A escola da vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tempo Social (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/53138 |
Resumo: | O artigo discute as complexas relações entre educação, identidade e mudança social através da história de vida de Simon Bolívar, Benito Juárez e Ernesto Guevara. Reconstituindo seus percursos biográficos, à luz de teorias sociológicas recentes sobre a constituição dos atores sociais, torna-se possível, a um só tempo, discernir alguns traços fundamentais das identidades dessas três figuras centrais da história da América Latina e repensar o modo como as diferentes experiências socializadoras se combinam na produção da identidade e das disposições dos indivíduos em formas criativas não isentas de tensões. A tese central deste artigo é que essa combinação identitária de referências sociais díspares não só é possível, como é impulsionada por (e representa) transformações sócio-históricas de grandes proporções. |
id |
USP-41_e0ba52e0550461914c2550bdece8a2fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/53138 |
network_acronym_str |
USP-41 |
network_name_str |
Tempo Social (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A escola da vida The school of life BiographyEducationIdentityChangeBiografiaEducaçãoIdentidadeMudançaO artigo discute as complexas relações entre educação, identidade e mudança social através da história de vida de Simon Bolívar, Benito Juárez e Ernesto Guevara. Reconstituindo seus percursos biográficos, à luz de teorias sociológicas recentes sobre a constituição dos atores sociais, torna-se possível, a um só tempo, discernir alguns traços fundamentais das identidades dessas três figuras centrais da história da América Latina e repensar o modo como as diferentes experiências socializadoras se combinam na produção da identidade e das disposições dos indivíduos em formas criativas não isentas de tensões. A tese central deste artigo é que essa combinação identitária de referências sociais díspares não só é possível, como é impulsionada por (e representa) transformações sócio-históricas de grandes proporções. This paper discusses the complex relations between education, identity and social change, focusing specifically on the life-histories of Simon Bolívar, Benito Juárez and Ernesto Guevara. The reconstitution of their biographical pathways, supported by recent sociological theories on the constitution of social actors, allows us to identify some of the key features of their identities and, simultaneously, to rethink how different socializing experiences are combined in the formation of individual identities and dispositions in creative and tension-provoking ways. The article's main thesis is that this combination of divergent social reference points is not only possible, but is promoted by (and represents) broad sociohistorical transformations. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2012-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/5313810.1590/S0103-20702012000200010Tempo Social; Vol. 24 No. 2 (2012); 189-210 Tempo Social; v. 24 n. 2 (2012); 189-210 Tempo Social; Vol. 24 Núm. 2 (2012); 189-210 1809-45540103-2070reponame:Tempo Social (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/53138/57200Copyright (c) 2015 Tempo Socialhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAbrantes, Pedro2023-05-19T15:00:08Zoai:revistas.usp.br:article/53138Revistahttps://www.revistas.usp.br/ts/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptemposoc@edu.usp.br1809-45540103-2070opendoar:2023-05-19T15:00:08Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola da vida The school of life |
title |
A escola da vida |
spellingShingle |
A escola da vida Abrantes, Pedro Biography Education Identity Change Biografia Educação Identidade Mudança |
title_short |
A escola da vida |
title_full |
A escola da vida |
title_fullStr |
A escola da vida |
title_full_unstemmed |
A escola da vida |
title_sort |
A escola da vida |
author |
Abrantes, Pedro |
author_facet |
Abrantes, Pedro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abrantes, Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biography Education Identity Change Biografia Educação Identidade Mudança |
topic |
Biography Education Identity Change Biografia Educação Identidade Mudança |
description |
O artigo discute as complexas relações entre educação, identidade e mudança social através da história de vida de Simon Bolívar, Benito Juárez e Ernesto Guevara. Reconstituindo seus percursos biográficos, à luz de teorias sociológicas recentes sobre a constituição dos atores sociais, torna-se possível, a um só tempo, discernir alguns traços fundamentais das identidades dessas três figuras centrais da história da América Latina e repensar o modo como as diferentes experiências socializadoras se combinam na produção da identidade e das disposições dos indivíduos em formas criativas não isentas de tensões. A tese central deste artigo é que essa combinação identitária de referências sociais díspares não só é possível, como é impulsionada por (e representa) transformações sócio-históricas de grandes proporções. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/53138 10.1590/S0103-20702012000200010 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/53138 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0103-20702012000200010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/53138/57200 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Tempo Social http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Tempo Social http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Tempo Social; Vol. 24 No. 2 (2012); 189-210 Tempo Social; v. 24 n. 2 (2012); 189-210 Tempo Social; Vol. 24 Núm. 2 (2012); 189-210 1809-4554 0103-2070 reponame:Tempo Social (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Tempo Social (Online) |
collection |
Tempo Social (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
temposoc@edu.usp.br |
_version_ |
1800221914827849728 |