Fatores associados ao desenvolvimento motor de pré-escolares de uma escola pública de João Pessoa, Paraíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Renatta Rocha
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lira Silva, Manuelle Clebiana, Moreira, Thayana Fernandes, Dantas de Lima, Ana Carollyne, Silva, Ângela Cristina Dornelas da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/123456
Resumo: O estudo objetivou investigar a prevalência de alteração no desenvolvimento motor de pré-escolares, e identificar fatores biopsicossociais associados a alteração no desenvolvimento motor fino e grosso. Trata-se de um estudo seccional, exploratório e descritivo, realizado em uma escola pública de João Pessoa/PB com pré-escolares de 2 a 6 anos de idade e suas mães. O desenvolvimento motor foi avaliado pelo Teste de Triagem do Desenvolvimento de Denver II, e as variáveis biopsicossociais foram investigadas através de questionários aplicados as mães. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e analítica. Foram estudadas 60 crianças, e os resultados revelaram que a prevalência de alteração no desenvolvimento motor fino foi 31,7%, e no motor grosso foi 15%. A regressão logística mostrou que os meninos tiveram 9,7 vezes mais chances de ter alteração no desenvolvimento motor grosso (p=0,17), e que não houve associação entre o desenvolvimento motor fino e as variáveis estudadas. A associação do sexo masculino com a alteração no desenvolvimento motor grosso, supõe que aspectos culturais têm levado os meninos a dedicar o tempo em atividades que não exploram o repertório motor global. Os achados apontam a necessidade de estimular as habilidades motoras de crianças no contexto da pré-escola e da família.
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