Ideias, interesses e mudanças institucionais
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tempo Social (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12569 |
Resumo: | Este artigo é uma discussão das relações entre instituições, interesses e idéias, tendo como referência empírica as experiências de concertação social na Europa e as reformas da previdência social na América Latina dos anos de 1990. Reconhecendo que o debate atual sobre essas reformas tem incorporado a importância da dimensão cognitiva dos processos políticos na tentativa de construir abordagens mais complexas e adequadas sobre os fenômenos em pauta, diferentemente das análises anteriores com essa preocupação, argumentamos que a ênfase dada ao papel das idéias até agora ainda não parece ser suficiente para explicar a natureza e a difusão dos processos de reformas econômicas e sociais, sua legitimidade ou sustentação política. É preciso que o processo de adoção das idéias produza resultados avaliados positivamente, oferecendo respostas, mesmo que não consensuais, para questões consideradas centrais na agenda pública. Além disso, há um complexo processo de aprendizado e de mimicking no âmbito das políticas sociais que permite elucidar alguns dos seus intrincados desdobramentos, fazendo com que estes elementos não possam ser desconsiderados, inclusive porque talvez permitam adicionar novas dimensões às abordagens das reformas econômicas e sociais inspiradas nas instituições ou na competição política. |
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Ideias, interesses e mudanças institucionais Ideas, interests and institutional changes NeoinstitutionalismIdeasInterestsPolitical learningSocial concertationNeoinstitucionalismoIdéiasInteressesAprendizado políticoConcertações sociaisEste artigo é uma discussão das relações entre instituições, interesses e idéias, tendo como referência empírica as experiências de concertação social na Europa e as reformas da previdência social na América Latina dos anos de 1990. Reconhecendo que o debate atual sobre essas reformas tem incorporado a importância da dimensão cognitiva dos processos políticos na tentativa de construir abordagens mais complexas e adequadas sobre os fenômenos em pauta, diferentemente das análises anteriores com essa preocupação, argumentamos que a ênfase dada ao papel das idéias até agora ainda não parece ser suficiente para explicar a natureza e a difusão dos processos de reformas econômicas e sociais, sua legitimidade ou sustentação política. É preciso que o processo de adoção das idéias produza resultados avaliados positivamente, oferecendo respostas, mesmo que não consensuais, para questões consideradas centrais na agenda pública. Além disso, há um complexo processo de aprendizado e de mimicking no âmbito das políticas sociais que permite elucidar alguns dos seus intrincados desdobramentos, fazendo com que estes elementos não possam ser desconsiderados, inclusive porque talvez permitam adicionar novas dimensões às abordagens das reformas econômicas e sociais inspiradas nas instituições ou na competição política. This article discusses the relations between institutions, interests and ideas, taking as its reference point experiences in social concertation in Europe and welfare system reforms in Latin America in the 1990s. Recognizing that the current debate over these reforms has incorporated the importance of the cognitive dimension of political processes as a way of building more complex and adequate approaches to the phenomena in question, we take a different approach to previous analyses, arguing that the emphasis given up to now to the role of ideas is insufficient to explain either the nature and diffusion of the processes of economic and social reforms, or their legitimacy and political support. The process of adopting ideas has to produce results that are positively assessed and offer answers - whether consensual or not - to questions deemed central to the public agenda. In addition, there is also a complex process of policy learning and mimicking that allows for better understanding of complex developments, expressing the fact that these elements cannot be left out of the explanations, since they may add new dimensions to studies of economic and social reforms inspired by the role of institutions or by political competition. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2008-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/1256910.1590/S0103-20702008000100012Tempo Social; Vol. 20 No. 1 (2008); 239-264Tempo Social; v. 20 n. 1 (2008); 239-264Tempo Social; Vol. 20 Núm. 1 (2008); 239-2641809-45540103-2070reponame:Tempo Social (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12569/14346Copyright (c) 2015 Tempo Socialhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTapia, Jorge R. B.Gomes, Eduardo R.2023-05-31T13:00:37Zoai:revistas.usp.br:article/12569Revistahttps://www.revistas.usp.br/ts/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptemposoc@edu.usp.br1809-45540103-2070opendoar:2023-05-31T13:00:37Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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