Ensino Superior no Brasil das últimas décadas: redução nas desigualdades de acesso?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salata, André
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tempo Social (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/125482
Resumo: Nas últimas décadas podemos identificar uma significativa expansão do Ensino Superior no Brasil, acompanhada de importantes alterações na composição socioeconômica dos estudantes. O objetivo principal deste trabalho é verificar se esses movimentos levaram também a uma redução das desigualdades nas chances de acesso a esse nível educacional. Com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (IBGE), para os anos de 1995, 2005 e 2015, buscaremos não somente descrever as tendências observadas nas duas últimas décadas, como também testar empiricamente, por meio de modelos multivariados, a hipótese de redução das desigualdades de acesso. Mais especificamente, estaremos interessados em avaliar a possível redução dos efeitos de classe de origem sobre as chances de acesso ao Ensino Superior, assim como sobre a qualidade desse acesso, se através da rede pública ou privada, ao longo das últimas duas décadas.
id USP-41_fa43e57343fe77e25b7d16d4d39bfdf3
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/125482
network_acronym_str USP-41
network_name_str Tempo Social (Online)
repository_id_str
spelling Ensino Superior no Brasil das últimas décadas: redução nas desigualdades de acesso?Higher Education in Brazil in the last years: reduction in inequalities of access?Higher educationAccessInequalitiesExpansionBrazilEnsino superiorAcessoDesigualdadesExpansãoBrasilNas últimas décadas podemos identificar uma significativa expansão do Ensino Superior no Brasil, acompanhada de importantes alterações na composição socioeconômica dos estudantes. O objetivo principal deste trabalho é verificar se esses movimentos levaram também a uma redução das desigualdades nas chances de acesso a esse nível educacional. Com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (IBGE), para os anos de 1995, 2005 e 2015, buscaremos não somente descrever as tendências observadas nas duas últimas décadas, como também testar empiricamente, por meio de modelos multivariados, a hipótese de redução das desigualdades de acesso. Mais especificamente, estaremos interessados em avaliar a possível redução dos efeitos de classe de origem sobre as chances de acesso ao Ensino Superior, assim como sobre a qualidade desse acesso, se através da rede pública ou privada, ao longo das últimas duas décadas.In the last decades, we can identify a significant expansion of higher education in Brazil, accompanied by important changes in the socioeconomic composition of the students. The main objective of this study is to verify if these movements also led to a reduction of inequalities in the chances of access to this educational level. Based on data from the National Household Sample Survey (ibge), for the years 1995, 2005 and 2015, we will try not only to describe the trends observed in the last two decades, but also to test empirically, through multivariate models, the hypothesis of the reduction of inequalities of access. More specifically, we will be interested in evaluating the possible reduction of the effects of class of origin on the chances of access to higher education and, also, on the kind of institution, if public or private, over the last two decades.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2018-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12548210.11606/0103-2070.ts.2018.125482Tempo Social; Vol. 30 No. 2 (2018); 219-253Tempo Social; v. 30 n. 2 (2018); 219-253Tempo Social; Vol. 30 Núm. 2 (2018); 219-2531809-45540103-2070reponame:Tempo Social (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/125482/142069Copyright (c) 2018 Tempo Socialhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSalata, André2023-05-02T14:51:19Zoai:revistas.usp.br:article/125482Revistahttps://www.revistas.usp.br/ts/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptemposoc@edu.usp.br1809-45540103-2070opendoar:2023-05-02T14:51:19Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino Superior no Brasil das últimas décadas: redução nas desigualdades de acesso?
Higher Education in Brazil in the last years: reduction in inequalities of access?
title Ensino Superior no Brasil das últimas décadas: redução nas desigualdades de acesso?
spellingShingle Ensino Superior no Brasil das últimas décadas: redução nas desigualdades de acesso?
Salata, André
Higher education
Access
Inequalities
Expansion
Brazil
Ensino superior
Acesso
Desigualdades
Expansão
Brasil
title_short Ensino Superior no Brasil das últimas décadas: redução nas desigualdades de acesso?
title_full Ensino Superior no Brasil das últimas décadas: redução nas desigualdades de acesso?
title_fullStr Ensino Superior no Brasil das últimas décadas: redução nas desigualdades de acesso?
title_full_unstemmed Ensino Superior no Brasil das últimas décadas: redução nas desigualdades de acesso?
title_sort Ensino Superior no Brasil das últimas décadas: redução nas desigualdades de acesso?
author Salata, André
author_facet Salata, André
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salata, André
dc.subject.por.fl_str_mv Higher education
Access
Inequalities
Expansion
Brazil
Ensino superior
Acesso
Desigualdades
Expansão
Brasil
topic Higher education
Access
Inequalities
Expansion
Brazil
Ensino superior
Acesso
Desigualdades
Expansão
Brasil
description Nas últimas décadas podemos identificar uma significativa expansão do Ensino Superior no Brasil, acompanhada de importantes alterações na composição socioeconômica dos estudantes. O objetivo principal deste trabalho é verificar se esses movimentos levaram também a uma redução das desigualdades nas chances de acesso a esse nível educacional. Com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (IBGE), para os anos de 1995, 2005 e 2015, buscaremos não somente descrever as tendências observadas nas duas últimas décadas, como também testar empiricamente, por meio de modelos multivariados, a hipótese de redução das desigualdades de acesso. Mais especificamente, estaremos interessados em avaliar a possível redução dos efeitos de classe de origem sobre as chances de acesso ao Ensino Superior, assim como sobre a qualidade desse acesso, se através da rede pública ou privada, ao longo das últimas duas décadas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/125482
10.11606/0103-2070.ts.2018.125482
url https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/125482
identifier_str_mv 10.11606/0103-2070.ts.2018.125482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/125482/142069
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Tempo Social
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Tempo Social
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Tempo Social; Vol. 30 No. 2 (2018); 219-253
Tempo Social; v. 30 n. 2 (2018); 219-253
Tempo Social; Vol. 30 Núm. 2 (2018); 219-253
1809-4554
0103-2070
reponame:Tempo Social (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Tempo Social (Online)
collection Tempo Social (Online)
repository.name.fl_str_mv Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv temposoc@edu.usp.br
_version_ 1800221916378693632