RECONHECIMENTO DE EXEMPLARES DE HOVENIA DULCIS THUNBERG, NA ARBORIZAÇÃO URBANA DE CURITIBA - PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aparecida Maieves, Helayne
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Hoffmann Ribani, Rosemary
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66356
Resumo: Hovenia dulcis Thunberg, conhecida vulgarmente por uva-do-japão (PR), pertence à família Rhamnaceae e ocorre naturalmente na China, Japão e Coréias. A espécie vem sendo cultivada na Argentina, Paraguai e no sul do Brasil, principalmente nas regiões de climas Cfa, Cfb e Cwa, segundo a classificação de Köppen e, de forma isolada ou em pequenos povoamentos. O fruto é uma pequena cápsula globosa seca de 6 mm a 7 mm de diâmetro, contendo 2 a 4 sementes, preso ao pedúnculo cor de canela, que se torna espessado e carnoso ao madurar, com sabor doce e agradável. Este trabalho teve como objetivo a identificação dos exemplares de Hovenia dulcis Thunberg, encontradas na arborização de ruas, parques e praças, escolas, faculdades e universidades além de residências na cidade de Curitiba - PR. Foram encontrados ao todo 32 exemplares de Hovenia dulcis Thunberg, nos 9 bairros pesquisados (Jardim das Américas, Santo Inácio, Centro, Alto da XV, Alto da Glória, Cristo Rei, Jardim Botânico, Guabirotuba e Hauer). Considerada como espécie invasora, a Secretaria de Municipal do Meio Ambiente do município, retira uma espécie exótica invasora, para plantar cinco árvores nativas. Apesar de serem consideradas invasoras, por não ser nativa da área em estudo, a uva-do-japão, apresenta uma madeira apreciável, apresenta efeitos alelopáticos em sementes de alface, suas folhas possuem substâncias como as saponinas triterpênicas, muito estudadas na área de farmacologia, por possuírem atividade antiinflamatória, seus frutos são doces quando maduros e são alvo de estudos sobre seus teores de substâncias anticancerígenas, não é indicada para alimentação animal, por desencadear a doença Polioencefalomalacia (PEM). Espécies frutíferas em arborização urbana é alvo de vandalismo, além de serem consideradas disseminadoras de doenças, por servirem de alimento para vetores, tais como moscas, ratos e barata e sujarem os pavimentos.
id USP-42_e07a3bcdbcfcaa84155c1a4788ced11f
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/66356
network_acronym_str USP-42
network_name_str Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
repository_id_str
spelling RECONHECIMENTO DE EXEMPLARES DE HOVENIA DULCIS THUNBERG, NA ARBORIZAÇÃO URBANA DE CURITIBA - PRUva-do-japão; Espécie invasora; Melia azedarachHovenia dulcis Thunberg, conhecida vulgarmente por uva-do-japão (PR), pertence à família Rhamnaceae e ocorre naturalmente na China, Japão e Coréias. A espécie vem sendo cultivada na Argentina, Paraguai e no sul do Brasil, principalmente nas regiões de climas Cfa, Cfb e Cwa, segundo a classificação de Köppen e, de forma isolada ou em pequenos povoamentos. O fruto é uma pequena cápsula globosa seca de 6 mm a 7 mm de diâmetro, contendo 2 a 4 sementes, preso ao pedúnculo cor de canela, que se torna espessado e carnoso ao madurar, com sabor doce e agradável. Este trabalho teve como objetivo a identificação dos exemplares de Hovenia dulcis Thunberg, encontradas na arborização de ruas, parques e praças, escolas, faculdades e universidades além de residências na cidade de Curitiba - PR. Foram encontrados ao todo 32 exemplares de Hovenia dulcis Thunberg, nos 9 bairros pesquisados (Jardim das Américas, Santo Inácio, Centro, Alto da XV, Alto da Glória, Cristo Rei, Jardim Botânico, Guabirotuba e Hauer). Considerada como espécie invasora, a Secretaria de Municipal do Meio Ambiente do município, retira uma espécie exótica invasora, para plantar cinco árvores nativas. Apesar de serem consideradas invasoras, por não ser nativa da área em estudo, a uva-do-japão, apresenta uma madeira apreciável, apresenta efeitos alelopáticos em sementes de alface, suas folhas possuem substâncias como as saponinas triterpênicas, muito estudadas na área de farmacologia, por possuírem atividade antiinflamatória, seus frutos são doces quando maduros e são alvo de estudos sobre seus teores de substâncias anticancerígenas, não é indicada para alimentação animal, por desencadear a doença Polioencefalomalacia (PEM). Espécies frutíferas em arborização urbana é alvo de vandalismo, além de serem consideradas disseminadoras de doenças, por servirem de alimento para vetores, tais como moscas, ratos e barata e sujarem os pavimentos.Universidade Federal do ParanáAparecida Maieves, HelayneHoffmann Ribani, Rosemary2013-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/6635610.5380/revsbau.v8i1.66356Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana; v. 8, n. 1 (2013); 17-261980-769410.5380/revsbau.v8i1reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbanainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66356/38204http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T12:51:44Zoai:revistas.ufpr.br:article/66356Revistahttps://revistas.ufpr.br/revsbauPUBhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/oai1980-76941980-7694opendoar:2019-07-02T12:51:44Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv RECONHECIMENTO DE EXEMPLARES DE HOVENIA DULCIS THUNBERG, NA ARBORIZAÇÃO URBANA DE CURITIBA - PR
title RECONHECIMENTO DE EXEMPLARES DE HOVENIA DULCIS THUNBERG, NA ARBORIZAÇÃO URBANA DE CURITIBA - PR
spellingShingle RECONHECIMENTO DE EXEMPLARES DE HOVENIA DULCIS THUNBERG, NA ARBORIZAÇÃO URBANA DE CURITIBA - PR
Aparecida Maieves, Helayne
Uva-do-japão; Espécie invasora; Melia azedarach
title_short RECONHECIMENTO DE EXEMPLARES DE HOVENIA DULCIS THUNBERG, NA ARBORIZAÇÃO URBANA DE CURITIBA - PR
title_full RECONHECIMENTO DE EXEMPLARES DE HOVENIA DULCIS THUNBERG, NA ARBORIZAÇÃO URBANA DE CURITIBA - PR
title_fullStr RECONHECIMENTO DE EXEMPLARES DE HOVENIA DULCIS THUNBERG, NA ARBORIZAÇÃO URBANA DE CURITIBA - PR
title_full_unstemmed RECONHECIMENTO DE EXEMPLARES DE HOVENIA DULCIS THUNBERG, NA ARBORIZAÇÃO URBANA DE CURITIBA - PR
title_sort RECONHECIMENTO DE EXEMPLARES DE HOVENIA DULCIS THUNBERG, NA ARBORIZAÇÃO URBANA DE CURITIBA - PR
author Aparecida Maieves, Helayne
author_facet Aparecida Maieves, Helayne
Hoffmann Ribani, Rosemary
author_role author
author2 Hoffmann Ribani, Rosemary
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Aparecida Maieves, Helayne
Hoffmann Ribani, Rosemary
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Uva-do-japão; Espécie invasora; Melia azedarach
topic Uva-do-japão; Espécie invasora; Melia azedarach
description Hovenia dulcis Thunberg, conhecida vulgarmente por uva-do-japão (PR), pertence à família Rhamnaceae e ocorre naturalmente na China, Japão e Coréias. A espécie vem sendo cultivada na Argentina, Paraguai e no sul do Brasil, principalmente nas regiões de climas Cfa, Cfb e Cwa, segundo a classificação de Köppen e, de forma isolada ou em pequenos povoamentos. O fruto é uma pequena cápsula globosa seca de 6 mm a 7 mm de diâmetro, contendo 2 a 4 sementes, preso ao pedúnculo cor de canela, que se torna espessado e carnoso ao madurar, com sabor doce e agradável. Este trabalho teve como objetivo a identificação dos exemplares de Hovenia dulcis Thunberg, encontradas na arborização de ruas, parques e praças, escolas, faculdades e universidades além de residências na cidade de Curitiba - PR. Foram encontrados ao todo 32 exemplares de Hovenia dulcis Thunberg, nos 9 bairros pesquisados (Jardim das Américas, Santo Inácio, Centro, Alto da XV, Alto da Glória, Cristo Rei, Jardim Botânico, Guabirotuba e Hauer). Considerada como espécie invasora, a Secretaria de Municipal do Meio Ambiente do município, retira uma espécie exótica invasora, para plantar cinco árvores nativas. Apesar de serem consideradas invasoras, por não ser nativa da área em estudo, a uva-do-japão, apresenta uma madeira apreciável, apresenta efeitos alelopáticos em sementes de alface, suas folhas possuem substâncias como as saponinas triterpênicas, muito estudadas na área de farmacologia, por possuírem atividade antiinflamatória, seus frutos são doces quando maduros e são alvo de estudos sobre seus teores de substâncias anticancerígenas, não é indicada para alimentação animal, por desencadear a doença Polioencefalomalacia (PEM). Espécies frutíferas em arborização urbana é alvo de vandalismo, além de serem consideradas disseminadoras de doenças, por servirem de alimento para vetores, tais como moscas, ratos e barata e sujarem os pavimentos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66356
10.5380/revsbau.v8i1.66356
url https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66356
identifier_str_mv 10.5380/revsbau.v8i1.66356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66356/38204
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana; v. 8, n. 1 (2013); 17-26
1980-7694
10.5380/revsbau.v8i1
reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
collection Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
repository.name.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808845637665423360