1590/S0103-20702013000200010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/78771/82823
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Tempo Social
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Tempo Social
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Tempo Social; Vol. 25 No. 2 (2013); 181-203
Tempo Social; v. 25 n. 2 (2013); 181-203
Tempo Social; Vol. 25 Núm. 2 (2013); 181-203
1809-4554
0103-2070
reponame:Tempo Social (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Tempo Social (Online)
collection Tempo Social (Online)
repository.name.fl_str_mv Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv temposoc@edu.usp.br
_version_ 1800221914869792768