LISTAGEM DE ARBÓREAS NATIVAS UTILIZADAS COMO ORNAMENTAIS E SELEÇÃO DE NOVAS ESPÉCIES DA CAATINGA E FLORESTA ATLÂNTICA DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macêdo, Bruno Rafael Morais de
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Calvente, Alice de Moraes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/93266
Resumo: A Floresta Atlântica e a Caatinga são biomas que ocorrem no estado do Rio Grande do Norte, ambos bastante alterados pelas atividades humanas, em especial pelo processo de crescimento urbano. Esses efeitos negativos podem ser atenuados com a utilização de plantas nativas nos ambientes urbanos, o que pode contribuir na valorização e efetivação das iniciativas de conservação da biodiversidade e melhoria do bem-estar da população. O presente trabalho tem como objetivo elencar e caracterizar as espécies arbóreas ornamentais nativas dos biomas potiguares já utilizadas na arborização urbana e propor novas espécies para uso urbano. Levantamento da literatura especializada e expedições à fragmentos florestais nos municípios de Tibau do Sul (Mata Atlântica), Tenente Laurentino Cruz (Caatinga) e Touros (ecótono dos dois biomas) foram realizadas para a elaboração da lista das espécies nativas, as quais tiveram suas características ornamentais (porte, copa, sombreamento, folhas, flores e fenologia) descritas. Constatou-se 95 espécies arbóreas ornamentais nativas, distribuídas em 28 famílias botânicas. Do levantamento realizado, foram descritas com maiores detalhes sete espécies com potencial ornamental.
id USP-42_b05c987b478e3a9b6baba680fb0a4ce7
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/93266
network_acronym_str USP-42
network_name_str Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
repository_id_str
spelling LISTAGEM DE ARBÓREAS NATIVAS UTILIZADAS COMO ORNAMENTAIS E SELEÇÃO DE NOVAS ESPÉCIES DA CAATINGA E FLORESTA ATLÂNTICA DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL.Ciências BiológicasFlora nativa; Arborização urbana; Biodiversidade; Potencial paisagísticoA Floresta Atlântica e a Caatinga são biomas que ocorrem no estado do Rio Grande do Norte, ambos bastante alterados pelas atividades humanas, em especial pelo processo de crescimento urbano. Esses efeitos negativos podem ser atenuados com a utilização de plantas nativas nos ambientes urbanos, o que pode contribuir na valorização e efetivação das iniciativas de conservação da biodiversidade e melhoria do bem-estar da população. O presente trabalho tem como objetivo elencar e caracterizar as espécies arbóreas ornamentais nativas dos biomas potiguares já utilizadas na arborização urbana e propor novas espécies para uso urbano. Levantamento da literatura especializada e expedições à fragmentos florestais nos municípios de Tibau do Sul (Mata Atlântica), Tenente Laurentino Cruz (Caatinga) e Touros (ecótono dos dois biomas) foram realizadas para a elaboração da lista das espécies nativas, as quais tiveram suas características ornamentais (porte, copa, sombreamento, folhas, flores e fenologia) descritas. Constatou-se 95 espécies arbóreas ornamentais nativas, distribuídas em 28 famílias botânicas. Do levantamento realizado, foram descritas com maiores detalhes sete espécies com potencial ornamental.Universidade Federal do ParanáMacêdo, Bruno Rafael Morais deCalvente, Alice de Moraes2024-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/9326610.5380/revsbau.v18i4.93266Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana; v. 18, n. 4 (2023); 37-561980-769410.5380/revsbau.v18i4reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbanainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/93266/pdfhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-01T01:41:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/93266Revistahttps://revistas.ufpr.br/revsbauPUBhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/oai1980-76941980-7694opendoar:2024-02-01T01:41:04Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv LISTAGEM DE ARBÓREAS NATIVAS UTILIZADAS COMO ORNAMENTAIS E SELEÇÃO DE NOVAS ESPÉCIES DA CAATINGA E FLORESTA ATLÂNTICA DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL.
title LISTAGEM DE ARBÓREAS NATIVAS UTILIZADAS COMO ORNAMENTAIS E SELEÇÃO DE NOVAS ESPÉCIES DA CAATINGA E FLORESTA ATLÂNTICA DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL.
spellingShingle LISTAGEM DE ARBÓREAS NATIVAS UTILIZADAS COMO ORNAMENTAIS E SELEÇÃO DE NOVAS ESPÉCIES DA CAATINGA E FLORESTA ATLÂNTICA DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL.
Macêdo, Bruno Rafael Morais de
Ciências Biológicas
Flora nativa; Arborização urbana; Biodiversidade; Potencial paisagístico
title_short LISTAGEM DE ARBÓREAS NATIVAS UTILIZADAS COMO ORNAMENTAIS E SELEÇÃO DE NOVAS ESPÉCIES DA CAATINGA E FLORESTA ATLÂNTICA DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL.
title_full LISTAGEM DE ARBÓREAS NATIVAS UTILIZADAS COMO ORNAMENTAIS E SELEÇÃO DE NOVAS ESPÉCIES DA CAATINGA E FLORESTA ATLÂNTICA DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL.
title_fullStr LISTAGEM DE ARBÓREAS NATIVAS UTILIZADAS COMO ORNAMENTAIS E SELEÇÃO DE NOVAS ESPÉCIES DA CAATINGA E FLORESTA ATLÂNTICA DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL.
title_full_unstemmed LISTAGEM DE ARBÓREAS NATIVAS UTILIZADAS COMO ORNAMENTAIS E SELEÇÃO DE NOVAS ESPÉCIES DA CAATINGA E FLORESTA ATLÂNTICA DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL.
title_sort LISTAGEM DE ARBÓREAS NATIVAS UTILIZADAS COMO ORNAMENTAIS E SELEÇÃO DE NOVAS ESPÉCIES DA CAATINGA E FLORESTA ATLÂNTICA DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL.
author Macêdo, Bruno Rafael Morais de
author_facet Macêdo, Bruno Rafael Morais de
Calvente, Alice de Moraes
author_role author
author2 Calvente, Alice de Moraes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Macêdo, Bruno Rafael Morais de
Calvente, Alice de Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Biológicas
Flora nativa; Arborização urbana; Biodiversidade; Potencial paisagístico
topic Ciências Biológicas
Flora nativa; Arborização urbana; Biodiversidade; Potencial paisagístico
description A Floresta Atlântica e a Caatinga são biomas que ocorrem no estado do Rio Grande do Norte, ambos bastante alterados pelas atividades humanas, em especial pelo processo de crescimento urbano. Esses efeitos negativos podem ser atenuados com a utilização de plantas nativas nos ambientes urbanos, o que pode contribuir na valorização e efetivação das iniciativas de conservação da biodiversidade e melhoria do bem-estar da população. O presente trabalho tem como objetivo elencar e caracterizar as espécies arbóreas ornamentais nativas dos biomas potiguares já utilizadas na arborização urbana e propor novas espécies para uso urbano. Levantamento da literatura especializada e expedições à fragmentos florestais nos municípios de Tibau do Sul (Mata Atlântica), Tenente Laurentino Cruz (Caatinga) e Touros (ecótono dos dois biomas) foram realizadas para a elaboração da lista das espécies nativas, as quais tiveram suas características ornamentais (porte, copa, sombreamento, folhas, flores e fenologia) descritas. Constatou-se 95 espécies arbóreas ornamentais nativas, distribuídas em 28 famílias botânicas. Do levantamento realizado, foram descritas com maiores detalhes sete espécies com potencial ornamental.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/93266
10.5380/revsbau.v18i4.93266
url https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/93266
identifier_str_mv 10.5380/revsbau.v18i4.93266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/93266/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana; v. 18, n. 4 (2023); 37-56
1980-7694
10.5380/revsbau.v18i4
reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
collection Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
repository.name.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313347476619264