Origen social, competencias lingüísticas y patrones de publicación científica en Argentina, Brasil y Chile

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ana Maria
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Baranger, Denis, Piovani, Juan Ignacio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
eng
Título da fonte: Tempo Social (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/193439
Resumo: Este artigo analisa as condições de aquisição de competência linguística em língua inglesa e o uso de idiomas estrangeiros nas publicações de pesquisadores da Argentina, Brasil e Chile. A análise se baseia nos  resultados de um questionário cross-national respondido por uma amostra do conjunto de pesquisadores  integrados ao núcleo central do sistema científico de cada país. O foco principal do artigo são as  modalidades de aquisição da competência  linguística e sua relação com características sociodemográficas, como a origem social, e com a  trajetória de formação. Além disso, o artigo analisa a relação entre as competências linguísticas e a  publicação científica, e explora a variação disciplinar no uso de idiomas estrangeiros. Os resultados mostram que existe uma associação entre  origem social, trajetória de formação, modalidades de aquisição da  competência em inglês e o nível  dessas competências. No entanto,  independentemente do domínio da língua, a maioria dos pesquisadores dos três países publica em inglês, e,  em todos os casos, seu nível de competência tem impacto sobre suas estratégias de escrita (autônomas, colaborativas ou via tradução profissional). Em termos comparativos, os pesquisadores brasileiros são os  que mais publicam em inglês, embora, no caso chileno, a menor proporção de publicações nessa língua possa se  dever ao maior peso dos pesquisadores em ciências sociais e humanas na amostra, uma vez que, nessas disciplinas, pelo menos na América Latina, o inglês não  adquiriu o mesmo status de língua franca que  nas ciências naturais.
id USP-41_f3650ef78ae79034cfd68b4535ebd007
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/193439
network_acronym_str USP-41
network_name_str Tempo Social (Online)
repository_id_str
spelling Origen social, competencias lingüísticas y patrones de publicación científica en Argentina, Brasil y ChileOrigem social, competências linguísticas e padrões de publicação científica na Argentina, Brasil e ChileSocial origin, language skills and scientific publication patterns in Argentina, Brazil and ChileCompetências linguísticasPublicação científicaOrigem SocialArgentinaBrasilChileCompetencias lingüísticasPublicación científicaOrigen socialArgentinaBrasilChileLinguistic skillsScientific publicationSocial originArgentinaBrazilChileEste artigo analisa as condições de aquisição de competência linguística em língua inglesa e o uso de idiomas estrangeiros nas publicações de pesquisadores da Argentina, Brasil e Chile. A análise se baseia nos  resultados de um questionário cross-national respondido por uma amostra do conjunto de pesquisadores  integrados ao núcleo central do sistema científico de cada país. O foco principal do artigo são as  modalidades de aquisição da competência  linguística e sua relação com características sociodemográficas, como a origem social, e com a  trajetória de formação. Além disso, o artigo analisa a relação entre as competências linguísticas e a  publicação científica, e explora a variação disciplinar no uso de idiomas estrangeiros. Os resultados mostram que existe uma associação entre  origem social, trajetória de formação, modalidades de aquisição da  competência em inglês e o nível  dessas competências. No entanto,  independentemente do domínio da língua, a maioria dos pesquisadores dos três países publica em inglês, e,  em todos os casos, seu nível de competência tem impacto sobre suas estratégias de escrita (autônomas, colaborativas ou via tradução profissional). Em termos comparativos, os pesquisadores brasileiros são os  que mais publicam em inglês, embora, no caso chileno, a menor proporção de publicações nessa língua possa se  dever ao maior peso dos pesquisadores em ciências sociais e humanas na amostra, uma vez que, nessas disciplinas, pelo menos na América Latina, o inglês não  adquiriu o mesmo status de língua franca que  nas ciências naturais.En este artículo se analizan las  condiciones de adquisición de  competencia lingüística en lenguainglesa y el uso de idiomas extranjeros en las publicaciones de investigadores de Argentina, Brasil y Chile. El análisis se basa en los resultados de una encuesta cross-national realizada a muestras de investigadores integrados al núcleo central del sistema científico de cada país. En relación con el foco principal del artículo, se abordan las modalidades de adquisición de la competencia lingüística y su relación con factores sociodemográficos, como el origen social, y con la trayectoriaformativa. Por otra parte, se analiza la relación entre las competencias  lingüísticas y la publicación científica, y se explora el lugar de las disciplinas en el uso de idiomas extranjeros. Los  resultados ponen en evidencia que existe una asociación entre el origen social, la trayectoria formativa, lasmodalidades de adquisición de  competencias en inglés y el nivel de dichas competencias. Sin embargo, e independientemente de su dominio de la lengua, la mayoría de los  investigadores de los tres países publica en inglés y, en todo caso, su nivel de competencia tiene incidencia en las estrategias de escritura (autónomas, colaborativas o por traducción profesional). En términoscomparativos, los científicos brasileños son los que más publican en inglés, aunque en el caso chileno la menor proporción de publicaciones en esta lengua podría deberse al mayor peso que tienen en su muestra los  investigadores de ciencias sociales y humanas, toda vez que, en estasdisciplinas, al menos en América Latina, el inglés no ha adquirido un estatus de lingua franca equivalente al de las ciencias naturales.This article analyzes the conditions of acquisition of linguistic competence in the English language and the use of foreign languages in the publications of researchers from Argentina, Brazil and Chile. The analysis is based on the results of a cross-national survey  carried out on samples of the researchers most integrated into the central nucleus of the scientific system of each country. In relation to the main focus of the article, the modalities of acquisition of linguistic competenceand its relationship with sociodemographic factors, such as social origin, and with the educationaltrajectory are addressed. On the other hand, the association between  linguistic competence and scientific publication, and the place of scientific disciplines in the use of foreign  languages are analyzed. The results show that there is a connection  between social origin, educational trajectory, ways of acquiring English skills and the level of these skills.  However, and regardless of theirlinguistic proficiency, the majority of researchers in the three countries  publish in English and, in any case, their level of competence has an impact on writing strategies (whether autonomous, collaborative or mediated by professional translation). In comparative terms, Brazilian  scientists publish the most in English, although in the Chilean case the lower proportion of publications in this language could be due to the greater weight of social and human scientists in the sample, since, in these disciplines, at least in Latin America, English has not acquired a lingua  franca status equivalent to that of the natural sciences.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2022-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/19343910.11606/0103-2070.ts.2022.193439Tempo Social; Vol. 34 No. 3 (2022); 49-99Tempo Social; v. 34 n. 3 (2022); 49-99Tempo Social; Vol. 34 Núm. 3 (2022); 49-991809-45540103-2070reponame:Tempo Social (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPspaenghttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/193439/189994https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/193439/189995Copyright (c) 2022 Juan Ignacio Piovani, Ana Maria Almeida, Denis Barangerhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Ana MariaBaranger, DenisPiovani, Juan IgnacioPiovani, Juan Ignacio2023-04-20T14:33:45Zoai:revistas.usp.br:article/193439Revistahttps://www.revistas.usp.br/ts/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptemposoc@edu.usp.br1809-45540103-2070opendoar:2023-04-20T14:33:45Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Origen social, competencias lingüísticas y patrones de publicación científica en Argentina, Brasil y Chile
Origem social, competências linguísticas e padrões de publicação científica na Argentina, Brasil e Chile
Social origin, language skills and scientific publication patterns in Argentina, Brazil and Chile
title Origen social, competencias lingüísticas y patrones de publicación científica en Argentina, Brasil y Chile
spellingShingle Origen social, competencias lingüísticas y patrones de publicación científica en Argentina, Brasil y Chile
Almeida, Ana Maria
Competências linguísticas
Publicação científica
Origem Social
Argentina
Brasil
Chile
Competencias lingüísticas
Publicación científica
Origen social
Argentina
Brasil
Chile
Linguistic skills
Scientific publication
Social origin
Argentina
Brazil
Chile
title_short Origen social, competencias lingüísticas y patrones de publicación científica en Argentina, Brasil y Chile
title_full Origen social, competencias lingüísticas y patrones de publicación científica en Argentina, Brasil y Chile
title_fullStr Origen social, competencias lingüísticas y patrones de publicación científica en Argentina, Brasil y Chile
title_full_unstemmed Origen social, competencias lingüísticas y patrones de publicación científica en Argentina, Brasil y Chile
title_sort Origen social, competencias lingüísticas y patrones de publicación científica en Argentina, Brasil y Chile
author Almeida, Ana Maria
author_facet Almeida, Ana Maria
Baranger, Denis
Piovani, Juan Ignacio
author_role author
author2 Baranger, Denis
Piovani, Juan Ignacio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Ana Maria
Baranger, Denis
Piovani, Juan Ignacio
Piovani, Juan Ignacio
dc.subject.por.fl_str_mv Competências linguísticas
Publicação científica
Origem Social
Argentina
Brasil
Chile
Competencias lingüísticas
Publicación científica
Origen social
Argentina
Brasil
Chile
Linguistic skills
Scientific publication
Social origin
Argentina
Brazil
Chile
topic Competências linguísticas
Publicação científica
Origem Social
Argentina
Brasil
Chile
Competencias lingüísticas
Publicación científica
Origen social
Argentina
Brasil
Chile
Linguistic skills
Scientific publication
Social origin
Argentina
Brazil
Chile
description Este artigo analisa as condições de aquisição de competência linguística em língua inglesa e o uso de idiomas estrangeiros nas publicações de pesquisadores da Argentina, Brasil e Chile. A análise se baseia nos  resultados de um questionário cross-national respondido por uma amostra do conjunto de pesquisadores  integrados ao núcleo central do sistema científico de cada país. O foco principal do artigo são as  modalidades de aquisição da competência  linguística e sua relação com características sociodemográficas, como a origem social, e com a  trajetória de formação. Além disso, o artigo analisa a relação entre as competências linguísticas e a  publicação científica, e explora a variação disciplinar no uso de idiomas estrangeiros. Os resultados mostram que existe uma associação entre  origem social, trajetória de formação, modalidades de aquisição da  competência em inglês e o nível  dessas competências. No entanto,  independentemente do domínio da língua, a maioria dos pesquisadores dos três países publica em inglês, e,  em todos os casos, seu nível de competência tem impacto sobre suas estratégias de escrita (autônomas, colaborativas ou via tradução profissional). Em termos comparativos, os pesquisadores brasileiros são os  que mais publicam em inglês, embora, no caso chileno, a menor proporção de publicações nessa língua possa se  dever ao maior peso dos pesquisadores em ciências sociais e humanas na amostra, uma vez que, nessas disciplinas, pelo menos na América Latina, o inglês não  adquiriu o mesmo status de língua franca que  nas ciências naturais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/193439
10.11606/0103-2070.ts.2022.193439
url https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/193439
identifier_str_mv 10.11606/0103-2070.ts.2022.193439
dc.language.iso.fl_str_mv spa
eng
language spa
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/193439/189994
https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/193439/189995
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Juan Ignacio Piovani, Ana Maria Almeida, Denis Baranger
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Juan Ignacio Piovani, Ana Maria Almeida, Denis Baranger
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Tempo Social; Vol. 34 No. 3 (2022); 49-99
Tempo Social; v. 34 n. 3 (2022); 49-99
Tempo Social; Vol. 34 Núm. 3 (2022); 49-99
1809-4554
0103-2070
reponame:Tempo Social (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Tempo Social (Online)
collection Tempo Social (Online)
repository.name.fl_str_mv Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv temposoc@edu.usp.br
_version_ 1800221917539467264