Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: possibilidades de atuação da Terapia Ocupacional em contextos educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/55644 |
Resumo: | O presente trabalho consiste em um relato de experiências vivenciadas ao longo deestágio de observação realizado no módulo: Terapia Ocupacional em Contextos Educacionais, ministrado no 3º ano do curso de graduação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP),entre os meses de setembro e novembro de 2010. Pretende-se aqui contribuir para refl exão sobreas possibilidades de atuação da terapia ocupacional relativas à educação inclusiva, em especialquanto às crianças com diagnóstico de Transtorno do Défi cit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O presente artigo fundamenta-se nas discussões realizadas ao longo do semestre letivo em queocorreram os estágios de observação e em estudos que afi rmam que o TDAH advém de um processo de medicalização, que ocorre em escala crescente nas sociedades ocidentais e, na maior parte dasvezes, representa a biologização dos confl itos sociais |
id |
USP-43_2257bb1713ae86750f617a3983b740e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/55644 |
network_acronym_str |
USP-43 |
network_name_str |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
repository_id_str |
|
spelling |
Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: possibilidades de atuação da Terapia Ocupacional em contextos educacionaisTerapia ocupacionalTranstorno do défi cit de atenção com hiperatividadeEducação/recursos humanosEducação especial/recursos humanosO presente trabalho consiste em um relato de experiências vivenciadas ao longo deestágio de observação realizado no módulo: Terapia Ocupacional em Contextos Educacionais, ministrado no 3º ano do curso de graduação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP),entre os meses de setembro e novembro de 2010. Pretende-se aqui contribuir para refl exão sobreas possibilidades de atuação da terapia ocupacional relativas à educação inclusiva, em especialquanto às crianças com diagnóstico de Transtorno do Défi cit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O presente artigo fundamenta-se nas discussões realizadas ao longo do semestre letivo em queocorreram os estágios de observação e em estudos que afi rmam que o TDAH advém de um processo de medicalização, que ocorre em escala crescente nas sociedades ocidentais e, na maior parte dasvezes, representa a biologização dos confl itos sociaisUniversidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2013-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/5564410.11606/issn.2238-6149.v23i3p283-288Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 23 Núm. 3 (2012); 283-288Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 23 No. 3 (2012); 283-288Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 23 n. 3 (2012); 283-2882238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/55644/59104Silva, Carla Cilene BaptistaJurdi, Andrea PerosaPontes, Fernando Vicente deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-08T13:05:01Zoai:revistas.usp.br:article/55644Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2014-12-08T13:05:01Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: possibilidades de atuação da Terapia Ocupacional em contextos educacionais |
title |
Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: possibilidades de atuação da Terapia Ocupacional em contextos educacionais |
spellingShingle |
Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: possibilidades de atuação da Terapia Ocupacional em contextos educacionais Silva, Carla Cilene Baptista Terapia ocupacional Transtorno do défi cit de atenção com hiperatividade Educação/recursos humanos Educação especial/recursos humanos |
title_short |
Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: possibilidades de atuação da Terapia Ocupacional em contextos educacionais |
title_full |
Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: possibilidades de atuação da Terapia Ocupacional em contextos educacionais |
title_fullStr |
Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: possibilidades de atuação da Terapia Ocupacional em contextos educacionais |
title_full_unstemmed |
Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: possibilidades de atuação da Terapia Ocupacional em contextos educacionais |
title_sort |
Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: possibilidades de atuação da Terapia Ocupacional em contextos educacionais |
author |
Silva, Carla Cilene Baptista |
author_facet |
Silva, Carla Cilene Baptista Jurdi, Andrea Perosa Pontes, Fernando Vicente de |
author_role |
author |
author2 |
Jurdi, Andrea Perosa Pontes, Fernando Vicente de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carla Cilene Baptista Jurdi, Andrea Perosa Pontes, Fernando Vicente de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Terapia ocupacional Transtorno do défi cit de atenção com hiperatividade Educação/recursos humanos Educação especial/recursos humanos |
topic |
Terapia ocupacional Transtorno do défi cit de atenção com hiperatividade Educação/recursos humanos Educação especial/recursos humanos |
description |
O presente trabalho consiste em um relato de experiências vivenciadas ao longo deestágio de observação realizado no módulo: Terapia Ocupacional em Contextos Educacionais, ministrado no 3º ano do curso de graduação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP),entre os meses de setembro e novembro de 2010. Pretende-se aqui contribuir para refl exão sobreas possibilidades de atuação da terapia ocupacional relativas à educação inclusiva, em especialquanto às crianças com diagnóstico de Transtorno do Défi cit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O presente artigo fundamenta-se nas discussões realizadas ao longo do semestre letivo em queocorreram os estágios de observação e em estudos que afi rmam que o TDAH advém de um processo de medicalização, que ocorre em escala crescente nas sociedades ocidentais e, na maior parte dasvezes, representa a biologização dos confl itos sociais |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/55644 10.11606/issn.2238-6149.v23i3p283-288 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/55644 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-6149.v23i3p283-288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/55644/59104 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 23 Núm. 3 (2012); 283-288 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 23 No. 3 (2012); 283-288 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 23 n. 3 (2012); 283-288 2238-6149 1415-9104 reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
collection |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revto@usp.br |
_version_ |
1798042670079148032 |