DIAGNÓSTICO FLORÍSTICO DA PRAÇA FLORIANO PEIXOTO NA CIDADE DE MACAPÁ, AMAPÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Adelson Rocha
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gomes, Ediellen Mayara Corrêa, Pinheiro, Angélica Pantoja
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/63494
Resumo: O estudo teve como objetivo realizar um diagnóstico quali-quantitativo da arborização da praça Floriano Peixoto, na cidade de Macapá-AP. Foram mensurados as CAP's e as alturas das árvores e das palmeiras, e determinados os parâmetros fitossociológicos, distribuição diamétrica e classes de altura da composição florística. As espécies ornamentais foram identificadas. Foram encontrados 240 indivíduos (palmeiras e árvores), distribuídos em 10 famílias, 18 gêneros e 19 espécies. As famílias que se destacaram com maior número de espécies foram Arecaceae e Fabaceae com quatro espécies cada. Euterpe oleracea Mart. dominou em número de indivíduos (86 indivíduos). As espécies que obtiveram maior índice de valor de cobertura foram: Clitoria fairchildiana R.A. Howard (46,35%), Mangifera indica L. (39,20%) e Euterpe oleracea (36,94%). O índice de diversidade (H') obtido foi 0,98. A estrutura diamétrica apresenta conformação de "J invertido". A maioria dos indivíduos, árvores e palmeiras, apresentam altura acima de 6 m. Foram encontradas nove famílias de espécies ornamentais, divididas em 11 gêneros e 12 espécies, sendo maioria exóticas. Os resultados sugerem medidas que visem o planejamento adequado da diversificação florística e valorização da flora local na arborização da Praça Floriano Peixoto. Essas medidas podem ser adotadas para outras praças de Macapá.
id USP-42_d9561e697338d881bc84acf998591fbf
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/63494
network_acronym_str USP-42
network_name_str Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
repository_id_str
spelling DIAGNÓSTICO FLORÍSTICO DA PRAÇA FLORIANO PEIXOTO NA CIDADE DE MACAPÁ, AMAPÁEcologia UrbanaÁreas verdes públicas; Planejamento urbano; Inventário florístico urbano; Parâmetros fitossociológicos; Espécies exóticas.O estudo teve como objetivo realizar um diagnóstico quali-quantitativo da arborização da praça Floriano Peixoto, na cidade de Macapá-AP. Foram mensurados as CAP's e as alturas das árvores e das palmeiras, e determinados os parâmetros fitossociológicos, distribuição diamétrica e classes de altura da composição florística. As espécies ornamentais foram identificadas. Foram encontrados 240 indivíduos (palmeiras e árvores), distribuídos em 10 famílias, 18 gêneros e 19 espécies. As famílias que se destacaram com maior número de espécies foram Arecaceae e Fabaceae com quatro espécies cada. Euterpe oleracea Mart. dominou em número de indivíduos (86 indivíduos). As espécies que obtiveram maior índice de valor de cobertura foram: Clitoria fairchildiana R.A. Howard (46,35%), Mangifera indica L. (39,20%) e Euterpe oleracea (36,94%). O índice de diversidade (H') obtido foi 0,98. A estrutura diamétrica apresenta conformação de "J invertido". A maioria dos indivíduos, árvores e palmeiras, apresentam altura acima de 6 m. Foram encontradas nove famílias de espécies ornamentais, divididas em 11 gêneros e 12 espécies, sendo maioria exóticas. Os resultados sugerem medidas que visem o planejamento adequado da diversificação florística e valorização da flora local na arborização da Praça Floriano Peixoto. Essas medidas podem ser adotadas para outras praças de Macapá.Universidade Federal do ParanáDantas, Adelson RochaGomes, Ediellen Mayara CorrêaPinheiro, Angélica Pantoja2016-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/6349410.5380/revsbau.v11i4.63494Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana; v. 11, n. 4 (2016); 32 - 461980-769410.5380/revsbau.v11i4reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbanainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/63494/pdfDireitos autorais 2016 Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbanahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-30T13:26:52Zoai:revistas.ufpr.br:article/63494Revistahttps://revistas.ufpr.br/revsbauPUBhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/oai1980-76941980-7694opendoar:2018-11-30T13:26:52Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv DIAGNÓSTICO FLORÍSTICO DA PRAÇA FLORIANO PEIXOTO NA CIDADE DE MACAPÁ, AMAPÁ
title DIAGNÓSTICO FLORÍSTICO DA PRAÇA FLORIANO PEIXOTO NA CIDADE DE MACAPÁ, AMAPÁ
spellingShingle DIAGNÓSTICO FLORÍSTICO DA PRAÇA FLORIANO PEIXOTO NA CIDADE DE MACAPÁ, AMAPÁ
Dantas, Adelson Rocha
Ecologia Urbana
Áreas verdes públicas; Planejamento urbano; Inventário florístico urbano; Parâmetros fitossociológicos; Espécies exóticas.
title_short DIAGNÓSTICO FLORÍSTICO DA PRAÇA FLORIANO PEIXOTO NA CIDADE DE MACAPÁ, AMAPÁ
title_full DIAGNÓSTICO FLORÍSTICO DA PRAÇA FLORIANO PEIXOTO NA CIDADE DE MACAPÁ, AMAPÁ
title_fullStr DIAGNÓSTICO FLORÍSTICO DA PRAÇA FLORIANO PEIXOTO NA CIDADE DE MACAPÁ, AMAPÁ
title_full_unstemmed DIAGNÓSTICO FLORÍSTICO DA PRAÇA FLORIANO PEIXOTO NA CIDADE DE MACAPÁ, AMAPÁ
title_sort DIAGNÓSTICO FLORÍSTICO DA PRAÇA FLORIANO PEIXOTO NA CIDADE DE MACAPÁ, AMAPÁ
author Dantas, Adelson Rocha
author_facet Dantas, Adelson Rocha
Gomes, Ediellen Mayara Corrêa
Pinheiro, Angélica Pantoja
author_role author
author2 Gomes, Ediellen Mayara Corrêa
Pinheiro, Angélica Pantoja
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Adelson Rocha
Gomes, Ediellen Mayara Corrêa
Pinheiro, Angélica Pantoja
dc.subject.por.fl_str_mv Ecologia Urbana
Áreas verdes públicas; Planejamento urbano; Inventário florístico urbano; Parâmetros fitossociológicos; Espécies exóticas.
topic Ecologia Urbana
Áreas verdes públicas; Planejamento urbano; Inventário florístico urbano; Parâmetros fitossociológicos; Espécies exóticas.
description O estudo teve como objetivo realizar um diagnóstico quali-quantitativo da arborização da praça Floriano Peixoto, na cidade de Macapá-AP. Foram mensurados as CAP's e as alturas das árvores e das palmeiras, e determinados os parâmetros fitossociológicos, distribuição diamétrica e classes de altura da composição florística. As espécies ornamentais foram identificadas. Foram encontrados 240 indivíduos (palmeiras e árvores), distribuídos em 10 famílias, 18 gêneros e 19 espécies. As famílias que se destacaram com maior número de espécies foram Arecaceae e Fabaceae com quatro espécies cada. Euterpe oleracea Mart. dominou em número de indivíduos (86 indivíduos). As espécies que obtiveram maior índice de valor de cobertura foram: Clitoria fairchildiana R.A. Howard (46,35%), Mangifera indica L. (39,20%) e Euterpe oleracea (36,94%). O índice de diversidade (H') obtido foi 0,98. A estrutura diamétrica apresenta conformação de "J invertido". A maioria dos indivíduos, árvores e palmeiras, apresentam altura acima de 6 m. Foram encontradas nove famílias de espécies ornamentais, divididas em 11 gêneros e 12 espécies, sendo maioria exóticas. Os resultados sugerem medidas que visem o planejamento adequado da diversificação florística e valorização da flora local na arborização da Praça Floriano Peixoto. Essas medidas podem ser adotadas para outras praças de Macapá.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-21
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/63494
10.5380/revsbau.v11i4.63494
url https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/63494
identifier_str_mv 10.5380/revsbau.v11i4.63494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/63494/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana; v. 11, n. 4 (2016); 32 - 46
1980-7694
10.5380/revsbau.v11i4
reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
collection Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
repository.name.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808845635943661568