A MELHORIA CLIMÁTICA E CONFORTO TÉRMICO PROPORCIONADO PELA ARBORIZAÇÃO EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM VÁRZEA GRANDE – MT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/63546 |
Resumo: | O desconforto térmico exerce influência negativa nos ambientes de aprendizagem, como escolas. Em contrapartida, ambientes arborizados são espaços mais agradáveis, proporcionando bem-estar aos usuários e favorecendo a aprendizagem. Essa pesquisa objetiva avaliar a influência da arborização no conforto térmico em uma Escola Estadual em Várzea Grande–MT. Para isso comparou-se duas salas de aula, uma sem arborização no entorno e outra com entorno arborizado. As coletas de dados meteorológicos foram realizadas nos dias 15 e 16 de abril/2016, entre as 7 e 17 horas, em intervalos a cada 20 minutos. Nas aferições realizadas no dia 15/04 foi encontrada uma diferença de temperatura de até 4,3ºC entre as duas salas e no dia 16/04, 2,1ºC. O teste de Mann-Whitney constatou que as diferenças nas temperaturas aferidas não foram estatisticamente significativas. O teste evidenciou um desconforto térmico de 100% na sala sem arborização e de 98% na sala com arborização na fachada. Estratégias de mitigação do desconforto térmico devem ser pensadas levando em consideração a possibilidade de aumentar a arborização no entorno das edificações. |
id |
USP-42_d1488b06cbe1d915cb43b3d8f382b067 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/63546 |
network_acronym_str |
USP-42 |
network_name_str |
Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana |
repository_id_str |
|
spelling |
A MELHORIA CLIMÁTICA E CONFORTO TÉRMICO PROPORCIONADO PELA ARBORIZAÇÃO EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM VÁRZEA GRANDE – MTCiências AmbientaisCarta psicrométrica; aprendizagem; temperatura do ar; umidade relativa do ar.O desconforto térmico exerce influência negativa nos ambientes de aprendizagem, como escolas. Em contrapartida, ambientes arborizados são espaços mais agradáveis, proporcionando bem-estar aos usuários e favorecendo a aprendizagem. Essa pesquisa objetiva avaliar a influência da arborização no conforto térmico em uma Escola Estadual em Várzea Grande–MT. Para isso comparou-se duas salas de aula, uma sem arborização no entorno e outra com entorno arborizado. As coletas de dados meteorológicos foram realizadas nos dias 15 e 16 de abril/2016, entre as 7 e 17 horas, em intervalos a cada 20 minutos. Nas aferições realizadas no dia 15/04 foi encontrada uma diferença de temperatura de até 4,3ºC entre as duas salas e no dia 16/04, 2,1ºC. O teste de Mann-Whitney constatou que as diferenças nas temperaturas aferidas não foram estatisticamente significativas. O teste evidenciou um desconforto térmico de 100% na sala sem arborização e de 98% na sala com arborização na fachada. Estratégias de mitigação do desconforto térmico devem ser pensadas levando em consideração a possibilidade de aumentar a arborização no entorno das edificações.Universidade Federal do ParanáNovais, Jonathan Willian ZangeskiFarias, Francisca Menezes deReis, Nathalia Martins da SilvaMarques, Ana Carolina AmorimSiqueira, Angélica YaraJoaquim, Thiago D'OrazioRibeiro, Benedito Valdevino2017-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/6354610.5380/revsbau.v12i3.63546Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana; v. 12, n. 3 (2017); 1 - 141980-769410.5380/revsbau.v12i3reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbanainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/63546/pdfDireitos autorais 2017 Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbanahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-30T13:29:48Zoai:revistas.ufpr.br:article/63546Revistahttps://revistas.ufpr.br/revsbauPUBhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/oai1980-76941980-7694opendoar:2018-11-30T13:29:48Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A MELHORIA CLIMÁTICA E CONFORTO TÉRMICO PROPORCIONADO PELA ARBORIZAÇÃO EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM VÁRZEA GRANDE – MT |
title |
A MELHORIA CLIMÁTICA E CONFORTO TÉRMICO PROPORCIONADO PELA ARBORIZAÇÃO EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM VÁRZEA GRANDE – MT |
spellingShingle |
A MELHORIA CLIMÁTICA E CONFORTO TÉRMICO PROPORCIONADO PELA ARBORIZAÇÃO EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM VÁRZEA GRANDE – MT Novais, Jonathan Willian Zangeski Ciências Ambientais Carta psicrométrica; aprendizagem; temperatura do ar; umidade relativa do ar. |
title_short |
A MELHORIA CLIMÁTICA E CONFORTO TÉRMICO PROPORCIONADO PELA ARBORIZAÇÃO EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM VÁRZEA GRANDE – MT |
title_full |
A MELHORIA CLIMÁTICA E CONFORTO TÉRMICO PROPORCIONADO PELA ARBORIZAÇÃO EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM VÁRZEA GRANDE – MT |
title_fullStr |
A MELHORIA CLIMÁTICA E CONFORTO TÉRMICO PROPORCIONADO PELA ARBORIZAÇÃO EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM VÁRZEA GRANDE – MT |
title_full_unstemmed |
A MELHORIA CLIMÁTICA E CONFORTO TÉRMICO PROPORCIONADO PELA ARBORIZAÇÃO EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM VÁRZEA GRANDE – MT |
title_sort |
A MELHORIA CLIMÁTICA E CONFORTO TÉRMICO PROPORCIONADO PELA ARBORIZAÇÃO EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM VÁRZEA GRANDE – MT |
author |
Novais, Jonathan Willian Zangeski |
author_facet |
Novais, Jonathan Willian Zangeski Farias, Francisca Menezes de Reis, Nathalia Martins da Silva Marques, Ana Carolina Amorim Siqueira, Angélica Yara Joaquim, Thiago D'Orazio Ribeiro, Benedito Valdevino |
author_role |
author |
author2 |
Farias, Francisca Menezes de Reis, Nathalia Martins da Silva Marques, Ana Carolina Amorim Siqueira, Angélica Yara Joaquim, Thiago D'Orazio Ribeiro, Benedito Valdevino |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Novais, Jonathan Willian Zangeski Farias, Francisca Menezes de Reis, Nathalia Martins da Silva Marques, Ana Carolina Amorim Siqueira, Angélica Yara Joaquim, Thiago D'Orazio Ribeiro, Benedito Valdevino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Ambientais Carta psicrométrica; aprendizagem; temperatura do ar; umidade relativa do ar. |
topic |
Ciências Ambientais Carta psicrométrica; aprendizagem; temperatura do ar; umidade relativa do ar. |
description |
O desconforto térmico exerce influência negativa nos ambientes de aprendizagem, como escolas. Em contrapartida, ambientes arborizados são espaços mais agradáveis, proporcionando bem-estar aos usuários e favorecendo a aprendizagem. Essa pesquisa objetiva avaliar a influência da arborização no conforto térmico em uma Escola Estadual em Várzea Grande–MT. Para isso comparou-se duas salas de aula, uma sem arborização no entorno e outra com entorno arborizado. As coletas de dados meteorológicos foram realizadas nos dias 15 e 16 de abril/2016, entre as 7 e 17 horas, em intervalos a cada 20 minutos. Nas aferições realizadas no dia 15/04 foi encontrada uma diferença de temperatura de até 4,3ºC entre as duas salas e no dia 16/04, 2,1ºC. O teste de Mann-Whitney constatou que as diferenças nas temperaturas aferidas não foram estatisticamente significativas. O teste evidenciou um desconforto térmico de 100% na sala sem arborização e de 98% na sala com arborização na fachada. Estratégias de mitigação do desconforto térmico devem ser pensadas levando em consideração a possibilidade de aumentar a arborização no entorno das edificações. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/63546 10.5380/revsbau.v12i3.63546 |
url |
https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/63546 |
identifier_str_mv |
10.5380/revsbau.v12i3.63546 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/63546/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana; v. 12, n. 3 (2017); 1 - 14 1980-7694 10.5380/revsbau.v12i3 reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana |
collection |
Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808845635969875968 |