ARBORIZAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE JACAREÍ – SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guisard Faria, José Luiz
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Antunes Monteiro, Evoni, Thury Vieira Fisch, Simey
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66335
Resumo: A arborização constitui elemento de suma importância para a obtenção de níveis satisfatórios de qualidade de vida. No entanto, poucas cidades brasileiras possuem planejamento efetivo para arborização de suas vias públicas. O presente trabalho teve como intuito fazer uma avaliação qualitativa da arborização de seis vias públicas de maior fluxo e com maior número de árvores do município de Jacareí – SP. Nas vias analisadas foi amostrada uma população de 295 árvores distribuídas em 28 espécies de 17 famílias. As famílias com maior número de espécies foram Fabaceae (6) e Bignoniaceae (5). Árvores de grande porte corresponderam a 70% das espécies, sendo que as mais abundantes foram: Tipuana tipu (tipuana); Anadenanthera colubrina (angico); Caesalpinia peltophoroides (sibipiruna) e Magnolia grandiflora (magnólia). Constatou-se que o principal tipo de poda realizado foi o de levantamento em função do conflito com a rede elétrica. Em relação ao porte das espécies e largura de calçadas, pode-se considerar que a arborização nas vias analisadas está de acordo com as normas técnicas, com poucas árvores (quatro de um total de 295) em local inadequado. Contudo, considera-se que são indispensáveis o planejamento da arborização urbana e a realização de um programa sistemático de podas entre a Prefeitura e a concessionária de energia local, definindo assim critérios e técnicas adequadas para a realização de plantios e manutenções.
id USP-42_04e6e99645171af040d34d71e6c201da
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/66335
network_acronym_str USP-42
network_name_str Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
repository_id_str
spelling ARBORIZAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE JACAREÍ – SParborização urbana, avaliação qualitativa, fitossanidade, tipos de poda.A arborização constitui elemento de suma importância para a obtenção de níveis satisfatórios de qualidade de vida. No entanto, poucas cidades brasileiras possuem planejamento efetivo para arborização de suas vias públicas. O presente trabalho teve como intuito fazer uma avaliação qualitativa da arborização de seis vias públicas de maior fluxo e com maior número de árvores do município de Jacareí – SP. Nas vias analisadas foi amostrada uma população de 295 árvores distribuídas em 28 espécies de 17 famílias. As famílias com maior número de espécies foram Fabaceae (6) e Bignoniaceae (5). Árvores de grande porte corresponderam a 70% das espécies, sendo que as mais abundantes foram: Tipuana tipu (tipuana); Anadenanthera colubrina (angico); Caesalpinia peltophoroides (sibipiruna) e Magnolia grandiflora (magnólia). Constatou-se que o principal tipo de poda realizado foi o de levantamento em função do conflito com a rede elétrica. Em relação ao porte das espécies e largura de calçadas, pode-se considerar que a arborização nas vias analisadas está de acordo com as normas técnicas, com poucas árvores (quatro de um total de 295) em local inadequado. Contudo, considera-se que são indispensáveis o planejamento da arborização urbana e a realização de um programa sistemático de podas entre a Prefeitura e a concessionária de energia local, definindo assim critérios e técnicas adequadas para a realização de plantios e manutenções.Universidade Federal do ParanáGuisard Faria, José LuizAntunes Monteiro, EvoniThury Vieira Fisch, Simey2007-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/6633510.5380/revsbau.v2i4.66335Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana; v. 2, n. 4 (2007); 20-331980-769410.5380/revsbau.v2i4reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbanainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66335/38186http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T12:39:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/66335Revistahttps://revistas.ufpr.br/revsbauPUBhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/oai1980-76941980-7694opendoar:2019-07-02T12:39:04Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv ARBORIZAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE JACAREÍ – SP
title ARBORIZAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE JACAREÍ – SP
spellingShingle ARBORIZAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE JACAREÍ – SP
Guisard Faria, José Luiz
arborização urbana, avaliação qualitativa, fitossanidade, tipos de poda.
title_short ARBORIZAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE JACAREÍ – SP
title_full ARBORIZAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE JACAREÍ – SP
title_fullStr ARBORIZAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE JACAREÍ – SP
title_full_unstemmed ARBORIZAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE JACAREÍ – SP
title_sort ARBORIZAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE JACAREÍ – SP
author Guisard Faria, José Luiz
author_facet Guisard Faria, José Luiz
Antunes Monteiro, Evoni
Thury Vieira Fisch, Simey
author_role author
author2 Antunes Monteiro, Evoni
Thury Vieira Fisch, Simey
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Guisard Faria, José Luiz
Antunes Monteiro, Evoni
Thury Vieira Fisch, Simey
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv arborização urbana, avaliação qualitativa, fitossanidade, tipos de poda.
topic arborização urbana, avaliação qualitativa, fitossanidade, tipos de poda.
description A arborização constitui elemento de suma importância para a obtenção de níveis satisfatórios de qualidade de vida. No entanto, poucas cidades brasileiras possuem planejamento efetivo para arborização de suas vias públicas. O presente trabalho teve como intuito fazer uma avaliação qualitativa da arborização de seis vias públicas de maior fluxo e com maior número de árvores do município de Jacareí – SP. Nas vias analisadas foi amostrada uma população de 295 árvores distribuídas em 28 espécies de 17 famílias. As famílias com maior número de espécies foram Fabaceae (6) e Bignoniaceae (5). Árvores de grande porte corresponderam a 70% das espécies, sendo que as mais abundantes foram: Tipuana tipu (tipuana); Anadenanthera colubrina (angico); Caesalpinia peltophoroides (sibipiruna) e Magnolia grandiflora (magnólia). Constatou-se que o principal tipo de poda realizado foi o de levantamento em função do conflito com a rede elétrica. Em relação ao porte das espécies e largura de calçadas, pode-se considerar que a arborização nas vias analisadas está de acordo com as normas técnicas, com poucas árvores (quatro de um total de 295) em local inadequado. Contudo, considera-se que são indispensáveis o planejamento da arborização urbana e a realização de um programa sistemático de podas entre a Prefeitura e a concessionária de energia local, definindo assim critérios e técnicas adequadas para a realização de plantios e manutenções.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66335
10.5380/revsbau.v2i4.66335
url https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66335
identifier_str_mv 10.5380/revsbau.v2i4.66335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66335/38186
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana; v. 2, n. 4 (2007); 20-33
1980-7694
10.5380/revsbau.v2i4
reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
collection Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
repository.name.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313347538485248