COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA DO PARQUE ESTADUAL MATAS DO SEGREDO, LOCALIZADO NA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kleber Morbeck de Oliveira, Ademir
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Maria Rezende, Ubirazilda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66533
Resumo: Áreas verdes são elementos que atuam como indicadores da qualidade de vida, estando intimamente ligadas ao lazer da população, além de desempenhar funções estéticas e ecológicas no ambiente urbano. Desta maneira, o conhecimento das espécies existentes nestas áreas é importante para o gerenciamento destes locais. Este trabalho teve como objetivo realizar o levantamento de espécies da flora no Parque Estadual Matas do Segrego (Campo Grande, MS), visando fornecer subsídios a projetos de manejo e recuperação da área. Através de caminhadas aleatórias na área, foram identificadas 188 espécies (63 famílias), sendo Fabacea a com maior riqueza (22 espécies), seguida por Rubiaceae (10), Apocynaceae, Bignoniaceae e Sapindaceae (8), Annonaceae e Euphorbiaceae (7), com 10 espécies pertencentes ao estrato herbáceo, 38, arbustivo, 111, arbóreo, 24, trepadeiras, além de uma espécie de parasita. O ambiente com maior diversidade é o cerrado, com 94 espécies, seguido pelo Cerradão, 56, Campo Sujo e Borda do Cerrado, cada um com 29 espécies, Mata Seca Semidecícua, 22, Mata de Galeria, 20 e, Mata de Galeria Inundável, 11. Levando-se em consideração que 59% das espécies encontradas são árvores, pode-se considerar o local como sendo, predominantemente, coberto por vegetação de porte arbóreo e apresentando boa diversidade florística.
id USP-42_aa9dd49583812113840fa11b86a0948d
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/66533
network_acronym_str USP-42
network_name_str Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
repository_id_str
spelling COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA DO PARQUE ESTADUAL MATAS DO SEGREDO, LOCALIZADO NA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL.Unidades de Conservação; Parques urbanos; Preservação de FragmentosÁreas verdes são elementos que atuam como indicadores da qualidade de vida, estando intimamente ligadas ao lazer da população, além de desempenhar funções estéticas e ecológicas no ambiente urbano. Desta maneira, o conhecimento das espécies existentes nestas áreas é importante para o gerenciamento destes locais. Este trabalho teve como objetivo realizar o levantamento de espécies da flora no Parque Estadual Matas do Segrego (Campo Grande, MS), visando fornecer subsídios a projetos de manejo e recuperação da área. Através de caminhadas aleatórias na área, foram identificadas 188 espécies (63 famílias), sendo Fabacea a com maior riqueza (22 espécies), seguida por Rubiaceae (10), Apocynaceae, Bignoniaceae e Sapindaceae (8), Annonaceae e Euphorbiaceae (7), com 10 espécies pertencentes ao estrato herbáceo, 38, arbustivo, 111, arbóreo, 24, trepadeiras, além de uma espécie de parasita. O ambiente com maior diversidade é o cerrado, com 94 espécies, seguido pelo Cerradão, 56, Campo Sujo e Borda do Cerrado, cada um com 29 espécies, Mata Seca Semidecícua, 22, Mata de Galeria, 20 e, Mata de Galeria Inundável, 11. Levando-se em consideração que 59% das espécies encontradas são árvores, pode-se considerar o local como sendo, predominantemente, coberto por vegetação de porte arbóreo e apresentando boa diversidade florística.Universidade Federal do ParanáKleber Morbeck de Oliveira, AdemirMaria Rezende, Ubirazilda2012-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/6653310.5380/revsbau.v7i3.66533Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana; v. 7, n. 3 (2012); 57-741980-769410.5380/revsbau.v7i3reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbanainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66533/38340http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T12:50:59Zoai:revistas.ufpr.br:article/66533Revistahttps://revistas.ufpr.br/revsbauPUBhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/oai1980-76941980-7694opendoar:2019-07-02T12:50:59Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA DO PARQUE ESTADUAL MATAS DO SEGREDO, LOCALIZADO NA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL.
title COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA DO PARQUE ESTADUAL MATAS DO SEGREDO, LOCALIZADO NA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL.
spellingShingle COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA DO PARQUE ESTADUAL MATAS DO SEGREDO, LOCALIZADO NA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL.
Kleber Morbeck de Oliveira, Ademir
Unidades de Conservação; Parques urbanos; Preservação de Fragmentos
title_short COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA DO PARQUE ESTADUAL MATAS DO SEGREDO, LOCALIZADO NA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL.
title_full COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA DO PARQUE ESTADUAL MATAS DO SEGREDO, LOCALIZADO NA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL.
title_fullStr COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA DO PARQUE ESTADUAL MATAS DO SEGREDO, LOCALIZADO NA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL.
title_full_unstemmed COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA DO PARQUE ESTADUAL MATAS DO SEGREDO, LOCALIZADO NA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL.
title_sort COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA DO PARQUE ESTADUAL MATAS DO SEGREDO, LOCALIZADO NA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL.
author Kleber Morbeck de Oliveira, Ademir
author_facet Kleber Morbeck de Oliveira, Ademir
Maria Rezende, Ubirazilda
author_role author
author2 Maria Rezende, Ubirazilda
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Kleber Morbeck de Oliveira, Ademir
Maria Rezende, Ubirazilda
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Unidades de Conservação; Parques urbanos; Preservação de Fragmentos
topic Unidades de Conservação; Parques urbanos; Preservação de Fragmentos
description Áreas verdes são elementos que atuam como indicadores da qualidade de vida, estando intimamente ligadas ao lazer da população, além de desempenhar funções estéticas e ecológicas no ambiente urbano. Desta maneira, o conhecimento das espécies existentes nestas áreas é importante para o gerenciamento destes locais. Este trabalho teve como objetivo realizar o levantamento de espécies da flora no Parque Estadual Matas do Segrego (Campo Grande, MS), visando fornecer subsídios a projetos de manejo e recuperação da área. Através de caminhadas aleatórias na área, foram identificadas 188 espécies (63 famílias), sendo Fabacea a com maior riqueza (22 espécies), seguida por Rubiaceae (10), Apocynaceae, Bignoniaceae e Sapindaceae (8), Annonaceae e Euphorbiaceae (7), com 10 espécies pertencentes ao estrato herbáceo, 38, arbustivo, 111, arbóreo, 24, trepadeiras, além de uma espécie de parasita. O ambiente com maior diversidade é o cerrado, com 94 espécies, seguido pelo Cerradão, 56, Campo Sujo e Borda do Cerrado, cada um com 29 espécies, Mata Seca Semidecícua, 22, Mata de Galeria, 20 e, Mata de Galeria Inundável, 11. Levando-se em consideração que 59% das espécies encontradas são árvores, pode-se considerar o local como sendo, predominantemente, coberto por vegetação de porte arbóreo e apresentando boa diversidade florística.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66533
10.5380/revsbau.v7i3.66533
url https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66533
identifier_str_mv 10.5380/revsbau.v7i3.66533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66533/38340
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana; v. 7, n. 3 (2012); 57-74
1980-7694
10.5380/revsbau.v7i3
reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
collection Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
repository.name.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313349358813184