Tempo de engajamento nas áreas de ocupação de adolescentes inseridos em uma escola publica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Sofia
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Gontijo, Daniela Tavares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14134
Resumo: A adolescência é caracterizada pela transição da puberdade para a fase adulta, sendo influenciada por contextos sócioculturais e processos psicobiológicos. Este processo será considerado tanto menos ambíguo quanto maiores forem as experiências positivas no desempenho de diferentes ocupações. A caracterização do tempo de engajamento dos adolescentes em ocupações possibilita a construção de cenários onde podem ser identificados focos potenciais de ações que se revertem em estímulo ao seu desenvolvimento e promoção de saúde. Objetivou-se caracterizar o tempo de engajamento em ocupações de um grupo de adolescentes inseridos no ensino público de um município de médio porte do estado de MG. Estudo retrospectivo, transversal e quantitativo, realizado com 56 adolescentes de classe popular matriculados no ensino fundamental de duas escolas públicas. Os dados coletados através de um quadro do uso do tempo foram categorizados (Atividades de Vida Diária, Atividades Instrumentais de Vida Diária, Sono e Descanso, Atividades de Tempo Livre e Lazer, Trabalho e Educação) e analisados em termos de frequência e medidas de centralidade. Observou-se que sono e descanso correspondem à ocupação com maior tempo de engajamento enquanto educação e lazer/tempo livre apresentam um menor tempo. O estudo aponta indícios que podem relacionar-se aos cenários de privação e desequilíbrio ocupacional, principalmente no que se refere à educação e lazer, que podem ter consequências negativas na saúde e qualidade de vida de adolescentes.
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spelling Tempo de engajamento nas áreas de ocupação de adolescentes inseridos em uma escola publica Time use in areas of ocuppation of adolescents inserted in a public school AdolescenteGerenciamento do tempoQualidade de vidaEnsinofundamental e médioAdolescentTime managementQuality of lifeEducationprimary and secondary A adolescência é caracterizada pela transição da puberdade para a fase adulta, sendo influenciada por contextos sócioculturais e processos psicobiológicos. Este processo será considerado tanto menos ambíguo quanto maiores forem as experiências positivas no desempenho de diferentes ocupações. A caracterização do tempo de engajamento dos adolescentes em ocupações possibilita a construção de cenários onde podem ser identificados focos potenciais de ações que se revertem em estímulo ao seu desenvolvimento e promoção de saúde. Objetivou-se caracterizar o tempo de engajamento em ocupações de um grupo de adolescentes inseridos no ensino público de um município de médio porte do estado de MG. Estudo retrospectivo, transversal e quantitativo, realizado com 56 adolescentes de classe popular matriculados no ensino fundamental de duas escolas públicas. Os dados coletados através de um quadro do uso do tempo foram categorizados (Atividades de Vida Diária, Atividades Instrumentais de Vida Diária, Sono e Descanso, Atividades de Tempo Livre e Lazer, Trabalho e Educação) e analisados em termos de frequência e medidas de centralidade. Observou-se que sono e descanso correspondem à ocupação com maior tempo de engajamento enquanto educação e lazer/tempo livre apresentam um menor tempo. O estudo aponta indícios que podem relacionar-se aos cenários de privação e desequilíbrio ocupacional, principalmente no que se refere à educação e lazer, que podem ter consequências negativas na saúde e qualidade de vida de adolescentes. The adolescence is characterized by the transition from puberty into adulthood and is influenced by socio-cultural contexts and psycho-biological processes. This process will be considered as less ambiguous as more positive experiences the adolescents have when carrying out different activities. The characterization of the adolescents' time use will provide for the construction of scenarios where potential focus of actions can be identified, arousing their development and health promotion. The aim was to identify the time used in activities of a group of adolescents inserted in the state teaching system in a medium-sized city in Minas Gerais, Brazil. A retrospective, transversal and quantitative study was carried out with 56 working-class adolescents enrolled in two state primary schools. Data collected in a time use chart was classified in: Activities of Daily Living (ADL), Instrumental Activities of Daily Living (IADL), Sleep and Rest, Leisure and Free Time Activities, and Work and Education. The analysis was conducted in terms of frequency and measures of centrality. We observed that, the longest time was used in sleep and rest, whereas education and leisure / free time, presented a shorter time. The study reveals signs that may be related to deprivation scenarios and occupational imbalance, particularly concerning education and leisure, which may have negative effects in the adolescents' health and quality of life. Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2011-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/1413410.11606/issn.2238-6149.v22i2p162-171Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 22 n. 2 (2011); 162-171Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 22 No. 2 (2011); 162-171Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 22 Núm. 2 (2011); 162-1712238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14134/15952Copyright (c) 2011 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, SofiaGontijo, Daniela Tavares2023-08-22T23:58:18Zoai:revistas.usp.br:article/14134Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2023-08-22T23:58:18Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false
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