Therapeutic sound technologies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Celso Rodrigues da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Souza, Suelen Tompson, Gontijo, Guilherme Pereira, Simões, Guilherme Reis, Fonseca, Pierre Souza, Bortolus, Marcos Vinicius
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/87223
Resumo: Objetivo: apresentar os trabalhos finais desenvolvidos na disciplina Processos Criativos e Empreendedorismo. Método: os estudantes devem apresentar ao final da disciplina uma tecnologia para ajudar na aprendizagem ou reabilitação de um cliente em tratamento na Clínica de Musicoterapia. Para a realização do trabalho final da disciplina foram formados grupos de três estudantes, no qual cada grupo deveria desenvolver uma adaptação ou instrumento como recurso terapêutico para um cliente atendido na Clínica de Musicoterapia da UFMG. Resultados: dez trios de estudantes criaram dez instrumentos e duas adaptações. Os dispositivos já renderam três exposições abertas ao público. Os instrumentos e adaptações foram repassados à Clínica de Musicoterapia da UFMG para serem utilizados nos atendimentos. O Projeto de Extensão Paramec da UFMG criou um subgrupo de trabalho para dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos na disciplina. Conclusão: a disciplina demonstrou ter grandes sucessos e alcançou os seus objetivos, sendo os instrumentos e adaptações desenvolvidas, as formas expressas dos processos criativos. Foi possível também perceber que uma equipe inter ou transdisciplinar é benéfi ca para uma melhor criação de dispositivos de tecnologia educacional, reabilitadora e assistiva.
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description Objetivo: apresentar os trabalhos finais desenvolvidos na disciplina Processos Criativos e Empreendedorismo. Método: os estudantes devem apresentar ao final da disciplina uma tecnologia para ajudar na aprendizagem ou reabilitação de um cliente em tratamento na Clínica de Musicoterapia. Para a realização do trabalho final da disciplina foram formados grupos de três estudantes, no qual cada grupo deveria desenvolver uma adaptação ou instrumento como recurso terapêutico para um cliente atendido na Clínica de Musicoterapia da UFMG. Resultados: dez trios de estudantes criaram dez instrumentos e duas adaptações. Os dispositivos já renderam três exposições abertas ao público. Os instrumentos e adaptações foram repassados à Clínica de Musicoterapia da UFMG para serem utilizados nos atendimentos. O Projeto de Extensão Paramec da UFMG criou um subgrupo de trabalho para dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos na disciplina. Conclusão: a disciplina demonstrou ter grandes sucessos e alcançou os seus objetivos, sendo os instrumentos e adaptações desenvolvidas, as formas expressas dos processos criativos. Foi possível também perceber que uma equipe inter ou transdisciplinar é benéfi ca para uma melhor criação de dispositivos de tecnologia educacional, reabilitadora e assistiva.
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