PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A ARBORIZAÇÃO URBANA DO ENTORNO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/93788 |
Resumo: | A presença de árvores nas áreas urbanas melhora a qualidade de vida, desempenhando um papel crucial no dia a dia dos habitantes, o que pode ser integrado às iniciativas de educação ambiental. O objetivo deste estudo foi compreender a percepção de alunos de ensino fundamental sobre a arborização urbana do entorno escolar e analisar seus principais interesses sobre o assunto, visando abordá-los em práticas futuras. Participaram alunos dos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de uma escola municipal no município de Pelotas - RS. Foi utilizada a metodologia denominada Impacto Social Canvas contendo 13 questões correspondentes aos principais elementos de um projeto. As práticas iniciaram com três etapas: 1) conhecendo uns aos outros; 2) conversa sobre as árvores: com aplicação de questionário; 3) conhecendo as árvores: atividade ao ar livre com um exemplar arbóreo. Para os alunos do 3º ano foi observado maior interesse no tema “Por que é bom ter árvores na cidade?”. Por sua vez, os alunos do 4º e 5º ano manifestaram maior interesse em “Quero saber reconhecer as árvores”. As temáticas de maior interesse para práticas de educação ambiental se relacionam aos benefícios e funções da arborização urbana e identificação e reconhecimento de espécies arbóreas. |
id |
USP-42_63be58548549b658710167f334ce2b21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/93788 |
network_acronym_str |
USP-42 |
network_name_str |
Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana |
repository_id_str |
|
spelling |
PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A ARBORIZAÇÃO URBANA DO ENTORNO ESCOLARCiências Ambientais; Ciências Agrárias; Educação AmbientalEspaços verdes; Educação ambiental, Cidades sustentáveis; Silvicultura urbanaA presença de árvores nas áreas urbanas melhora a qualidade de vida, desempenhando um papel crucial no dia a dia dos habitantes, o que pode ser integrado às iniciativas de educação ambiental. O objetivo deste estudo foi compreender a percepção de alunos de ensino fundamental sobre a arborização urbana do entorno escolar e analisar seus principais interesses sobre o assunto, visando abordá-los em práticas futuras. Participaram alunos dos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de uma escola municipal no município de Pelotas - RS. Foi utilizada a metodologia denominada Impacto Social Canvas contendo 13 questões correspondentes aos principais elementos de um projeto. As práticas iniciaram com três etapas: 1) conhecendo uns aos outros; 2) conversa sobre as árvores: com aplicação de questionário; 3) conhecendo as árvores: atividade ao ar livre com um exemplar arbóreo. Para os alunos do 3º ano foi observado maior interesse no tema “Por que é bom ter árvores na cidade?”. Por sua vez, os alunos do 4º e 5º ano manifestaram maior interesse em “Quero saber reconhecer as árvores”. As temáticas de maior interesse para práticas de educação ambiental se relacionam aos benefícios e funções da arborização urbana e identificação e reconhecimento de espécies arbóreas.Universidade Federal do ParanáDornelles Pacheco, NátaliCardoso Pedroso, PalomaLeroy Dos Santos, FabianeFerrugem Kaiser, MarthaLazarotto, MariliaBilhalva Corrêa, Luciara2024-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/9378810.5380/revsbau.v19i0.93788Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana; v. 19 (2024)1980-769410.5380/revsbau.v19i0reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbanainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/93788/pdfhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-30T22:32:35Zoai:revistas.ufpr.br:article/93788Revistahttps://revistas.ufpr.br/revsbauPUBhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/oai1980-76941980-7694opendoar:2024-04-30T22:32:35Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A ARBORIZAÇÃO URBANA DO ENTORNO ESCOLAR |
title |
PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A ARBORIZAÇÃO URBANA DO ENTORNO ESCOLAR |
spellingShingle |
PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A ARBORIZAÇÃO URBANA DO ENTORNO ESCOLAR Dornelles Pacheco, Nátali Ciências Ambientais; Ciências Agrárias; Educação Ambiental Espaços verdes; Educação ambiental, Cidades sustentáveis; Silvicultura urbana |
title_short |
PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A ARBORIZAÇÃO URBANA DO ENTORNO ESCOLAR |
title_full |
PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A ARBORIZAÇÃO URBANA DO ENTORNO ESCOLAR |
title_fullStr |
PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A ARBORIZAÇÃO URBANA DO ENTORNO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A ARBORIZAÇÃO URBANA DO ENTORNO ESCOLAR |
title_sort |
PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A ARBORIZAÇÃO URBANA DO ENTORNO ESCOLAR |
author |
Dornelles Pacheco, Nátali |
author_facet |
Dornelles Pacheco, Nátali Cardoso Pedroso, Paloma Leroy Dos Santos, Fabiane Ferrugem Kaiser, Martha Lazarotto, Marilia Bilhalva Corrêa, Luciara |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso Pedroso, Paloma Leroy Dos Santos, Fabiane Ferrugem Kaiser, Martha Lazarotto, Marilia Bilhalva Corrêa, Luciara |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dornelles Pacheco, Nátali Cardoso Pedroso, Paloma Leroy Dos Santos, Fabiane Ferrugem Kaiser, Martha Lazarotto, Marilia Bilhalva Corrêa, Luciara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Ambientais; Ciências Agrárias; Educação Ambiental Espaços verdes; Educação ambiental, Cidades sustentáveis; Silvicultura urbana |
topic |
Ciências Ambientais; Ciências Agrárias; Educação Ambiental Espaços verdes; Educação ambiental, Cidades sustentáveis; Silvicultura urbana |
description |
A presença de árvores nas áreas urbanas melhora a qualidade de vida, desempenhando um papel crucial no dia a dia dos habitantes, o que pode ser integrado às iniciativas de educação ambiental. O objetivo deste estudo foi compreender a percepção de alunos de ensino fundamental sobre a arborização urbana do entorno escolar e analisar seus principais interesses sobre o assunto, visando abordá-los em práticas futuras. Participaram alunos dos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de uma escola municipal no município de Pelotas - RS. Foi utilizada a metodologia denominada Impacto Social Canvas contendo 13 questões correspondentes aos principais elementos de um projeto. As práticas iniciaram com três etapas: 1) conhecendo uns aos outros; 2) conversa sobre as árvores: com aplicação de questionário; 3) conhecendo as árvores: atividade ao ar livre com um exemplar arbóreo. Para os alunos do 3º ano foi observado maior interesse no tema “Por que é bom ter árvores na cidade?”. Por sua vez, os alunos do 4º e 5º ano manifestaram maior interesse em “Quero saber reconhecer as árvores”. As temáticas de maior interesse para práticas de educação ambiental se relacionam aos benefícios e funções da arborização urbana e identificação e reconhecimento de espécies arbóreas. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/93788 10.5380/revsbau.v19i0.93788 |
url |
https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/93788 |
identifier_str_mv |
10.5380/revsbau.v19i0.93788 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/93788/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana; v. 19 (2024) 1980-7694 10.5380/revsbau.v19i0 reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana |
collection |
Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808845634946465792 |