PERCEPÇÃO DA PAISAGEM POR ESTUDANTES DE ESCOLAS DE IRATI – PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iurk, Mariângela Ceschim
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Biondi, Daniela, Dlugosz, Fernando Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/63519
Resumo: Envolvendo estudantes de duas escolas estaduais do município de Irati, realizou-se uma pesquisa com o objetivo de verificar a percepção sobre a paisagem e os elementos que compõe quatro ambientes do município, relacionando com a sua concepção de meio ambiente. Para isso, foram utilizados substitutos de paisagem (fotografias) de pontos turísticos conhecidos da área urbana e rural, quantificado os elementos componentes das mesmas através de análise visual, além de questionários, onde realizou-se pré e pós-testes.  Os dados foram analisados através do teste não-paramétrico Wilcoxon, teste do Qui-quadrado e comparação do porcentual obtido. Os resultados do teste Wilcoxon comprovaram que, com relação ao total das séries analisadas, a diferença entre o pré e pós-testes para 34,61% das perguntas realizadas foi altamente significativa ou significativa. Na realização do teste de Qui-quadrado para a verificação se houve diferença de resultados entre as escolas, obteve-se como resultado o valor de P=0,344, onde os desvios não são significativos. Conclui-se, portanto, que a escola é um bom espaço para o aluno apropriar-se de conteúdos sobre a paisagem e contextualizá-los dentro de uma visão ambiental, entrelaçando com a sua vivência, modificando assim a realidade presente e futura.
id USP-42_d9646d0522bdb714fd3f311f09fb3370
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/63519
network_acronym_str USP-42
network_name_str Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
repository_id_str
spelling PERCEPÇÃO DA PAISAGEM POR ESTUDANTES DE ESCOLAS DE IRATI – PRCiências AgráriasEducação ambiental; Fotografias; Análise da paisagemEnvolvendo estudantes de duas escolas estaduais do município de Irati, realizou-se uma pesquisa com o objetivo de verificar a percepção sobre a paisagem e os elementos que compõe quatro ambientes do município, relacionando com a sua concepção de meio ambiente. Para isso, foram utilizados substitutos de paisagem (fotografias) de pontos turísticos conhecidos da área urbana e rural, quantificado os elementos componentes das mesmas através de análise visual, além de questionários, onde realizou-se pré e pós-testes.  Os dados foram analisados através do teste não-paramétrico Wilcoxon, teste do Qui-quadrado e comparação do porcentual obtido. Os resultados do teste Wilcoxon comprovaram que, com relação ao total das séries analisadas, a diferença entre o pré e pós-testes para 34,61% das perguntas realizadas foi altamente significativa ou significativa. Na realização do teste de Qui-quadrado para a verificação se houve diferença de resultados entre as escolas, obteve-se como resultado o valor de P=0,344, onde os desvios não são significativos. Conclui-se, portanto, que a escola é um bom espaço para o aluno apropriar-se de conteúdos sobre a paisagem e contextualizá-los dentro de uma visão ambiental, entrelaçando com a sua vivência, modificando assim a realidade presente e futura.Universidade Federal do ParanáIurk, Mariângela CeschimBiondi, DanielaDlugosz, Fernando Luís2017-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/6351910.5380/revsbau.v12i1.63519Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana; v. 12, n. 1 (2017); 46 - 641980-769410.5380/revsbau.v12i1reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbanainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/63519/pdfhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/article/downloadSuppFile/63519/37123Direitos autorais 2017 Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbanahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-30T13:28:20Zoai:revistas.ufpr.br:article/63519Revistahttps://revistas.ufpr.br/revsbauPUBhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/oai1980-76941980-7694opendoar:2018-11-30T13:28:20Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO DA PAISAGEM POR ESTUDANTES DE ESCOLAS DE IRATI – PR
title PERCEPÇÃO DA PAISAGEM POR ESTUDANTES DE ESCOLAS DE IRATI – PR
spellingShingle PERCEPÇÃO DA PAISAGEM POR ESTUDANTES DE ESCOLAS DE IRATI – PR
Iurk, Mariângela Ceschim
Ciências Agrárias
Educação ambiental; Fotografias; Análise da paisagem
title_short PERCEPÇÃO DA PAISAGEM POR ESTUDANTES DE ESCOLAS DE IRATI – PR
title_full PERCEPÇÃO DA PAISAGEM POR ESTUDANTES DE ESCOLAS DE IRATI – PR
title_fullStr PERCEPÇÃO DA PAISAGEM POR ESTUDANTES DE ESCOLAS DE IRATI – PR
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO DA PAISAGEM POR ESTUDANTES DE ESCOLAS DE IRATI – PR
title_sort PERCEPÇÃO DA PAISAGEM POR ESTUDANTES DE ESCOLAS DE IRATI – PR
author Iurk, Mariângela Ceschim
author_facet Iurk, Mariângela Ceschim
Biondi, Daniela
Dlugosz, Fernando Luís
author_role author
author2 Biondi, Daniela
Dlugosz, Fernando Luís
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Iurk, Mariângela Ceschim
Biondi, Daniela
Dlugosz, Fernando Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Agrárias
Educação ambiental; Fotografias; Análise da paisagem
topic Ciências Agrárias
Educação ambiental; Fotografias; Análise da paisagem
description Envolvendo estudantes de duas escolas estaduais do município de Irati, realizou-se uma pesquisa com o objetivo de verificar a percepção sobre a paisagem e os elementos que compõe quatro ambientes do município, relacionando com a sua concepção de meio ambiente. Para isso, foram utilizados substitutos de paisagem (fotografias) de pontos turísticos conhecidos da área urbana e rural, quantificado os elementos componentes das mesmas através de análise visual, além de questionários, onde realizou-se pré e pós-testes.  Os dados foram analisados através do teste não-paramétrico Wilcoxon, teste do Qui-quadrado e comparação do porcentual obtido. Os resultados do teste Wilcoxon comprovaram que, com relação ao total das séries analisadas, a diferença entre o pré e pós-testes para 34,61% das perguntas realizadas foi altamente significativa ou significativa. Na realização do teste de Qui-quadrado para a verificação se houve diferença de resultados entre as escolas, obteve-se como resultado o valor de P=0,344, onde os desvios não são significativos. Conclui-se, portanto, que a escola é um bom espaço para o aluno apropriar-se de conteúdos sobre a paisagem e contextualizá-los dentro de uma visão ambiental, entrelaçando com a sua vivência, modificando assim a realidade presente e futura.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-27
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/63519
10.5380/revsbau.v12i1.63519
url https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/63519
identifier_str_mv 10.5380/revsbau.v12i1.63519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/63519/pdf
https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/downloadSuppFile/63519/37123
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana; v. 12, n. 1 (2017); 46 - 64
1980-7694
10.5380/revsbau.v12i1
reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
collection Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
repository.name.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808845635958341632