ANÁLISE DOS PRINCIPAIS CONFLITOS E ESPÉCIES INADEQUADAS PRESENTES NA ARBORIZAÇÃO VIÁRIA NA REGIÃO CENTRAL DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ (MA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana da Silva, Raygo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Angelo, Dalton Henrique, Arruda, Adriano Araujo, da Silva, Wilson Araujo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/63656
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi avaliar os principais conflitos e espécies inadequadas presentes na arborização urbana da cidade de Imperatriz, a fim de contribuir como ferramenta de gestão para tomada de decisão no planejamento da introdução de espécies vegetais na malha urbana. Com isso, foi realizado um inventário censitário quantitativo da Zona Central e Zona Residencial Central do município de Imperatriz-MA, no qual se coletou informações dos indivíduos arbóreo-arbustivos e da situação do local em que foram implantados. Como resultado, verificou-se que a maioria dos indivíduos se concentra em poucas espécies e foram implantados sem nenhum conhecimento técnico, além de não estarem adequados com a infraestrutura. Constatou-se ainda, que 877 árvores estão em conflitos com a infraestrutura, sendo os mais frequentes os conflitos com imóveis, postes e garagem, geralmente associados às espécies Licania tomentosa Benth. (Fritsch) e Azadirachta indica A. Juss. Recomenda-se o não uso das espécies Licania tomentosa Benth., Azadirachta indica A. Juss., Mangifera indica L., Ficus benjamina L. e Terminalia catappa L. devido a concentração dos indivíduos dessas espécies está acima do satisfatório  e por gerar conflitos  com a infraestrutura urbana.
id USP-42_bdf99536a08ce746123817f80bbac3d8
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/63656
network_acronym_str USP-42
network_name_str Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
repository_id_str
spelling ANÁLISE DOS PRINCIPAIS CONFLITOS E ESPÉCIES INADEQUADAS PRESENTES NA ARBORIZAÇÃO VIÁRIA NA REGIÃO CENTRAL DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ (MA)Ciências Agrárias; Ciências Ambientais; Arborização UrbanaLevantamento florístico; Planejamento; Elementos urbanos.O objetivo do presente trabalho foi avaliar os principais conflitos e espécies inadequadas presentes na arborização urbana da cidade de Imperatriz, a fim de contribuir como ferramenta de gestão para tomada de decisão no planejamento da introdução de espécies vegetais na malha urbana. Com isso, foi realizado um inventário censitário quantitativo da Zona Central e Zona Residencial Central do município de Imperatriz-MA, no qual se coletou informações dos indivíduos arbóreo-arbustivos e da situação do local em que foram implantados. Como resultado, verificou-se que a maioria dos indivíduos se concentra em poucas espécies e foram implantados sem nenhum conhecimento técnico, além de não estarem adequados com a infraestrutura. Constatou-se ainda, que 877 árvores estão em conflitos com a infraestrutura, sendo os mais frequentes os conflitos com imóveis, postes e garagem, geralmente associados às espécies Licania tomentosa Benth. (Fritsch) e Azadirachta indica A. Juss. Recomenda-se o não uso das espécies Licania tomentosa Benth., Azadirachta indica A. Juss., Mangifera indica L., Ficus benjamina L. e Terminalia catappa L. devido a concentração dos indivíduos dessas espécies está acima do satisfatório  e por gerar conflitos  com a infraestrutura urbana.Universidade Federal do ParanáViana da Silva, RaygoAngelo, Dalton HenriqueArruda, Adriano Araujoda Silva, Wilson Araujo2018-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/6365610.5380/revsbau.v13i2.63656Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana; v. 13, n. 2 (2018); 47-611980-769410.5380/revsbau.v13i2reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbanainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/63656/pdfDireitos autorais 2018 Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbanahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T14:20:58Zoai:revistas.ufpr.br:article/63656Revistahttps://revistas.ufpr.br/revsbauPUBhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/oai1980-76941980-7694opendoar:2019-07-02T14:20:58Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DOS PRINCIPAIS CONFLITOS E ESPÉCIES INADEQUADAS PRESENTES NA ARBORIZAÇÃO VIÁRIA NA REGIÃO CENTRAL DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ (MA)
title ANÁLISE DOS PRINCIPAIS CONFLITOS E ESPÉCIES INADEQUADAS PRESENTES NA ARBORIZAÇÃO VIÁRIA NA REGIÃO CENTRAL DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ (MA)
spellingShingle ANÁLISE DOS PRINCIPAIS CONFLITOS E ESPÉCIES INADEQUADAS PRESENTES NA ARBORIZAÇÃO VIÁRIA NA REGIÃO CENTRAL DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ (MA)
Viana da Silva, Raygo
Ciências Agrárias; Ciências Ambientais; Arborização Urbana
Levantamento florístico; Planejamento; Elementos urbanos.
title_short ANÁLISE DOS PRINCIPAIS CONFLITOS E ESPÉCIES INADEQUADAS PRESENTES NA ARBORIZAÇÃO VIÁRIA NA REGIÃO CENTRAL DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ (MA)
title_full ANÁLISE DOS PRINCIPAIS CONFLITOS E ESPÉCIES INADEQUADAS PRESENTES NA ARBORIZAÇÃO VIÁRIA NA REGIÃO CENTRAL DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ (MA)
title_fullStr ANÁLISE DOS PRINCIPAIS CONFLITOS E ESPÉCIES INADEQUADAS PRESENTES NA ARBORIZAÇÃO VIÁRIA NA REGIÃO CENTRAL DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ (MA)
title_full_unstemmed ANÁLISE DOS PRINCIPAIS CONFLITOS E ESPÉCIES INADEQUADAS PRESENTES NA ARBORIZAÇÃO VIÁRIA NA REGIÃO CENTRAL DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ (MA)
title_sort ANÁLISE DOS PRINCIPAIS CONFLITOS E ESPÉCIES INADEQUADAS PRESENTES NA ARBORIZAÇÃO VIÁRIA NA REGIÃO CENTRAL DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ (MA)
author Viana da Silva, Raygo
author_facet Viana da Silva, Raygo
Angelo, Dalton Henrique
Arruda, Adriano Araujo
da Silva, Wilson Araujo
author_role author
author2 Angelo, Dalton Henrique
Arruda, Adriano Araujo
da Silva, Wilson Araujo
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana da Silva, Raygo
Angelo, Dalton Henrique
Arruda, Adriano Araujo
da Silva, Wilson Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Agrárias; Ciências Ambientais; Arborização Urbana
Levantamento florístico; Planejamento; Elementos urbanos.
topic Ciências Agrárias; Ciências Ambientais; Arborização Urbana
Levantamento florístico; Planejamento; Elementos urbanos.
description O objetivo do presente trabalho foi avaliar os principais conflitos e espécies inadequadas presentes na arborização urbana da cidade de Imperatriz, a fim de contribuir como ferramenta de gestão para tomada de decisão no planejamento da introdução de espécies vegetais na malha urbana. Com isso, foi realizado um inventário censitário quantitativo da Zona Central e Zona Residencial Central do município de Imperatriz-MA, no qual se coletou informações dos indivíduos arbóreo-arbustivos e da situação do local em que foram implantados. Como resultado, verificou-se que a maioria dos indivíduos se concentra em poucas espécies e foram implantados sem nenhum conhecimento técnico, além de não estarem adequados com a infraestrutura. Constatou-se ainda, que 877 árvores estão em conflitos com a infraestrutura, sendo os mais frequentes os conflitos com imóveis, postes e garagem, geralmente associados às espécies Licania tomentosa Benth. (Fritsch) e Azadirachta indica A. Juss. Recomenda-se o não uso das espécies Licania tomentosa Benth., Azadirachta indica A. Juss., Mangifera indica L., Ficus benjamina L. e Terminalia catappa L. devido a concentração dos indivíduos dessas espécies está acima do satisfatório  e por gerar conflitos  com a infraestrutura urbana.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/63656
10.5380/revsbau.v13i2.63656
url https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/63656
identifier_str_mv 10.5380/revsbau.v13i2.63656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/63656/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana; v. 13, n. 2 (2018); 47-61
1980-7694
10.5380/revsbau.v13i2
reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
collection Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
repository.name.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808845636008673280