SERVIÇOS DE PAISAGISMO NO ESTADO DE SÃO PAULO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristina Augusto Shams, Juliana
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Maria Liner Pereira Lima, Ana, Zanforlin, Cibele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66317
Resumo: Para traduzir a realidade da prestação de serviços em paisagismo, o presente trabalho compõe-se de entrevistas, com empresas deste setor, nas cinco regiões metropolitanas e administrativas, do Estado de São Paulo, que representam a geração de 85,2% do PIB paulista. Para fins de amostragem, considerou-se as cidades-sede dessas regiões: São Paulo, Campinas, São José dos Campos, Sorocaba e Santos, nas quais foram identificadas as prestadoras desses serviços, pelo meio de divulgação da empresa Publicar, disponível no Guia Mais, em sua versão on-line. Após este levantamento, 20% das empresas foram analisadas, totalizando 50 entrevistas. Os resultados obtidos comprovaram que os trabalhos de paisagismo são associados à jardinagem, em suas mais diversas formas; identificaram a heterogeneidade de formação dos profissionais neste setor, sendo arquitetos (25%) e agrônomos (23,33%) os mais destacados nesta atividade, porém, a atuação desses profissionais segue superada por aqueles sem habilitação para a prestação deste serviço (51,57%). Isso confirma que o mercado de paisagismo não tem tido muitas regras e orientações, ou não as tem cumprido de forma legal. E isso também demonstra que seus empreendedores (96%) têm projetado prosperidade ao setor; entretanto, evidenciam que os recém-formados, que se oferecem a este mercado, estão despreparados para atendê-lo de forma satisfatória (88%).
id USP-42_694d3264f415589b9d5e1c53fe346b23
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/66317
network_acronym_str USP-42
network_name_str Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
repository_id_str
spelling SERVIÇOS DE PAISAGISMO NO ESTADO DE SÃO PAULOmercado de paisagismo, empresas de paisagismo, habilitação profissional, jardinagem.Para traduzir a realidade da prestação de serviços em paisagismo, o presente trabalho compõe-se de entrevistas, com empresas deste setor, nas cinco regiões metropolitanas e administrativas, do Estado de São Paulo, que representam a geração de 85,2% do PIB paulista. Para fins de amostragem, considerou-se as cidades-sede dessas regiões: São Paulo, Campinas, São José dos Campos, Sorocaba e Santos, nas quais foram identificadas as prestadoras desses serviços, pelo meio de divulgação da empresa Publicar, disponível no Guia Mais, em sua versão on-line. Após este levantamento, 20% das empresas foram analisadas, totalizando 50 entrevistas. Os resultados obtidos comprovaram que os trabalhos de paisagismo são associados à jardinagem, em suas mais diversas formas; identificaram a heterogeneidade de formação dos profissionais neste setor, sendo arquitetos (25%) e agrônomos (23,33%) os mais destacados nesta atividade, porém, a atuação desses profissionais segue superada por aqueles sem habilitação para a prestação deste serviço (51,57%). Isso confirma que o mercado de paisagismo não tem tido muitas regras e orientações, ou não as tem cumprido de forma legal. E isso também demonstra que seus empreendedores (96%) têm projetado prosperidade ao setor; entretanto, evidenciam que os recém-formados, que se oferecem a este mercado, estão despreparados para atendê-lo de forma satisfatória (88%).Universidade Federal do ParanáCristina Augusto Shams, JulianaMaria Liner Pereira Lima, AnaZanforlin, Cibele2010-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/6631710.5380/revsbau.v5i4.66317Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana; v. 5, n. 4 (2010); 57-801980-769410.5380/revsbau.v5i4reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbanainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66317/38172http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T12:48:18Zoai:revistas.ufpr.br:article/66317Revistahttps://revistas.ufpr.br/revsbauPUBhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/oai1980-76941980-7694opendoar:2019-07-02T12:48:18Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv SERVIÇOS DE PAISAGISMO NO ESTADO DE SÃO PAULO
title SERVIÇOS DE PAISAGISMO NO ESTADO DE SÃO PAULO
spellingShingle SERVIÇOS DE PAISAGISMO NO ESTADO DE SÃO PAULO
Cristina Augusto Shams, Juliana
mercado de paisagismo, empresas de paisagismo, habilitação profissional, jardinagem.
title_short SERVIÇOS DE PAISAGISMO NO ESTADO DE SÃO PAULO
title_full SERVIÇOS DE PAISAGISMO NO ESTADO DE SÃO PAULO
title_fullStr SERVIÇOS DE PAISAGISMO NO ESTADO DE SÃO PAULO
title_full_unstemmed SERVIÇOS DE PAISAGISMO NO ESTADO DE SÃO PAULO
title_sort SERVIÇOS DE PAISAGISMO NO ESTADO DE SÃO PAULO
author Cristina Augusto Shams, Juliana
author_facet Cristina Augusto Shams, Juliana
Maria Liner Pereira Lima, Ana
Zanforlin, Cibele
author_role author
author2 Maria Liner Pereira Lima, Ana
Zanforlin, Cibele
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristina Augusto Shams, Juliana
Maria Liner Pereira Lima, Ana
Zanforlin, Cibele
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv mercado de paisagismo, empresas de paisagismo, habilitação profissional, jardinagem.
topic mercado de paisagismo, empresas de paisagismo, habilitação profissional, jardinagem.
description Para traduzir a realidade da prestação de serviços em paisagismo, o presente trabalho compõe-se de entrevistas, com empresas deste setor, nas cinco regiões metropolitanas e administrativas, do Estado de São Paulo, que representam a geração de 85,2% do PIB paulista. Para fins de amostragem, considerou-se as cidades-sede dessas regiões: São Paulo, Campinas, São José dos Campos, Sorocaba e Santos, nas quais foram identificadas as prestadoras desses serviços, pelo meio de divulgação da empresa Publicar, disponível no Guia Mais, em sua versão on-line. Após este levantamento, 20% das empresas foram analisadas, totalizando 50 entrevistas. Os resultados obtidos comprovaram que os trabalhos de paisagismo são associados à jardinagem, em suas mais diversas formas; identificaram a heterogeneidade de formação dos profissionais neste setor, sendo arquitetos (25%) e agrônomos (23,33%) os mais destacados nesta atividade, porém, a atuação desses profissionais segue superada por aqueles sem habilitação para a prestação deste serviço (51,57%). Isso confirma que o mercado de paisagismo não tem tido muitas regras e orientações, ou não as tem cumprido de forma legal. E isso também demonstra que seus empreendedores (96%) têm projetado prosperidade ao setor; entretanto, evidenciam que os recém-formados, que se oferecem a este mercado, estão despreparados para atendê-lo de forma satisfatória (88%).
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66317
10.5380/revsbau.v5i4.66317
url https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66317
identifier_str_mv 10.5380/revsbau.v5i4.66317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66317/38172
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana; v. 5, n. 4 (2010); 57-80
1980-7694
10.5380/revsbau.v5i4
reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
collection Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
repository.name.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808845636599021568