A MELHORIA CLIMÁTICA E CONFORTO TÉRMICO PROPORCIONADO PELA ARBORIZAÇÃO EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM VÁRZEA GRANDE – MT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novais, Jonathan Willian Zangeski
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Farias, Francisca Menezes de, Reis, Nathalia Martins da Silva, Marques, Ana Carolina Amorim, Siqueira, Angélica Yara, Joaquim, Thiago D'Orazio, Ribeiro, Benedito Valdevino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/63546
Resumo: O desconforto térmico exerce influência negativa nos ambientes de aprendizagem, como escolas. Em contrapartida, ambientes arborizados são espaços mais agradáveis, proporcionando bem-estar aos usuários e favorecendo a aprendizagem. Essa pesquisa objetiva avaliar a influência da arborização no conforto térmico em uma Escola Estadual em Várzea Grande–MT. Para isso comparou-se duas salas de aula, uma sem arborização no entorno e outra com entorno arborizado. As coletas de dados meteorológicos foram realizadas nos dias 15 e 16 de abril/2016, entre as 7 e 17 horas, em intervalos a cada 20 minutos. Nas aferições realizadas no dia 15/04 foi encontrada uma diferença de temperatura de até 4,3ºC entre as duas salas e no dia 16/04, 2,1ºC. O teste de Mann-Whitney constatou que as diferenças nas temperaturas aferidas não foram estatisticamente significativas. O teste evidenciou um desconforto térmico de 100% na sala sem arborização e de 98% na sala com arborização na fachada. Estratégias de mitigação do desconforto térmico devem ser pensadas levando em consideração a possibilidade de aumentar a arborização no entorno das edificações.
id USP-42_d1488b06cbe1d915cb43b3d8f382b067
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/63546
network_acronym_str USP-42
network_name_str Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
repository_id_str
spelling A MELHORIA CLIMÁTICA E CONFORTO TÉRMICO PROPORCIONADO PELA ARBORIZAÇÃO EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM VÁRZEA GRANDE – MTCiências AmbientaisCarta psicrométrica; aprendizagem; temperatura do ar; umidade relativa do ar.O desconforto térmico exerce influência negativa nos ambientes de aprendizagem, como escolas. Em contrapartida, ambientes arborizados são espaços mais agradáveis, proporcionando bem-estar aos usuários e favorecendo a aprendizagem. Essa pesquisa objetiva avaliar a influência da arborização no conforto térmico em uma Escola Estadual em Várzea Grande–MT. Para isso comparou-se duas salas de aula, uma sem arborização no entorno e outra com entorno arborizado. As coletas de dados meteorológicos foram realizadas nos dias 15 e 16 de abril/2016, entre as 7 e 17 horas, em intervalos a cada 20 minutos. Nas aferições realizadas no dia 15/04 foi encontrada uma diferença de temperatura de até 4,3ºC entre as duas salas e no dia 16/04, 2,1ºC. O teste de Mann-Whitney constatou que as diferenças nas temperaturas aferidas não foram estatisticamente significativas. O teste evidenciou um desconforto térmico de 100% na sala sem arborização e de 98% na sala com arborização na fachada. Estratégias de mitigação do desconforto térmico devem ser pensadas levando em consideração a possibilidade de aumentar a arborização no entorno das edificações.Universidade Federal do ParanáNovais, Jonathan Willian ZangeskiFarias, Francisca Menezes deReis, Nathalia Martins da SilvaMarques, Ana Carolina AmorimSiqueira, Angélica YaraJoaquim, Thiago D'OrazioRibeiro, Benedito Valdevino2017-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/6354610.5380/revsbau.v12i3.63546Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana; v. 12, n. 3 (2017); 1 - 141980-769410.5380/revsbau.v12i3reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbanainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/63546/pdfDireitos autorais 2017 Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbanahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-30T13:29:48Zoai:revistas.ufpr.br:article/63546Revistahttps://revistas.ufpr.br/revsbauPUBhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/oai1980-76941980-7694opendoar:2018-11-30T13:29:48Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A MELHORIA CLIMÁTICA E CONFORTO TÉRMICO PROPORCIONADO PELA ARBORIZAÇÃO EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM VÁRZEA GRANDE – MT
title A MELHORIA CLIMÁTICA E CONFORTO TÉRMICO PROPORCIONADO PELA ARBORIZAÇÃO EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM VÁRZEA GRANDE – MT
spellingShingle A MELHORIA CLIMÁTICA E CONFORTO TÉRMICO PROPORCIONADO PELA ARBORIZAÇÃO EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM VÁRZEA GRANDE – MT
Novais, Jonathan Willian Zangeski
Ciências Ambientais
Carta psicrométrica; aprendizagem; temperatura do ar; umidade relativa do ar.
title_short A MELHORIA CLIMÁTICA E CONFORTO TÉRMICO PROPORCIONADO PELA ARBORIZAÇÃO EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM VÁRZEA GRANDE – MT
title_full A MELHORIA CLIMÁTICA E CONFORTO TÉRMICO PROPORCIONADO PELA ARBORIZAÇÃO EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM VÁRZEA GRANDE – MT
title_fullStr A MELHORIA CLIMÁTICA E CONFORTO TÉRMICO PROPORCIONADO PELA ARBORIZAÇÃO EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM VÁRZEA GRANDE – MT
title_full_unstemmed A MELHORIA CLIMÁTICA E CONFORTO TÉRMICO PROPORCIONADO PELA ARBORIZAÇÃO EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM VÁRZEA GRANDE – MT
title_sort A MELHORIA CLIMÁTICA E CONFORTO TÉRMICO PROPORCIONADO PELA ARBORIZAÇÃO EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM VÁRZEA GRANDE – MT
author Novais, Jonathan Willian Zangeski
author_facet Novais, Jonathan Willian Zangeski
Farias, Francisca Menezes de
Reis, Nathalia Martins da Silva
Marques, Ana Carolina Amorim
Siqueira, Angélica Yara
Joaquim, Thiago D'Orazio
Ribeiro, Benedito Valdevino
author_role author
author2 Farias, Francisca Menezes de
Reis, Nathalia Martins da Silva
Marques, Ana Carolina Amorim
Siqueira, Angélica Yara
Joaquim, Thiago D'Orazio
Ribeiro, Benedito Valdevino
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Novais, Jonathan Willian Zangeski
Farias, Francisca Menezes de
Reis, Nathalia Martins da Silva
Marques, Ana Carolina Amorim
Siqueira, Angélica Yara
Joaquim, Thiago D'Orazio
Ribeiro, Benedito Valdevino
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Ambientais
Carta psicrométrica; aprendizagem; temperatura do ar; umidade relativa do ar.
topic Ciências Ambientais
Carta psicrométrica; aprendizagem; temperatura do ar; umidade relativa do ar.
description O desconforto térmico exerce influência negativa nos ambientes de aprendizagem, como escolas. Em contrapartida, ambientes arborizados são espaços mais agradáveis, proporcionando bem-estar aos usuários e favorecendo a aprendizagem. Essa pesquisa objetiva avaliar a influência da arborização no conforto térmico em uma Escola Estadual em Várzea Grande–MT. Para isso comparou-se duas salas de aula, uma sem arborização no entorno e outra com entorno arborizado. As coletas de dados meteorológicos foram realizadas nos dias 15 e 16 de abril/2016, entre as 7 e 17 horas, em intervalos a cada 20 minutos. Nas aferições realizadas no dia 15/04 foi encontrada uma diferença de temperatura de até 4,3ºC entre as duas salas e no dia 16/04, 2,1ºC. O teste de Mann-Whitney constatou que as diferenças nas temperaturas aferidas não foram estatisticamente significativas. O teste evidenciou um desconforto térmico de 100% na sala sem arborização e de 98% na sala com arborização na fachada. Estratégias de mitigação do desconforto térmico devem ser pensadas levando em consideração a possibilidade de aumentar a arborização no entorno das edificações.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-05
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/63546
10.5380/revsbau.v12i3.63546
url https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/63546
identifier_str_mv 10.5380/revsbau.v12i3.63546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/63546/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana; v. 12, n. 3 (2017); 1 - 14
1980-7694
10.5380/revsbau.v12i3
reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
collection Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
repository.name.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808845635969875968