Science, that obscure object of thought and use
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tempo Social (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12293 |
Resumo: | Consideramos aqui o duplo aspecto da ciência. De um lado, como conhecimento e pensamento; de outro, como possibilidade de aplicações e usos, para o melhor e para o pior (como mostramos através de um exemplo específico). Ao final, chamamos a atenção para a necessidade de uma reflexão crítica (epistemológica, histórica, filosófica e social) sobre a ciência, desde os níveis elementares da educação científica. |
id |
USP-41_e0105e1d59af938dd95b16b1aac0f574 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/12293 |
network_acronym_str |
USP-41 |
network_name_str |
Tempo Social (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Science, that obscure object of thought and use Ciência: aquele obscuro objeto de pensamento e uso ciênciatecnologiasociedadeéticapolíticavaloressciencetechnologysocietyethicspoliticsvaluesConsideramos aqui o duplo aspecto da ciência. De um lado, como conhecimento e pensamento; de outro, como possibilidade de aplicações e usos, para o melhor e para o pior (como mostramos através de um exemplo específico). Ao final, chamamos a atenção para a necessidade de uma reflexão crítica (epistemológica, histórica, filosófica e social) sobre a ciência, desde os níveis elementares da educação científica. In which we consider the twofold aspect of science as knowledge and thought on the one hand, and as possibility of applications and use for the best and the worse (as shown in a specific example) on the other hand, and call, at the end, for the need of a criticai (epistemological, historical, philosophical, social) reflection on science starting from the elementary levels of scientific education. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas1999-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/1229310.1590/S0103-20701999000100003Tempo Social; Vol. 11 No. 1 (1999); 67-73Tempo Social; v. 11 n. 1 (1999); 67-73Tempo Social; Vol. 11 Núm. 1 (1999); 67-731809-45540103-2070reponame:Tempo Social (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12293/14070Copyright (c) 2015 Tempo Socialhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPaty, Michel2023-06-27T15:02:42Zoai:revistas.usp.br:article/12293Revistahttps://www.revistas.usp.br/ts/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptemposoc@edu.usp.br1809-45540103-2070opendoar:2023-06-27T15:02:42Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Science, that obscure object of thought and use Ciência: aquele obscuro objeto de pensamento e uso |
title |
Science, that obscure object of thought and use |
spellingShingle |
Science, that obscure object of thought and use Paty, Michel ciência tecnologia sociedade ética política valores science technology society ethics politics values |
title_short |
Science, that obscure object of thought and use |
title_full |
Science, that obscure object of thought and use |
title_fullStr |
Science, that obscure object of thought and use |
title_full_unstemmed |
Science, that obscure object of thought and use |
title_sort |
Science, that obscure object of thought and use |
author |
Paty, Michel |
author_facet |
Paty, Michel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paty, Michel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ciência tecnologia sociedade ética política valores science technology society ethics politics values |
topic |
ciência tecnologia sociedade ética política valores science technology society ethics politics values |
description |
Consideramos aqui o duplo aspecto da ciência. De um lado, como conhecimento e pensamento; de outro, como possibilidade de aplicações e usos, para o melhor e para o pior (como mostramos através de um exemplo específico). Ao final, chamamos a atenção para a necessidade de uma reflexão crítica (epistemológica, histórica, filosófica e social) sobre a ciência, desde os níveis elementares da educação científica. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12293 10.1590/S0103-20701999000100003 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12293 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0103-20701999000100003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12293/14070 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Tempo Social http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Tempo Social http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Tempo Social; Vol. 11 No. 1 (1999); 67-73 Tempo Social; v. 11 n. 1 (1999); 67-73 Tempo Social; Vol. 11 Núm. 1 (1999); 67-73 1809-4554 0103-2070 reponame:Tempo Social (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Tempo Social (Online) |
collection |
Tempo Social (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
temposoc@edu.usp.br |
_version_ |
1800221912919441408 |