AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA EM CONTEXTOS INFANTIS: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Thamires Bezerra de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cavalcante, Lília Iêda Chaves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/56031
Resumo: Objetivo: Identifi car e caracterizar os principais métodos utilizados para a avaliação do desempenho de crianças nas rotinas de autocuidado encontrados na literatura sobre Atividades de Vida Diária (AVD), assim como os contextos em que foram realizadas. Método: A busca foi realizada nas bases de dados eletrônicas BVS, CINAHL e Web of Science. Resultados: a partir dos artigos encontrados no período de 1991 a 2012 (n=2.386), foram selecionados 58 estudos, seguindo os critérios de inclusão e exclusão. Foi observado um aumento nos últimos anos da produção científica sobre o tema, e o uso de métodos padronizados de avaliação (n=50). A maioria dos estudos avaliou populações infantis portadoras de patologias neurológicas (n=31). Em relação ao contexto de avaliação, a maior parte dos trabalhos não descreveu os ambientes de sua realização como fator relevante na discussão dos resultados encontrados. Conclusões: Considera-se que os métodos de avaliação das AVD de crianças podem seguir orientando pesquisas que sirvam não apenas à avaliação funcional para fins terapêuticos, como também à realização de estudos sobre o desenvolvimento em contextos ecológicos de populações infantis em risco social.
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