Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: possibilidades de atuação da Terapia Ocupacional em contextos educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carla Cilene Baptista
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Jurdi, Andrea Perosa, Pontes, Fernando Vicente de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/55644
Resumo: O presente trabalho consiste em um relato de experiências vivenciadas ao longo deestágio de observação realizado no módulo: Terapia Ocupacional em Contextos Educacionais, ministrado no 3º ano do curso de graduação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP),entre os meses de setembro e novembro de 2010. Pretende-se aqui contribuir para refl exão sobreas possibilidades de atuação da terapia ocupacional relativas à educação inclusiva, em especialquanto às crianças com diagnóstico de Transtorno do Défi cit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O presente artigo fundamenta-se nas discussões realizadas ao longo do semestre letivo em queocorreram os estágios de observação e em estudos que afi rmam que o TDAH advém de um processo de medicalização, que ocorre em escala crescente nas sociedades ocidentais e, na maior parte dasvezes, representa a biologização dos confl itos sociais
id USP-43_2257bb1713ae86750f617a3983b740e7
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/55644
network_acronym_str USP-43
network_name_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository_id_str
spelling Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: possibilidades de atuação da Terapia Ocupacional em contextos educacionaisTerapia ocupacionalTranstorno do défi cit de atenção com hiperatividadeEducação/recursos humanosEducação especial/recursos humanosO presente trabalho consiste em um relato de experiências vivenciadas ao longo deestágio de observação realizado no módulo: Terapia Ocupacional em Contextos Educacionais, ministrado no 3º ano do curso de graduação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP),entre os meses de setembro e novembro de 2010. Pretende-se aqui contribuir para refl exão sobreas possibilidades de atuação da terapia ocupacional relativas à educação inclusiva, em especialquanto às crianças com diagnóstico de Transtorno do Défi cit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O presente artigo fundamenta-se nas discussões realizadas ao longo do semestre letivo em queocorreram os estágios de observação e em estudos que afi rmam que o TDAH advém de um processo de medicalização, que ocorre em escala crescente nas sociedades ocidentais e, na maior parte dasvezes, representa a biologização dos confl itos sociaisUniversidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2013-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/5564410.11606/issn.2238-6149.v23i3p283-288Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 23 Núm. 3 (2012); 283-288Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 23 No. 3 (2012); 283-288Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 23 n. 3 (2012); 283-2882238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/55644/59104Silva, Carla Cilene BaptistaJurdi, Andrea PerosaPontes, Fernando Vicente deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-08T13:05:01Zoai:revistas.usp.br:article/55644Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2014-12-08T13:05:01Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: possibilidades de atuação da Terapia Ocupacional em contextos educacionais
title Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: possibilidades de atuação da Terapia Ocupacional em contextos educacionais
spellingShingle Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: possibilidades de atuação da Terapia Ocupacional em contextos educacionais
Silva, Carla Cilene Baptista
Terapia ocupacional
Transtorno do défi cit de atenção com hiperatividade
Educação/recursos humanos
Educação especial/recursos humanos
title_short Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: possibilidades de atuação da Terapia Ocupacional em contextos educacionais
title_full Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: possibilidades de atuação da Terapia Ocupacional em contextos educacionais
title_fullStr Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: possibilidades de atuação da Terapia Ocupacional em contextos educacionais
title_full_unstemmed Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: possibilidades de atuação da Terapia Ocupacional em contextos educacionais
title_sort Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: possibilidades de atuação da Terapia Ocupacional em contextos educacionais
author Silva, Carla Cilene Baptista
author_facet Silva, Carla Cilene Baptista
Jurdi, Andrea Perosa
Pontes, Fernando Vicente de
author_role author
author2 Jurdi, Andrea Perosa
Pontes, Fernando Vicente de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carla Cilene Baptista
Jurdi, Andrea Perosa
Pontes, Fernando Vicente de
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia ocupacional
Transtorno do défi cit de atenção com hiperatividade
Educação/recursos humanos
Educação especial/recursos humanos
topic Terapia ocupacional
Transtorno do défi cit de atenção com hiperatividade
Educação/recursos humanos
Educação especial/recursos humanos
description O presente trabalho consiste em um relato de experiências vivenciadas ao longo deestágio de observação realizado no módulo: Terapia Ocupacional em Contextos Educacionais, ministrado no 3º ano do curso de graduação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP),entre os meses de setembro e novembro de 2010. Pretende-se aqui contribuir para refl exão sobreas possibilidades de atuação da terapia ocupacional relativas à educação inclusiva, em especialquanto às crianças com diagnóstico de Transtorno do Défi cit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O presente artigo fundamenta-se nas discussões realizadas ao longo do semestre letivo em queocorreram os estágios de observação e em estudos que afi rmam que o TDAH advém de um processo de medicalização, que ocorre em escala crescente nas sociedades ocidentais e, na maior parte dasvezes, representa a biologização dos confl itos sociais
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/55644
10.11606/issn.2238-6149.v23i3p283-288
url https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/55644
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-6149.v23i3p283-288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/55644/59104
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 23 Núm. 3 (2012); 283-288
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 23 No. 3 (2012); 283-288
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 23 n. 3 (2012); 283-288
2238-6149
1415-9104
reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
collection Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository.name.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revto@usp.br
_version_ 1798042670079148032